Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Morgavi, Regina Beatriz Leal
Orientador(a): Robaina, Jose Vicente Lima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202401
Resumo: Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais.
id URGS_4ec47d3db8e204031588505d7814cdce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202401
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Morgavi, Regina Beatriz LealRobaina, Jose Vicente Lima2019-12-07T04:05:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/202401001107630Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais.A Learning Unit (AU) is a set of ideas, hypotheses of work that includes not only the contents of the discipline and necessary resources for daily work, but also learning goals and strategies that order and regulate the High School practice and many learning contents. The challenge of making the teaching of Natural Sciences meaningful and applied to the reality of students emerges from the pedagogical practices that evidence the investigative and contextualizing character of didactic content. Didactic approaches such as the one proposed by the Leaning Units (LU), as a practical way of educating by the research, were necessary. In this perspective a Leaning Units (LU) is presented for the first year of secondary education (HS) and reflections are shared on the importance of the planning stage and the methodologies used on it. It is believed that Leaning Units (LU) are a way of systematization of chemical contents favorable to the appropriation of the scientific concepts inherent to the contents approached in the HS, involving the analysis of the periodic table and its properties, chemical bonds, inorganic functions and nomenclature, among others. The proposed Leaning Units (LU) is made of criteria that allow qualified reflection of the teacher about his/her epistemic conceptions, as well as evidences the pedagogical research potential and context of the contents for the teaching of science. The present paper is composed of three teaching strategies: educational games, practical classes and comics. The closure of the Learning Unit is accomplished through Conceptual Maps.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino de quimicaAprendizagem significativaFormação de professoresMapa conceitualDidáticaLeaning Units (LU)MotivationLearningTeacher trainingInvestigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107630.pdf.txt001107630.pdf.txtExtracted Texttext/plain275885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/2/001107630.pdf.txt18237cbcd3c6b1a2c1e1ce403ca11694MD52ORIGINAL001107630.pdfTexto completoapplication/pdf3986481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/1/001107630.pdf7361cec3f113651d9f8c99a4c236c639MD5110183/2024012019-12-08 05:03:58.30636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
title Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
spellingShingle Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
Morgavi, Regina Beatriz Leal
Ensino de ciências
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Formação de professores
Mapa conceitual
Didática
Leaning Units (LU)
Motivation
Learning
Teacher training
title_short Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
title_full Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
title_fullStr Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
title_full_unstemmed Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
title_sort Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
author Morgavi, Regina Beatriz Leal
author_facet Morgavi, Regina Beatriz Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgavi, Regina Beatriz Leal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Formação de professores
Mapa conceitual
Didática
topic Ensino de ciências
Ensino de quimica
Aprendizagem significativa
Formação de professores
Mapa conceitual
Didática
Leaning Units (LU)
Motivation
Learning
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Leaning Units (LU)
Motivation
Learning
Teacher training
description Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-07T04:05:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202401
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001107630
url http://hdl.handle.net/10183/202401
identifier_str_mv 001107630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/2/001107630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/1/001107630.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18237cbcd3c6b1a2c1e1ce403ca11694
7361cec3f113651d9f8c99a4c236c639
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065140030406656