Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/202401 |
Resumo: | Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais. |
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Morgavi, Regina Beatriz LealRobaina, Jose Vicente Lima2019-12-07T04:05:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/202401001107630Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais.A Learning Unit (AU) is a set of ideas, hypotheses of work that includes not only the contents of the discipline and necessary resources for daily work, but also learning goals and strategies that order and regulate the High School practice and many learning contents. The challenge of making the teaching of Natural Sciences meaningful and applied to the reality of students emerges from the pedagogical practices that evidence the investigative and contextualizing character of didactic content. Didactic approaches such as the one proposed by the Leaning Units (LU), as a practical way of educating by the research, were necessary. In this perspective a Leaning Units (LU) is presented for the first year of secondary education (HS) and reflections are shared on the importance of the planning stage and the methodologies used on it. It is believed that Leaning Units (LU) are a way of systematization of chemical contents favorable to the appropriation of the scientific concepts inherent to the contents approached in the HS, involving the analysis of the periodic table and its properties, chemical bonds, inorganic functions and nomenclature, among others. The proposed Leaning Units (LU) is made of criteria that allow qualified reflection of the teacher about his/her epistemic conceptions, as well as evidences the pedagogical research potential and context of the contents for the teaching of science. The present paper is composed of three teaching strategies: educational games, practical classes and comics. The closure of the Learning Unit is accomplished through Conceptual Maps.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino de quimicaAprendizagem significativaFormação de professoresMapa conceitualDidáticaLeaning Units (LU)MotivationLearningTeacher trainingInvestigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107630.pdf.txt001107630.pdf.txtExtracted Texttext/plain275885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/2/001107630.pdf.txt18237cbcd3c6b1a2c1e1ce403ca11694MD52ORIGINAL001107630.pdfTexto completoapplication/pdf3986481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202401/1/001107630.pdf7361cec3f113651d9f8c99a4c236c639MD5110183/2024012019-12-08 05:03:58.30636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias que ordenem e regulem a prática escolar e os diversos conteúdos de aprendizagem. O desafio de tornar o ensino de ciências da natureza significativo e aplicado à realidade dos estudantes emerge dos fazeres pedagógicos que evidenciam o caráter investigativo e contextualizador do conteúdo didático. Para tanto neste trabalho foi necessárias abordagens didáticas tais como a proposta pela UA, enquanto modo prático do educar pela pesquisa. Nesta perspectiva, apresenta-se uma UA elaborada para a primeira série do Ensino Médio (EM) e se compartilha reflexões sobre a importância da etapa de planejamento e das metodologias utilizadas. Acredita-se que as UAs sejam uma forma de sistematização dos conteúdos de química favoráveis à apropriação dos conceitos científicos inerentes aos conteúdos abordados no EM, envolvendo o estudo da tabela periódica e suas propriedades, ligações químicas, funções inorgânicas e nomenclatura, entre outros. A UA proposta se constitui de critérios que oportunizam a reflexão qualificada do professor acerca de suas concepções epistêmicas, assim como evidencia o potencial pedagógico investigativo e contextualizador do conteúdo para o ensino de ciências. O presente trabalho é composto de três estratégias de ensino: jogos educacionais, aulas práticas e histórias em quadrinhos. O encerramento da Unidade de Aprendizagem é realizado por meio de Mapas Conceituais. |
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