A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves da
Orientador(a): Baquero, Marcello
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/12094
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo examinar se as políticas implementadas por um novo modelo de gestão, no Estado do Ceará, estão propiciando uma nova concepção de cidadania entre os jovens desse Estado. As mudanças sócio-econômicas ocorridas nas últimas décadas podem ser observadas conjuntamente a uma nova forma de fazer política no Estado. A partir do primeiro governo de Tasso Jereissati verifica-se um projeto para transformação na cultura política dos jovens cidadãos, que se tornam receptores do novo modelo de educação formal empregado pelo “governo das mudanças” e acordados com o Banco Mundial.Esta pesquisa é de natureza quantitativa e apresenta-se dividida em duas partes. Na primeira, verificam-se os marcos para a construção de uma nova cidadania por parte do governo do Estado do Ceará, em conjunto com o Banco Mundial. Na segunda, realiza-se a descrição dos Projetos educacionais desenvolvidos em parceria com o Banco Mundial, e por meio da sistematização dos dados coletados (652 questionários aplicados em 10 escolas de Ensino Médio da rede estadual) foi traçado o perfil do jovem cearense e a analise dos seus valores e percepções.
id URGS_55d25cedce985a3cf0ea7e1cdf4ee7b0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12094
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves daBaquero, Marcello2008-03-12T04:11:11Z2005http://hdl.handle.net/10183/12094000618849Esta dissertação tem por objetivo examinar se as políticas implementadas por um novo modelo de gestão, no Estado do Ceará, estão propiciando uma nova concepção de cidadania entre os jovens desse Estado. As mudanças sócio-econômicas ocorridas nas últimas décadas podem ser observadas conjuntamente a uma nova forma de fazer política no Estado. A partir do primeiro governo de Tasso Jereissati verifica-se um projeto para transformação na cultura política dos jovens cidadãos, que se tornam receptores do novo modelo de educação formal empregado pelo “governo das mudanças” e acordados com o Banco Mundial.Esta pesquisa é de natureza quantitativa e apresenta-se dividida em duas partes. Na primeira, verificam-se os marcos para a construção de uma nova cidadania por parte do governo do Estado do Ceará, em conjunto com o Banco Mundial. Na segunda, realiza-se a descrição dos Projetos educacionais desenvolvidos em parceria com o Banco Mundial, e por meio da sistematização dos dados coletados (652 questionários aplicados em 10 escolas de Ensino Médio da rede estadual) foi traçado o perfil do jovem cearense e a analise dos seus valores e percepções.This dissertation seeks to examine if the public policies implemented by a new model of management, in the State of Ceará are contributing for a new conception of citizenship among the young people in this State. Once examined the socio-economic changes that occured in the last decades and the institutionalization of a new form of politics in the State, during the first Tasso Jereissati’s government which oriented his project for the young´s political culture transformation, whom were the receivers of the new model of official education used by the "government of the changes" and in agreement with the World Bank. This research is of quantitative nature, and is organized in two parts: in the first it is verified the landmarks for the construction of a new citizenship on the part of the government of the State of the Ceará concomitant with the World Bank. In the second part, the dissertation describes the educational Projects undertaken in partnership with the World Bank, and thorough the systematization of the data collected (652 questionnaires applied in 10 schools of Middle Education of the state), it constructs the young’s profile from the state of Ceará and analyzes their values and perceptions.application/pdfporCidadaniaCultura políticaDemocraciaBanco MundialPolíticas públicasCearáCitizenshipYoungCulture politicsDemocracyWord BankA participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearensesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000618849.pdf000618849.pdfTexto completoapplication/pdf963560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/1/000618849.pdf4c4fd8b493eb8242ee96e26a7bd19f2eMD51TEXT000618849.pdf.txt000618849.pdf.txtExtracted Texttext/plain296889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/2/000618849.pdf.txt0f99a38cb7f2aa2aa1eeb8d31957863fMD52THUMBNAIL000618849.pdf.jpg000618849.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/3/000618849.pdf.jpgfb408aa9175157f938ebdca78307fd91MD5310183/120942018-10-20 03:15:32.337611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-20T06:15:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
title A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
spellingShingle A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves da
Cidadania
Cultura política
Democracia
Banco Mundial
Políticas públicas
Ceará
Citizenship
Young
Culture politics
Democracy
Word Bank
title_short A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
title_full A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
title_fullStr A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
title_full_unstemmed A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
title_sort A participação do Banco Mundial na formação cidadã dos jovens cearenses
author Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves da
author_facet Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Patrícia Rodrigues Chaves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baquero, Marcello
contributor_str_mv Baquero, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Cultura política
Democracia
Banco Mundial
Políticas públicas
Ceará
topic Cidadania
Cultura política
Democracia
Banco Mundial
Políticas públicas
Ceará
Citizenship
Young
Culture politics
Democracy
Word Bank
dc.subject.eng.fl_str_mv Citizenship
Young
Culture politics
Democracy
Word Bank
description Esta dissertação tem por objetivo examinar se as políticas implementadas por um novo modelo de gestão, no Estado do Ceará, estão propiciando uma nova concepção de cidadania entre os jovens desse Estado. As mudanças sócio-econômicas ocorridas nas últimas décadas podem ser observadas conjuntamente a uma nova forma de fazer política no Estado. A partir do primeiro governo de Tasso Jereissati verifica-se um projeto para transformação na cultura política dos jovens cidadãos, que se tornam receptores do novo modelo de educação formal empregado pelo “governo das mudanças” e acordados com o Banco Mundial.Esta pesquisa é de natureza quantitativa e apresenta-se dividida em duas partes. Na primeira, verificam-se os marcos para a construção de uma nova cidadania por parte do governo do Estado do Ceará, em conjunto com o Banco Mundial. Na segunda, realiza-se a descrição dos Projetos educacionais desenvolvidos em parceria com o Banco Mundial, e por meio da sistematização dos dados coletados (652 questionários aplicados em 10 escolas de Ensino Médio da rede estadual) foi traçado o perfil do jovem cearense e a analise dos seus valores e percepções.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-12T04:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000618849
url http://hdl.handle.net/10183/12094
identifier_str_mv 000618849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/1/000618849.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/2/000618849.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12094/3/000618849.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c4fd8b493eb8242ee96e26a7bd19f2e
0f99a38cb7f2aa2aa1eeb8d31957863f
fb408aa9175157f938ebdca78307fd91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064906258776064