A relação entre as mídias sociais e a gestão do conhecimento nas organizações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sampaio, Gabriel Gonçalves
Orientador(a): Behr, Ariel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/212621
Resumo: As mídias sociais desempenham um papel crescente na vida das pessoas e nas organizações. As organizações utilizam as mídias sociais para a comunicação externa, com os seus clientes, e para a comunicação interna, entre os próprios funcionários, beneficiando os processos de trabalho. Um dos principais motivos para a utilização interna nas organizações é a gestão do conhecimento, devido aos benefícios que as mídias sociais apresentam. A importância da gestão do conhecimento para as organizações é essencial, tendo em vista que cada vez mais o conhecimento organizacional é visto como ativo intangível e fonte de vantagem competitiva. Desta forma, espera-se que o uso de mídias sociais beneficie a gestão do conhecimento, levando a melhor desempenho organizacional e, consequentemente, possibilite a obtenção de vantagem competitiva. Ademais, o interesse acadêmico sobre as mídias sociais e a gestão do conhecimento é crescente e, nas últimas duas décadas, diversas pesquisas foram realizadas. Entretanto, tem-se apenas indícios de que as mídias sociais beneficiam a gestão do conhecimento, acarretando melhora do desempenho organizacional. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as mídias sociais e a gestão do conhecimento estudadas pela literatura científica, de forma a se mapear o que já se sabe sobre o tema, e mensurar as influências desta relação no desempenho das organizações, para que se possa ter maior compreensão sobre os efeitos das mídias sociais e da gestão do conhecimento. Este objetivo foi alcançado ao longo da execução de duas etapas, sendo cada uma delas representada por um artigo. O primeiro artigo mapeou as pesquisas científicas sobre mídias sociais e gestão do conhecimento por meio de um estudo bibliométrico. Desta forma, confirmou-se o interesse crescente no tema, por meio da análise da produção científica. Tornou-se evidente a centralidade esperada dos termos mídias sociais, gestão do conhecimento e, além disso, foi possível identificar a evolução do uso dos termos nos últimos anos, destacaram-se compartilhamento de conhecimento, mídias sociais organizacionais, inovação e big data. Ademais, evidenciou-se os autores com mais produções, sendo eles J. Gao e V. Scuotto, e os autores mais citados, sendo eles G. Kane, D. Yates e S. Paquette. As fontes de maior destaque identificadas foram o periódico Journal of Knowledge Management e o evento European Conference on Knowledge Management. Por fim, por meio do mapeamento temático, onde utilizou-se os resumos e palavras-chave dos artigos, foi identificado quatro clusters, ou trilhas de pesquisa, relacionados a impacto e inovação, comunidades de prática, colaboração dos usuários, e big data. Com base nas trilhas de pesquisa e nos termos identificados no mapeamento temático, junto do referencial teórico levantado, o segundo artigo objetivou analisar o impacto do uso de mídias sociais e dos processos de gestão do conhecimento no desempenho organizacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 325 respondentes, analisando os dados pela abordagem de mínimos quadrados parciais em modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados obtidos evidenciam que o uso de mídias sociais impacta direta e indiretamente no desempenho organizacional, e que os processos de aquisição, conversão e aplicação de conhecimento também impactam no desempenho organizacional e mediam o uso de mídias sociais. Entretanto, o impacto da proteção de conhecimento no desempenho organizacional não foi significativo, assim como não media o uso de mídias sociais. Com isso, foi possível confirmar os benefícios do uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento e seus efeitos no desempenho organizacional. Ademais, o resultado não significativo da proteção de conhecimento contrasta com a literatura, tornando necessário maior atenção a esta relação. De modo geral, pelos achados desta pesquisa, foi possível identificar os principais tópicos relacionados as pesquisas de mídias sociais e gestão do conhecimento, e analisar os efeitos desta relação no desempenho das organizações. Com base nas contribuições e implicações da pesquisa, sugere-se que novas pesquisas busquem compreender como o uso das mídias sociais beneficia a execução de cada processo de gestão do conhecimento, assim como essas manifestações influenciam na melhora do desempenho organizacional. Além disso, é necessário identificar e compreender os motivos que levaram a proteção do conhecimento não possui impacto significativo no desempenho organizacional.
