Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Stormowski, Vandoir
Orientador(a): Lima, Jose Valdeni de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/135354
Resumo: Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a seguinte questão: na modalidade EAD, como organizar uma proposta de formação que vise a capacitação de professores de matemática para o uso do potencial dos registros dinâmicos de representa- ção semiótica que se tem no software GeoGebra? O processo de apropriação de softwares de Matemática Dinâmica (MD) por professores é analisado à luz da Abordagem Instrumental. O conhecimento matemático estabelecido culturalmente possui representação peculiar, que in uencia o processo de aprendizagem matemática, e é analisado através dos Registros de Representação Semióica Na articulação destes aportes teóricos, identi ca-se o registro dinâmico presente nos softwares de MD, e analisa-se a apropriação do recurso pelos professores através da exploração do potencial presente nesse registro. A partir da metodologia da Engenharia Didática, é apresentado o planejamento de Arquitetura Pedagógica para uma disciplina de curso especialização, cursada a distância por professores de matemática em formação continuada. O texto apresenta o relato da implementação da disciplina e, analisando as produções dos professores-alunos, identi ca-se o desenvolvimento de esquemas de utiliza- ção do software GeoGebra, indicativos do início de apropriação desse recurso por parte dos professores de matemática participantes do estudo.
id URGS_5cd859f796515a1500b3a21399d8061f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135354
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Stormowski, VandoirLima, Jose Valdeni de2016-04-08T02:06:26Z2015http://hdl.handle.net/10183/135354000988268Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a seguinte questão: na modalidade EAD, como organizar uma proposta de formação que vise a capacitação de professores de matemática para o uso do potencial dos registros dinâmicos de representa- ção semiótica que se tem no software GeoGebra? O processo de apropriação de softwares de Matemática Dinâmica (MD) por professores é analisado à luz da Abordagem Instrumental. O conhecimento matemático estabelecido culturalmente possui representação peculiar, que in uencia o processo de aprendizagem matemática, e é analisado através dos Registros de Representação Semióica Na articulação destes aportes teóricos, identi ca-se o registro dinâmico presente nos softwares de MD, e analisa-se a apropriação do recurso pelos professores através da exploração do potencial presente nesse registro. A partir da metodologia da Engenharia Didática, é apresentado o planejamento de Arquitetura Pedagógica para uma disciplina de curso especialização, cursada a distância por professores de matemática em formação continuada. O texto apresenta o relato da implementação da disciplina e, analisando as produções dos professores-alunos, identi ca-se o desenvolvimento de esquemas de utiliza- ção do software GeoGebra, indicativos do início de apropriação desse recurso por parte dos professores de matemática participantes do estudo.This study focuses on the question of mathematics teacher training for the incorporation of technological resources in the classroom. In the Distance Education scenario, this research aims to analyze the question: in the distance education modality, how to organize a training proposal aimed at the training of mathematics teachers to use the potential of the dynamic register of semiotic representation at the GeoGebra software? The process of appropriation of Dynamic Mathematics software for teachers is analyzed under the perspective of Instrumental Approach. The mathematical knowledge culturally established has peculiar representation which in uence the process of learning mathematics, and is analyzed through Registers of Semiotic Representation At the junction of these theoretical contributions, identi es the dynamic record in Dynamic Mathematics software, and analyzes the appropriation of the resource by teachers through the exploitation of this potential in this register. Using the methodology of the Didactic Engineering, it presents the Pedagogical Architecture planning, for a especialization course's discipline given for math teachers in continuing education. The text reports the record of achievement of the course and analyzing the productions of student teachers, identi es the development of GeoGebra software utilization schemes, indicating the start of the appropriation of this appeal by math teachers in the study.application/pdfporMatemáticaFormação de professoresTeacher trainingGeoGebraDynamic MathematicsInstrumental approachSemiotic representationDistance educationFormação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988268.pdf000988268.pdfTexto completoapplication/pdf4160806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/1/000988268.pdfd72bb9d5ac4138d73e651cc89405ba2cMD51TEXT000988268.pdf.txt000988268.pdf.txtExtracted Texttext/plain503979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/2/000988268.pdf.txt6558c52543706de0412789f3e383aa3dMD52THUMBNAIL000988268.pdf.jpg000988268.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/3/000988268.pdf.jpg5c8b70ea57442eba4bb3294c355c2964MD5310183/1353542018-10-10 08:58:12.805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:58:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
title Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
spellingShingle Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
Stormowski, Vandoir
Matemática
Formação de professores
Teacher training
GeoGebra
Dynamic Mathematics
Instrumental approach
Semiotic representation
Distance education
title_short Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
title_full Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
title_fullStr Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
title_full_unstemmed Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
title_sort Formação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EAD
author Stormowski, Vandoir
author_facet Stormowski, Vandoir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stormowski, Vandoir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Formação de professores
topic Matemática
Formação de professores
Teacher training
GeoGebra
Dynamic Mathematics
Instrumental approach
Semiotic representation
Distance education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
GeoGebra
Dynamic Mathematics
Instrumental approach
Semiotic representation
Distance education
description Este estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a seguinte questão: na modalidade EAD, como organizar uma proposta de formação que vise a capacitação de professores de matemática para o uso do potencial dos registros dinâmicos de representa- ção semiótica que se tem no software GeoGebra? O processo de apropriação de softwares de Matemática Dinâmica (MD) por professores é analisado à luz da Abordagem Instrumental. O conhecimento matemático estabelecido culturalmente possui representação peculiar, que in uencia o processo de aprendizagem matemática, e é analisado através dos Registros de Representação Semióica Na articulação destes aportes teóricos, identi ca-se o registro dinâmico presente nos softwares de MD, e analisa-se a apropriação do recurso pelos professores através da exploração do potencial presente nesse registro. A partir da metodologia da Engenharia Didática, é apresentado o planejamento de Arquitetura Pedagógica para uma disciplina de curso especialização, cursada a distância por professores de matemática em formação continuada. O texto apresenta o relato da implementação da disciplina e, analisando as produções dos professores-alunos, identi ca-se o desenvolvimento de esquemas de utiliza- ção do software GeoGebra, indicativos do início de apropriação desse recurso por parte dos professores de matemática participantes do estudo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-08T02:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135354
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988268
url http://hdl.handle.net/10183/135354
identifier_str_mv 000988268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/1/000988268.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/2/000988268.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135354/3/000988268.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d72bb9d5ac4138d73e651cc89405ba2c
6558c52543706de0412789f3e383aa3d
5c8b70ea57442eba4bb3294c355c2964
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065051754987520