Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/165682 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula. |
id |
URGS_5b4b46588d6b0f5000bf4c6b4d606fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165682 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valim, Rosenara EvaldtAragón, Rosane2017-08-24T02:43:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/165682001045764A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula.This Master’s thesis had as study object the analysis of the students-teachers’ comprehension in relation to the learning portfolio and the reflexive synthesis in the learning process of the Pedagogy Distance course of the Federal University of Rio Grande do Sul. The observation of the students-teachers’ written productions was done from Jean Piaget’s concept of awareness. The data collection was done through the students-teachers’ written records on Moodle platform and organized with the support of softwares NVivo and CHIC. In this way, it was possible to perform two studies, based on the data observations. Through NVivo, surveys and interpretations of the information were done. With CHIC, it was possible to interpret the relations of similarities and implications among meaning, learning and difficulties understood by the students-teachers about the portfolio and the synthesis. As a result of the analysis, it was possible to verify that the students-teachers understand the learning portfolio as a tool of fundamental relevance for writing the reflexive synthesis and that the written production of the learning instruments is seen as a way of substantial interest for the articulation between the theory proposed in the course and the practice in classroom.application/pdfporEnsino : AprendizagemLearning portfolioDistance educationComprehensionReflexive synthesisSignificados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045764.pdf001045764.pdfTexto completoapplication/pdf751167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/1/001045764.pdff936ee8470972bfc99cadbfd332bd997MD51TEXT001045764.pdf.txt001045764.pdf.txtExtracted Texttext/plain147776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/2/001045764.pdf.txt1a2e9d3d9ddaf6756f96b4a328105693MD52THUMBNAIL001045764.pdf.jpg001045764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/3/001045764.pdf.jpg8a100796e9349cc320d555d0e7a54f97MD5310183/1656822018-10-22 08:54:49.076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:54:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
title |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
spellingShingle |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância Valim, Rosenara Evaldt Ensino : Aprendizagem Learning portfolio Distance education Comprehension Reflexive synthesis |
title_short |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
title_full |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
title_fullStr |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
title_full_unstemmed |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
title_sort |
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância |
author |
Valim, Rosenara Evaldt |
author_facet |
Valim, Rosenara Evaldt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valim, Rosenara Evaldt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino : Aprendizagem |
topic |
Ensino : Aprendizagem Learning portfolio Distance education Comprehension Reflexive synthesis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning portfolio Distance education Comprehension Reflexive synthesis |
description |
A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-24T02:43:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/165682 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001045764 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/165682 |
identifier_str_mv |
001045764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/1/001045764.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/2/001045764.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/3/001045764.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f936ee8470972bfc99cadbfd332bd997 1a2e9d3d9ddaf6756f96b4a328105693 8a100796e9349cc320d555d0e7a54f97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065086877040640 |