Utilização de ferramentas integradas em um curso on-line no ensino da disciplina Fisiologia Humana : uma alternativa à metodologia tradicional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Sérgio dos Santos da Cunha
Orientador(a): Ribeiro, Maria Flavia Marques
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/248686
Resumo: Tendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Fisiologia Humana, a oferta de cursos on-line surge como nova possibilidade para a formação dos alunos da área da saúde e ciências biológicas. Esta pesquisa buscou desenvolver um curso on-line, sem a presença de professor, com alguns tópicos da Fisiologia Humana, oferecido na plataforma MOODLE, objetivando incrementar a autonomia, a motivação, o aprendizado e a satisfação dos alunos. A dinâmica do curso foi realizada através de uma abordagem inovadora, tendo o aluno total liberdade de estudo, além de diversas ferramentas tratando do mesmo assunto, tais como textos, vídeos, tirinhas e testes. O público-alvo da pesquisa foram alunos de graduação e pós-graduação e o curso foi oferecido três vezes, de forma on-line e acessível por computador, celular ou tablet. Os alunos tinham total autonomia para escolher os conteúdos e a ordem de estudo, e precisavam ser aprovados em uma prova final para obter certificado. Os testes foram acessados muito mais vezes do que os outros materiais. Apesar do número de usuários que acessaram os materiais didáticos oferecidos ser semelhante, as visualizações dos testes foram no mínimo 15 vezes maior do que a dos demais materiais. A partir da avaliação do curso realizada pelos alunos, observa-se que existe satisfação dos alunos em frequentar este tipo de curso, embora a maioria dos alunos não tenha apresentado a autonomia necessária para estudar sozinho. Os alunos relataram aumento da motivação e interesse em estudar a disciplina Fisiologia Humana após o curso, porém, o incremento do aprendizado não foi alcançado como esperado, observando-se que não houve incremento dos resultados obtidos na prova final comparativamente às notas do pré-teste, ocorrendo, inclusive, redução de 7,5 para 7,14 no curso 1 e 6,4 para 5,82 no curso 3. Sendo assim, conclui-se que o curso on-line pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Fisiologia Humana, mas demanda adaptações dos intervenientes envolvidos no processo para que as percepções referidas pelos alunos sobre o aumento da motivação e o interesse no estudo incrementem o aproveitamento escolar, algo não observado nesta pesquisa.
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spelling Oliveira, Fernando Sérgio dos Santos da CunhaRibeiro, Maria Flavia Marques2022-09-10T05:16:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/248686001148452Tendo em vista a necessidade de modernizar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Fisiologia Humana, a oferta de cursos on-line surge como nova possibilidade para a formação dos alunos da área da saúde e ciências biológicas. Esta pesquisa buscou desenvolver um curso on-line, sem a presença de professor, com alguns tópicos da Fisiologia Humana, oferecido na plataforma MOODLE, objetivando incrementar a autonomia, a motivação, o aprendizado e a satisfação dos alunos. A dinâmica do curso foi realizada através de uma abordagem inovadora, tendo o aluno total liberdade de estudo, além de diversas ferramentas tratando do mesmo assunto, tais como textos, vídeos, tirinhas e testes. O público-alvo da pesquisa foram alunos de graduação e pós-graduação e o curso foi oferecido três vezes, de forma on-line e acessível por computador, celular ou tablet. Os alunos tinham total autonomia para escolher os conteúdos e a ordem de estudo, e precisavam ser aprovados em uma prova final para obter certificado. Os testes foram acessados muito mais vezes do que os outros materiais. Apesar do número de usuários que acessaram os materiais didáticos oferecidos ser semelhante, as visualizações dos testes foram no mínimo 15 vezes maior do que a dos demais materiais. A partir da avaliação do curso realizada pelos alunos, observa-se que existe satisfação dos alunos em frequentar este tipo de curso, embora a maioria dos alunos não tenha apresentado a autonomia necessária para estudar sozinho. Os alunos relataram aumento da motivação e interesse em estudar a disciplina Fisiologia Humana após o curso, porém, o incremento do aprendizado não foi alcançado como esperado, observando-se que não houve incremento dos resultados obtidos na prova final comparativamente às notas do pré-teste, ocorrendo, inclusive, redução de 7,5 para 7,14 no curso 1 e 6,4 para 5,82 no curso 3. Sendo assim, conclui-se que o curso on-line pode ser uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem da disciplina Fisiologia Humana, mas demanda adaptações dos intervenientes envolvidos no processo para que as percepções referidas pelos alunos sobre o aumento da motivação e o interesse no estudo incrementem o aproveitamento escolar, algo não observado nesta pesquisa.In view of the need to modernize the teaching and learning process in the discipline of Human Physiology, the offer of online courses with innovative and integrative methodologies emerges as a new possibility for the training of students in the area of health and biological sciences. This research sought to develop an online course, without the presence of a teacher, with some topics of Human Physiology, offered through the MOODLE platform, aiming to increase the autonomy, motivation, learning and satisfaction of students. The dynamics of the course was carried out through an innovative approach, with the student having complete freedom of study, in addition to several tools dealing with the same subject, such as texts, vídeos, strips and tests. The target audience of the research were undergraduate and graduate students. The students had complete autonomy to choose the contents and the order of study, and they had to pass a final exam to obtain a certificate. The tests were accessed much more often than the other materials. Although the number of users who accessed the offered teaching materials was similar, the test views were at least 15 times higher than the other materials. From the evaluation of the course carried out by the students, it is observed that there is satisfaction of the students in attending this type of course, although most students did not have the necessary autonomy to study alone. There was an increase in motivation and interest in studying the Human Physiology subject compared to the traditional teaching model, however the learning increment was not achieved as expected, noting that there was no increase in the results obtained in the final teste compared to the pre-test scores, including a reduction from 7,5 to 7,14 in course 1 and from 6,4 to 5,82 in course 3. Therefore, it is concluded that the online course can be an important tool in the teaching and learning process of the Human Physiology discipline, but it demands adaptations from the actors involved in the process so that the perceptions mentioned by the students about the increase in motivation and the interest in the study increase school performance, something not observed in this research.application/pdfporFisiologiaEducação a distânciaMateriais de ensinoAvaliação educacionalAutonomySatisfactionOnline courseLearningInnovative methodologiesMoodleMotivationTeacherTestUtilização de ferramentas integradas em um curso on-line no ensino da disciplina Fisiologia Humana : uma alternativa à metodologia tradicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: FisiologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148452.pdf.txt001148452.pdf.txtExtracted Texttext/plain239298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248686/2/001148452.pdf.txt24dd26baa19ff40c14f75011cfb33eb2MD52ORIGINAL001148452.pdfTexto completoapplication/pdf2953777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248686/1/001148452.pdfb291e2d0e3fdd1e88da2e1b1aa00a307MD5110183/2486862022-10-02 04:54:04.243026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248686Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-02T07:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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