Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rizzi, Ronaldo
Orientador(a): Giacomoni, Claudia Hofheinz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/257365
Resumo: O período de transição para a vida adulta durante a entrada no ensino superior é um momento importante no desenvolvimento humano, mas também pode ser permeado por adversidades e altos níveis de estresse na população universitária. Para lidar com essas demandas, iniciativas são necessárias para entender os efeitos do estresse e das habilidades, e procurar alternativas para lidar com eles. Uma dessas alternativas é a prática de mindfulness, que treina habilidades relacionadas à consciência e aceitação e parece ter um papel importante nas habilidades de enfrentamento. Assim, o objetivo desta Dissertação foi investigar as relações entre o mindfulness disposicional, a prática de mindfulness, o estresse e as estratégias de enfrentamento em jovens estudantes universitários brasileiros. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, com a participação de 609 estudantes entre 18 e 29 anos. Foram observadas associações positivas entre a prática de mindfulness, especialmente a longo prazo e diária, com o uso de enfrentamentos saudáveis e menores níveis de estresse. Conclui-se que a prática de mindfulness pode ter um efeito protetivo contra o estresse e também pode ensinar e treinar habilidades pertinentes ao enfrentamento.
id URGS_6061266dfe6d47d5e0ffeda30807975b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257365
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rizzi, RonaldoGiacomoni, Claudia Hofheinz2023-04-21T03:22:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/257365001167012O período de transição para a vida adulta durante a entrada no ensino superior é um momento importante no desenvolvimento humano, mas também pode ser permeado por adversidades e altos níveis de estresse na população universitária. Para lidar com essas demandas, iniciativas são necessárias para entender os efeitos do estresse e das habilidades, e procurar alternativas para lidar com eles. Uma dessas alternativas é a prática de mindfulness, que treina habilidades relacionadas à consciência e aceitação e parece ter um papel importante nas habilidades de enfrentamento. Assim, o objetivo desta Dissertação foi investigar as relações entre o mindfulness disposicional, a prática de mindfulness, o estresse e as estratégias de enfrentamento em jovens estudantes universitários brasileiros. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, com a participação de 609 estudantes entre 18 e 29 anos. Foram observadas associações positivas entre a prática de mindfulness, especialmente a longo prazo e diária, com o uso de enfrentamentos saudáveis e menores níveis de estresse. Conclui-se que a prática de mindfulness pode ter um efeito protetivo contra o estresse e também pode ensinar e treinar habilidades pertinentes ao enfrentamento.The transition period to adulthood during entry into higher education is an important moment in human development, but it can also be fraught with adversities and high levels of stress among the university population. To deal with these demands, initiatives are necessary to understand the effects of stress and skills, and to seek alternatives to cope with them. One such alternative is the practice of mindfulness, which trains skills related to awareness and acceptance and seems to play an important role in coping skills. Thus, the objective of this dissertation was to investigate the relationships between dispositional mindfulness, mindfulness practice, stress, and coping strategies in young Brazilian university students. The research was conducted through an online survey, with the participation of 609 students aged 18 to 29 years. Positive associations were observed between mindfulness practice, especially long-term and daily, and the use of healthy coping strategies and lower levels of stress. It is concluded that mindfulness practice can have a protective effect against stress and can also teach and train relevant coping skills.application/pdfporAtenção plenaEstresseAdaptação psicológicaEstudantes universitáriosCOVID-19MindfulnessAdaptation, psychologicalHuman developmentPrática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167012.pdf.txt001167012.pdf.txtExtracted Texttext/plain116115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257365/2/001167012.pdf.txtfcbcaeb4aec920f7ee89766e687a07f1MD52ORIGINAL001167012.pdfTexto parcialapplication/pdf1510334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257365/1/001167012.pdfdd0ab2514c07ebd0443bc11ae7145bc2MD5110183/2573652023-04-22 03:22:47.982701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257365Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-22T06:22:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
title Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
spellingShingle Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
Rizzi, Ronaldo
Atenção plena
Estresse
Adaptação psicológica
Estudantes universitários
COVID-19
Mindfulness
Adaptation, psychological
Human development
title_short Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
title_full Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
title_fullStr Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
title_full_unstemmed Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
title_sort Prática de mindfulness, mindfulness disposicional, estresse e as estratégias de coping em estudantes universitários brasileiros
author Rizzi, Ronaldo
author_facet Rizzi, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzi, Ronaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giacomoni, Claudia Hofheinz
contributor_str_mv Giacomoni, Claudia Hofheinz
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção plena
Estresse
Adaptação psicológica
Estudantes universitários
COVID-19
topic Atenção plena
Estresse
Adaptação psicológica
Estudantes universitários
COVID-19
Mindfulness
Adaptation, psychological
Human development
dc.subject.eng.fl_str_mv Mindfulness
Adaptation, psychological
Human development
description O período de transição para a vida adulta durante a entrada no ensino superior é um momento importante no desenvolvimento humano, mas também pode ser permeado por adversidades e altos níveis de estresse na população universitária. Para lidar com essas demandas, iniciativas são necessárias para entender os efeitos do estresse e das habilidades, e procurar alternativas para lidar com eles. Uma dessas alternativas é a prática de mindfulness, que treina habilidades relacionadas à consciência e aceitação e parece ter um papel importante nas habilidades de enfrentamento. Assim, o objetivo desta Dissertação foi investigar as relações entre o mindfulness disposicional, a prática de mindfulness, o estresse e as estratégias de enfrentamento em jovens estudantes universitários brasileiros. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, com a participação de 609 estudantes entre 18 e 29 anos. Foram observadas associações positivas entre a prática de mindfulness, especialmente a longo prazo e diária, com o uso de enfrentamentos saudáveis e menores níveis de estresse. Conclui-se que a prática de mindfulness pode ter um efeito protetivo contra o estresse e também pode ensinar e treinar habilidades pertinentes ao enfrentamento.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-21T03:22:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257365
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167012
url http://hdl.handle.net/10183/257365
identifier_str_mv 001167012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257365/2/001167012.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257365/1/001167012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcbcaeb4aec920f7ee89766e687a07f1
dd0ab2514c07ebd0443bc11ae7145bc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065205911388160