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spelling Sampaio, Gabriel GonçalvesBehr, Ariel2020-08-05T03:38:28Z2020http://hdl.handle.net/10183/212621001116682As mídias sociais desempenham um papel crescente na vida das pessoas e nas organizações. As organizações utilizam as mídias sociais para a comunicação externa, com os seus clientes, e para a comunicação interna, entre os próprios funcionários, beneficiando os processos de trabalho. Um dos principais motivos para a utilização interna nas organizações é a gestão do conhecimento, devido aos benefícios que as mídias sociais apresentam. A importância da gestão do conhecimento para as organizações é essencial, tendo em vista que cada vez mais o conhecimento organizacional é visto como ativo intangível e fonte de vantagem competitiva. Desta forma, espera-se que o uso de mídias sociais beneficie a gestão do conhecimento, levando a melhor desempenho organizacional e, consequentemente, possibilite a obtenção de vantagem competitiva. Ademais, o interesse acadêmico sobre as mídias sociais e a gestão do conhecimento é crescente e, nas últimas duas décadas, diversas pesquisas foram realizadas. Entretanto, tem-se apenas indícios de que as mídias sociais beneficiam a gestão do conhecimento, acarretando melhora do desempenho organizacional. Diante deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as mídias sociais e a gestão do conhecimento estudadas pela literatura científica, de forma a se mapear o que já se sabe sobre o tema, e mensurar as influências desta relação no desempenho das organizações, para que se possa ter maior compreensão sobre os efeitos das mídias sociais e da gestão do conhecimento. Este objetivo foi alcançado ao longo da execução de duas etapas, sendo cada uma delas representada por um artigo. O primeiro artigo mapeou as pesquisas científicas sobre mídias sociais e gestão do conhecimento por meio de um estudo bibliométrico. Desta forma, confirmou-se o interesse crescente no tema, por meio da análise da produção científica. Tornou-se evidente a centralidade esperada dos termos mídias sociais, gestão do conhecimento e, além disso, foi possível identificar a evolução do uso dos termos nos últimos anos, destacaram-se compartilhamento de conhecimento, mídias sociais organizacionais, inovação e big data. Ademais, evidenciou-se os autores com mais produções, sendo eles J. Gao e V. Scuotto, e os autores mais citados, sendo eles G. Kane, D. Yates e S. Paquette. As fontes de maior destaque identificadas foram o periódico Journal of Knowledge Management e o evento European Conference on Knowledge Management. Por fim, por meio do mapeamento temático, onde utilizou-se os resumos e palavras-chave dos artigos, foi identificado quatro clusters, ou trilhas de pesquisa, relacionados a impacto e inovação, comunidades de prática, colaboração dos usuários, e big data. Com base nas trilhas de pesquisa e nos termos identificados no mapeamento temático, junto do referencial teórico levantado, o segundo artigo objetivou analisar o impacto do uso de mídias sociais e dos processos de gestão do conhecimento no desempenho organizacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 325 respondentes, analisando os dados pela abordagem de mínimos quadrados parciais em modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados obtidos evidenciam que o uso de mídias sociais impacta direta e indiretamente no desempenho organizacional, e que os processos de aquisição, conversão e aplicação de conhecimento também impactam no desempenho organizacional e mediam o uso de mídias sociais. Entretanto, o impacto da proteção de conhecimento no desempenho organizacional não foi significativo, assim como não media o uso de mídias sociais. Com isso, foi possível confirmar os benefícios do uso de mídias sociais para a gestão do conhecimento e seus efeitos no desempenho organizacional. Ademais, o resultado não significativo da proteção de conhecimento contrasta com a literatura, tornando necessário maior atenção a esta relação. De modo geral, pelos achados desta pesquisa, foi possível identificar os principais tópicos relacionados as pesquisas de mídias sociais e gestão do conhecimento, e analisar os efeitos desta relação no desempenho das organizações. Com base nas contribuições e implicações da pesquisa, sugere-se que novas pesquisas busquem compreender como o uso das mídias sociais beneficia a execução de cada processo de gestão do conhecimento, assim como essas manifestações influenciam na melhora do desempenho organizacional. Além disso, é necessário identificar e compreender os motivos que levaram a proteção do conhecimento não possui impacto significativo no desempenho organizacional.Social media