Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Valim, Rosenara Evaldt
Orientador(a): Aragón, Rosane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/165682
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula.
id URGS_5b4b46588d6b0f5000bf4c6b4d606fe9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165682
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Valim, Rosenara EvaldtAragón, Rosane2017-08-24T02:43:25Z2017http://hdl.handle.net/10183/165682001045764A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula.This Master’s thesis had as study object the analysis of the students-teachers’ comprehension in relation to the learning portfolio and the reflexive synthesis in the learning process of the Pedagogy Distance course of the Federal University of Rio Grande do Sul. The observation of the students-teachers’ written productions was done from Jean Piaget’s concept of awareness. The data collection was done through the students-teachers’ written records on Moodle platform and organized with the support of softwares NVivo and CHIC. In this way, it was possible to perform two studies, based on the data observations. Through NVivo, surveys and interpretations of the information were done. With CHIC, it was possible to interpret the relations of similarities and implications among meaning, learning and difficulties understood by the students-teachers about the portfolio and the synthesis. As a result of the analysis, it was possible to verify that the students-teachers understand the learning portfolio as a tool of fundamental relevance for writing the reflexive synthesis and that the written production of the learning instruments is seen as a way of substantial interest for the articulation between the theory proposed in the course and the practice in classroom.application/pdfporEnsino : AprendizagemLearning portfolioDistance educationComprehensionReflexive synthesisSignificados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045764.pdf001045764.pdfTexto completoapplication/pdf751167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/1/001045764.pdff936ee8470972bfc99cadbfd332bd997MD51TEXT001045764.pdf.txt001045764.pdf.txtExtracted Texttext/plain147776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/2/001045764.pdf.txt1a2e9d3d9ddaf6756f96b4a328105693MD52THUMBNAIL001045764.pdf.jpg001045764.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/3/001045764.pdf.jpg8a100796e9349cc320d555d0e7a54f97MD5310183/1656822018-10-22 08:54:49.076oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:54:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
title Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
spellingShingle Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
Valim, Rosenara Evaldt
Ensino : Aprendizagem
Learning portfolio
Distance education
Comprehension
Reflexive synthesis
title_short Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
title_full Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
title_fullStr Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
title_full_unstemmed Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
title_sort Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
author Valim, Rosenara Evaldt
author_facet Valim, Rosenara Evaldt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valim, Rosenara Evaldt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino : Aprendizagem
topic Ensino : Aprendizagem
Learning portfolio
Distance education
Comprehension
Reflexive synthesis
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning portfolio
Distance education
Comprehension
Reflexive synthesis
description A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A observação das produções escritas dos alunos-professores foi realizada a partir do conceito de tomada de consciência de Jean Piaget. A coleta de dados ocorreu através dos registros escritos dos alunos-professores na plataforma Moodle e organizados com o apoio dos softwares NVivo e CHIC. Dessa forma, foi possível realizar dois estudos, embasados nas observações dos dados. Através do NVivo, foram realizados levantamentos e interpretações das informações. No CHIC, foi possível interpretar as relações de similaridades e implicações entre significado, aprendizagem e dificuldades compreendidas pelos alunos-professores sobre o portfólio e a síntese. Como desfecho da análise, foi possível verificar que os alunos-professores compreendem o portfólio de aprendizagens como ferramenta de fundamental relevância para a escrita da síntese reflexiva e que a produção escrita dos instrumentos de aprendizagem é vista como meio de substancial interesse para a articulação entre a teoria proposta no curso e a prática em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-24T02:43:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165682
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045764
url http://hdl.handle.net/10183/165682
identifier_str_mv 001045764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/1/001045764.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/2/001045764.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165682/3/001045764.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f936ee8470972bfc99cadbfd332bd997
1a2e9d3d9ddaf6756f96b4a328105693
8a100796e9349cc320d555d0e7a54f97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065086877040640