Previsão de vendas : um estudo no varejo de vestuário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Batista, Valquiria Constancio
Orientador(a): Werner, Liane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/173191
Resumo: O atual nível competitivo do mercado requer que as empresas utilizem cada vez mais técnicas de gestão da produção para garantir a qualidade de seus serviços e evitar desperdícios com estoques, por exemplo. Neste contexto, destaca-se a participação das empresas varejistas, na realização de suas atividades, prever a demanda é essencial na gestão das operações, servindo como base para as principais decisões estratégicas de vendas. A acurácia desta estimativa interfere diretamente nos resultados da empresa, uma vez que a empresa se baseia neste valor para estabelecer metas de vendas. Assim, essa dissertação teve como objetivo, através de uma revisão da literatura, identificar as técnicas de previsão de vendas utilizadas na indústria do varejo de vestuário a nível mundial. Em relação aos estudos registrados na literatura brasileira, verificou-se uma ampla aplicação de métodos de previsão baseados em séries temporais na indústria de vestuário. Desde modo, o setor de vestuário foi avaliado por meio de um estudo de caso no segmento do setor de vestuário feminino, por meio da comparação dos modelos da metodologia de Box-Jenkins e de suavização exponencial, com a intenção de identificar aquele que melhor se aplica ao conjunto de dados visando a aperfeiçoar a previsão de vendas da loja de departamento em estudo. As medidas empregadas para escolha do método mais acurado são MAPE e RMSE. Os resultados obtidos enfatizam que o modelo mais adequado é o baseado em suavização exponencial. A partir da revisão bibliográfica e dos resultados obtidos, recomenda-se que a empresa reveja o modo como realiza as previsões de vendas, identificando oportunidades para estudos futuros.
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