play an increasing role in people’s life and organizations. Organizations use social media for external communication with their clients, and internal communication between workers, benefiting work processes. One of the main reasons for using social media is knowledge management, because social media’s benefits. Thus, it is expected that the use of social media benefits knowledge management to obtain organizational performance and consequently enabling the achievement of competitive advantage. Also, the academic interest on social media and knowledge management is increasing, and in the last two decades, several studies were conducted. Though, there is little evidence that social media benefit knowledge management, leading to improved organizational performance. Given this context, this research aims to analyze the relationship between social media and knowledge management studied in the scientific literature to map what is known about this theme, and to measure this relation’s influence on organizational performance to obtain better understanding about the social media and knowledge management’s effect. The research’s objective was achieved by the execution of two stages, each one represented by an article. The first article mapped the scientific research on social media and knowledge management through a bibliometric study. The scientific production’s analysis confirmed the increasing interes in this theme. The expected centrality of the terms social media and knowledge management became evident and were possible to identify the term’s use evolution in the last years, highlighting knowledge sharing, enterprise social media, innovation, and big data. Moreover, it became evident the most productive authors, J. Gao and V. Scuotto, and the most cited authors, G. Kane, D. Yates, and S. Paquette. The most prominent sources of articles were the Journal of Knowledge Management and the European Conference on Knowledge Management. Finally, through the thematic mapping using abstracts and keywords was identified four clusters, or research streams, related impact and innovation, communities of practice, user’s collaboration, and big data. Based on research streams and therms identified in the thematic mapping and the literature review, the second article aims to analyses the social media usage and knowledge management’s impact on organizational performance. A survey with 325 respondents were conducted and the data was analyzed by partial least square in structural equations modeling (PLS-SEM). The results show that social media usage impacts directly and indirectly on organizational performance, and that knowledge acquisition, conversion, and application also impacts on organizational performance and mediates social media usage. However, knowledge protection’s impact on organizational performance is not significant, moreover its mediation on social media usage. The social media usage benefits to knowledge management and its effects on organizational performance were confirmed. The non-significative result about knowledge protection contrast with literature, making necessary more attention to this relation. In general, based on the findings of this research, it was possible to identify the main topics related to social media and knowledge management’s research, and to analyze the effects of this relationship on the performance of organizations. Based on the contributions and implications’s research, it is suggested that new research seeks to understand how the use of social media benefits the execution of each knowledge management’s process, as well as how these manifestations influence the improvement of organizational performance. Also, it is necessary to identify and understand the reasons that led to knowledge protection having a non-significant impact on organizational performance.application/pdfporMídias sociaisGestão do conhecimentoDesempenho organizacionalVantagem competitivaSocial mediaKnowledge managementOrganizational performanceCompetitive advantageImpact of social mediaA relação entre as mídias sociais e a gestão do conhecimento nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116682.pdf.txt001116682.pdf.txtExtracted Texttext/plain227390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212621/2/001116682.pdf.txtcbd637b5d4b2bc77cb526e40150bb49cMD52ORIGINAL001116682.pdfTexto completoapplication/pdf1372617http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212621/1/001116682.pdfd8ecfb8742ebc73693954c9583f0af2eMD5110183/2126212022-07-20 04:50:59.580981oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-20T07:50:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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