Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Tonelli, Luís Galileu Gall
Orientador(a): Moreira, Marco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/111861
Resumo: A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos plasmas. A UEPS em questão foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin da cidade de Teutônia – RS. O principal referencial teórico para o trabalho seguiu especificamente os princípios de UEPS propostos por Moreira que levam a etapas que buscam promover a aprendizagem significativa. Também foram levados em conta os preceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados obtidos através da aplicação das UEPS permitiram observarmos uma evolução nos significados atribuídos aos conceitos envolvidos em relação aos que os alunos apresentavam anteriormente ao trabalho, tanto quanto à visão de cada um em relação aos estados físicos como em relação ao plasma, que era desconhecido da maioria. Ficou evidente também o interesse dos alunos pelo tema, dada às inúmeras buscas e pesquisas que os mesmos fizeram extraclasse sem que fossem solicitadas pelo professor.
id URGS_61197eb1f0facc0e1e3f17fc0aa169e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111861
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Tonelli, Luís Galileu GallMoreira, Marco Antonio2015-03-11T02:01:10Z2014http://hdl.handle.net/10183/111861000953282A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos plasmas. A UEPS em questão foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin da cidade de Teutônia – RS. O principal referencial teórico para o trabalho seguiu especificamente os princípios de UEPS propostos por Moreira que levam a etapas que buscam promover a aprendizagem significativa. Também foram levados em conta os preceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados obtidos através da aplicação das UEPS permitiram observarmos uma evolução nos significados atribuídos aos conceitos envolvidos em relação aos que os alunos apresentavam anteriormente ao trabalho, tanto quanto à visão de cada um em relação aos estados físicos como em relação ao plasma, que era desconhecido da maioria. Ficou evidente também o interesse dos alunos pelo tema, dada às inúmeras buscas e pesquisas que os mesmos fizeram extraclasse sem que fossem solicitadas pelo professor.This dissertation describes the experience of applying a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) to teach the Physical States of Matter topic focusing on the study of Plasma. THE PMTU was used with second year high school students of the State School Reynaldo Affonso Augustin in the town of Teutônia, RS, Brazil. The main theoretical framework of the study was that one proposed by Moreira when designing the PMTUs, leading to a sequence of steps aiming at meaningful Learning of a given topic. In addition, the basic principles of David Ausubel’s Meaningful Learning Theory were also taken into account. Findings gathered in the application of the Plasma PMTU suggested an evolution of the meanings assigned by the students to the concepts involved in the teaching unit when compared to their previous knowledge regarding to states of matter in general and specially to plasma, which was unknown by most of them. It was also evident that the students became quite interested in the subject, given the many extraclass searches they carried out without being asked by the teacher.application/pdfporEnsino de físicaAprendizagem significativaEnsino médioUma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953282.pdf000953282.pdfTexto completoapplication/pdf3448937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/1/000953282.pdfe128d45ee02ecd47cf9e8fb3b1679d3bMD51TEXT000953282.pdf.txt000953282.pdf.txtExtracted Texttext/plain143905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/2/000953282.pdf.txtecdca205660ff9b8b5edfa41eac4af6eMD52THUMBNAIL000953282.pdf.jpg000953282.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/3/000953282.pdf.jpge049610dc02a6e4d650acf5ac245c34aMD5310183/1118612018-10-05 08:22:44.565oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:22:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
title Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
spellingShingle Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
Tonelli, Luís Galileu Gall
Ensino de física
Aprendizagem significativa
Ensino médio
title_short Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
title_full Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
title_fullStr Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
title_sort Uma proposta para a introdução dos plasmas no estudo dos estados físicos da matéria no ensino médio
author Tonelli, Luís Galileu Gall
author_facet Tonelli, Luís Galileu Gall
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelli, Luís Galileu Gall
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Aprendizagem significativa
Ensino médio
topic Ensino de física
Aprendizagem significativa
Ensino médio
description A presente dissertação trata de um relato de experiência da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo como base o ensino dos Estados Físicos da Matéria em especial focando o estudo dos plasmas. A UEPS em questão foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin da cidade de Teutônia – RS. O principal referencial teórico para o trabalho seguiu especificamente os princípios de UEPS propostos por Moreira que levam a etapas que buscam promover a aprendizagem significativa. Também foram levados em conta os preceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados obtidos através da aplicação das UEPS permitiram observarmos uma evolução nos significados atribuídos aos conceitos envolvidos em relação aos que os alunos apresentavam anteriormente ao trabalho, tanto quanto à visão de cada um em relação aos estados físicos como em relação ao plasma, que era desconhecido da maioria. Ficou evidente também o interesse dos alunos pelo tema, dada às inúmeras buscas e pesquisas que os mesmos fizeram extraclasse sem que fossem solicitadas pelo professor.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-11T02:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/111861
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000953282
url http://hdl.handle.net/10183/111861
identifier_str_mv 000953282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/1/000953282.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/2/000953282.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111861/3/000953282.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e128d45ee02ecd47cf9e8fb3b1679d3b
ecdca205660ff9b8b5edfa41eac4af6e
e049610dc02a6e4d650acf5ac245c34a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065025899200512