Por um vir a ser : o gesto espontâneo e o berçário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Betina Czermainski de
Orientador(a): Silva, Milena da Rosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/221556
Resumo: A partir da concepção de que a educação infantil tem um papel importante no processo de constituição psíquica dos bebês, realizo o acompanhamento dos bebês que frequentam uma turma de berçário. Emana de tal experiência um questionamento sobre a concepção de gesto espontâneo e a criatividade. Assim, minha proposta de trabalho foi investigar sobre a concepção de um viver criativo e em que condições ele pode se dar nesse contexto, tendo Winnicott como autor central. Me perguntei de que forma se dão e se as práticas de cuidado, assim como os momentos voltados para o brincar, favorecem o viver criativo dos bebês, tendo em vista que passam grande parte dos seus dias naquele local. Esta pesquisa se insere em um projeto de pesquisa e extensão que tem como base a metodologia IRDI (Kupfer et al., 2012), uma estratégia de acompanhamento e de promoção de saúde mental. O registro deste acompanhamento foi pensado em três tempos: 1º tempo – tempo da experiência, 2º tempo – escrita do diário clínico e 3º tempo – composição do relato clínico. Tais escritos se constituíram como parte importante da própria intervenção. Foram tomados como material diários clínicos, fichas de avaliação dos bebês e filmagens, e a análise do material encontra como referência metodológica a estratégia clínico-interpretativa (Dockhorn e Macedo, 2015). Foram estabelecidos três eixos interpretativos, o primeiro versa sobre o (não-)reconhecimento do gesto espontâneo neste contexto, o segundo aborda a fala e a comunicação, e no terceiro me coloco a pensar sobre questões que atravessam a experiência das educadoras, primeiramente considerando a psicodinâmica do trabalho e então observando traços do laço social. Evidencio como a naturalização do papel da educadora/mulher/mãe/cuidadora é algo que permeia nossa cultura, e estes papéis se confundem também devido a uma crise dos cuidados que estamos vivendo, colocando a educadora em uma situação de precariedade em relação ao seu papel social. Por fim saliento a importância da escuta e do reconhecimento das educadoras para a sustentação que exercem para o bebê.
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O registro deste acompanhamento foi pensado em três tempos: 1º tempo – tempo da experiência, 2º tempo – escrita do diário clínico e 3º tempo – composição do relato clínico. Tais escritos se constituíram como parte importante da própria intervenção. Foram tomados como material diários clínicos, fichas de avaliação dos bebês e filmagens, e a análise do material encontra como referência metodológica a estratégia clínico-interpretativa (Dockhorn e Macedo, 2015). Foram estabelecidos três eixos interpretativos, o primeiro versa sobre o (não-)reconhecimento do gesto espontâneo neste contexto, o segundo aborda a fala e a comunicação, e no terceiro me coloco a pensar sobre questões que atravessam a experiência das educadoras, primeiramente considerando a psicodinâmica do trabalho e então observando traços do laço social. Evidencio como a naturalização do papel da educadora/mulher/mãe/cuidadora é algo que permeia nossa cultura, e estes papéis se confundem também devido a uma crise dos cuidados que estamos vivendo, colocando a educadora em uma situação de precariedade em relação ao seu papel social. Por fim saliento a importância da escuta e do reconhecimento das educadoras para a sustentação que exercem para o bebê.Considering that early childhood education has an important role in the psychic constitution of babies, I’ve followed up on babies who attend a nursery class. From this experience, I had questions related to the concept of the spontaneous gesture and creativity. Thus, my work proposal was to investigate the conception of creative living and in what conditions it can take place in this context, with Winnicott as the central author. I wondered how they get along and if the care practices, as well as the moments dedicated to playing, favor the babies' creative living, considering that they spend a large part of their days in that place. This research is part of a research and extension project that is based on the IRDI methodology (Kupfer et al., 2012), a strategy for monitoring and promoting mental health. The record of this follow-up was thought of in three stages: 1st stage - time of the experience, 2nd stage - writing of the clinical diary and 3rd stage - composition of the clinical report. Such writings were an important part of the intervention itself. Clinical diaries, baby assessment sheets and footage were taken as material, and the analysis of the material finds the clinical-interpretative strategy as a methodological reference (Dockhorn and Macedo, 2015). Three interpretative axes were established, the first deals with the (non-)recognition of spontaneous gestures in this context, the second addresses speech and communication, and the third starts to think about issues that cross the experience of educators, first considering the psychodynamics of work and then observing traces of the social bond. I stress how the naturalization of the role of the educator/woman/mother/caregiver is something that permeates our culture, and these roles are also mixed due to the crisis in care we are experiencing, placing the educator in a precarious situation in relation to her social role. Finally, I emphasize the importance of listening and the recognition of the educators for the support they exercise for the baby.application/pdfporEducação infantilPsicanalise de criancasBebêCuidado do lactenteCriatividadeComportamento de brincarEarly childhood educationBabyEducatorSpontaneous gesturePsychoanalysisPor um vir a ser : o gesto espontâneo e o berçárioEarly childhood education and the spontaneous gesture info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123889.pdf.txt001123889.pdf.txtExtracted Texttext/plain341442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221556/2/001123889.pdf.txtae0a6dacbb787818a9c599dedb50a9dcMD52ORIGINAL001123889.pdfTexto completoapplication/pdf884159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221556/1/001123889.pdf55488ddeae605d1997a41d82b0b366d7MD5110183/2215562023-08-20 03:41:08.812747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-20T06:41:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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