Visão ética complexa na estratégia sustentável de turismo comunitário em uma comunidade indígena andina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Orquera Carranco, Maria Fernanda
Orientador(a): Pedrozo, Eugenio Avila
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/27962
Resumo: O turismo comunitário é relativamente novo e pouco explorado no Equador, sendo considerado estratégico para alcançar um desenvolvimento sustentável em nível macro e micro. Isto se deve a sua capacidade de geração e distribuição direta de riqueza nas comunidades indígenas onde é desenvolvido, comunidades antes aflitas pela fome e pela pobreza. Outro beneficio imediato do turismo comunitário é o impacto positivo na conservação do planeta Terra e do patrimônio cultural das nações indígenas. As organizações que se dedicam a este tipo de atividade precisam da ajuda das comunidades onde elas estão inseridas e da colaboração de vários outros parceiros interessados no sucesso deste empreendimento. Tudo isto dentro de um marco de comportamentos éticos próprios dos povos indígenas andinos. Analisar a estratégia de desenvolvimento sustentável do turismo comunitário na comunidade de San Clemente e o papel dos seus stakeholders nessa estratégia sob um marco ético complexo. Para este propósito, elaborou-se um framework baseado em três pilares teóricos: a ética complexa, o desenvolvimento sustentável e a eco-estratégia empresarial. A aplicação do framework foi realizada através de um estudo de caso, que foi construído a partir das entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na atividade produtiva analisada, e de uma visita a ECORED, organização que trabalha com turismo comunitário na comunidade de San Clemente. Como resultado da pesquisa, postula-se que o conceito de desenvolvimento sustentável deste tipo de negócios vai muito além dos pilares tradicionais e demanda uma visão mais ampla neste tema até atingir dimensões como a política, a territorial e a cultural. A estratégia sustentável das comunidades é resultado de sua história, de suas tradições e de seus costumes. Não se trata de uma estratégia importada de outras organizações ou setores. Nesta estratégia original, stakeholders como a comunidade, os consumidores e os empregados têm uma relação muito estreita com a organização, chegando, muitas vezes, a se juntar em uma única entidade. Já stakeholders como os reguladores, os investidores e os fornecedores ficam um pouco mais distantes. A importância do cuidado e da preservação da Pacha Mama é fundamental neste tipo de turismo, assim como o resgate de antigas tradições e costumes quase apagados através de séculos de desvalorização dos povos indígenas andinos. A ética, observada pela a lente da complexidade, apresentou uma organização com um comportamento majoritariamente altruísta, com uma ética transmitida de maneira oral e em que se identifica a responsabilidade e a solidariedade em diferentes níveis de legitimidade, dependendo do ambiente em que a organização esteja se posicionando em um determinado momento.
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Analisar a estratégia de desenvolvimento sustentável do turismo comunitário na comunidade de San Clemente e o papel dos seus stakeholders nessa estratégia sob um marco ético complexo. Para este propósito, elaborou-se um framework baseado em três pilares teóricos: a ética complexa, o desenvolvimento sustentável e a eco-estratégia empresarial. A aplicação do framework foi realizada através de um estudo de caso, que foi construído a partir das entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na atividade produtiva analisada, e de uma visita a ECORED, organização que trabalha com turismo comunitário na comunidade de San Clemente. Como resultado da pesquisa, postula-se que o conceito de desenvolvimento sustentável deste tipo de negócios vai muito além dos pilares tradicionais e demanda uma visão mais ampla neste tema até atingir dimensões como a política, a territorial e a cultural. A estratégia sustentável das comunidades é resultado de sua história, de suas tradições e de seus costumes. Não se trata de uma estratégia importada de outras organizações ou setores. Nesta estratégia original, stakeholders como a comunidade, os consumidores e os empregados têm uma relação muito estreita com a organização, chegando, muitas vezes, a se juntar em uma única entidade. Já stakeholders como os reguladores, os investidores e os fornecedores ficam um pouco mais distantes. A importância do cuidado e da preservação da Pacha Mama é fundamental neste tipo de turismo, assim como o resgate de antigas tradições e costumes quase apagados através de séculos de desvalorização dos povos indígenas andinos. A ética, observada pela a lente da complexidade, apresentou uma organização com um comportamento majoritariamente altruísta, com uma ética transmitida de maneira oral e em que se identifica a responsabilidade e a solidariedade em diferentes níveis de legitimidade, dependendo do ambiente em que a organização esteja se posicionando em um determinado momento.Community tourism is relatively new and few explored in Ecuador, being considered strategic for achieving sustainable development at macro and micro level. This is due to its ability to generate and direct distribution of wealth in indigenous communities where it is developed, communities which before were afflicted by hunger and poverty. Another immediate benefit of the community tourism is the positive impact on preserving the Earth and the cultural heritage of indigenous nations. Organizations that engage in this kind of activity need help from the communities where they are inserted and the collaboration of several other partners interested in the success of this activity. All this happens within a framework of ethical behavior of indigenous people. Analyze the strategy of sustainable development of tourism in the community of San Clemente and the role of its stakeholders according to this strategy under an ethical complex framework. For this purpose, it was elaborated a framework based on three theoretical pillars: the complex ethical, sustainable development and eco-business strategy. The implementation of the framework was done through a case study, which was constructed from interviews with people involved in the analyzed productive activity, and through visit to ECORED, an organization that works with tourism in the community of San Clemente. As results, it is postulated that the concept of sustainable development of this type of business goes far beyond the traditional pillars and demand a broader view on this issue until it reaches dimensions such as politics, territorial and cultural. The strategy of sustainable communities is a result of their history, their traditions and customs. This is not about a strategy that is imported from other organizations or sectors. On this original strategy, stakeholders such as community, consumers and employees have a very close relationship with the organization, coming often to join in a single entity. Already stakeholders such as regulators, investors and suppliers are a little more distant. The importance of caution and preservation of Pacha Mama is crucial in this type of tourism, as well as the revival of old traditions and customs almost obliterated by centuries of devaluation of the Andean indigenous people. Ethics, observed by the lens of complexity, presented an organization with a largely altruistic behavior, with an ethical manner transmitted orally and is identified as the responsibility and solidarity in different levels of legitimacy, depending on the environment within which the organization is positioning itself at a given time.application/pdfporEstratégia empresarialTurismo : América LatinaSustentabilidadeStakeholdersVisão ética complexa na estratégia sustentável de turismo comunitário em uma comunidade indígena andinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766415.pdf.txt000766415.pdf.txtExtracted Texttext/plain378152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27962/2/000766415.pdf.txta90cd93b6731428566fb4db8377ed756MD52ORIGINAL000766415.pdf000766415.pdfTexto completoapplication/pdf2186624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27962/1/000766415.pdfc085d9fb9b8a24043d639b6d2cf1801cMD51THUMBNAIL000766415.pdf.jpg000766415.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27962/3/000766415.pdf.jpg698e56234675aee96d35d2cbe6cf911cMD5310183/279622018-10-15 08:21:36.427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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