Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ströher, Carlos Eduardo
Orientador(a): Pereira, Nilton Mullet
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/98594
Resumo: Esta dissertação pretende inserir alguns pontos em um território que atravessa as áreas da Educação e da História: o ensino de História. O problema investigativo deste trabalho se volta para o professor de História na sala de aula e questiona: como ele se constitui como sujeito? Pesquisador ou mero reprodutor de discursos acadêmicos? De que forma a bagagem acumulada no estudo dos conhecimentos históricos em nível universitário afeta a sua prática professoral? Que lugar ocupam os saberes e os fazeres docentes no ensino da História? O referencial teórico principal é composto por escritos de Michel Foucault, buscando assinalar as críticas que o autor fez à escrita da História. Como ferramenta de análise, optou-se pela descrição de cenas de aulas de História, quando o pesquisador foucaultiano e o docente se encontram no palco do acontecimento: a sala de aula. As cenas narram as relações estabelecidas entre os corpos de professor e de alunos e que resultam em choques, confrontos e embates de verdades, posições e significações. Elas buscam inserir problematizações neste cenário, fazendo surgir as experiências intempestivas e as vivências infames. O professor de História, na perspectiva foucaultiana, anseia por buscar elementos que tornem o passado um objeto vivo. Assim como aquele que se denominou historiador do presente, o caminho investigativo desta pesquisa aspira pensar de que maneira pode-se contribuir para libertar os pensamentos e as narrativas das estruturas engessadas que persistem nos ditos e escritos históricos.
id URGS_622f8eab8b3df1dfd2acc3bddfd6b5f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98594
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ströher, Carlos EduardoPereira, Nilton Mullet2014-07-25T02:08:11Z2014http://hdl.handle.net/10183/98594000922511Esta dissertação pretende inserir alguns pontos em um território que atravessa as áreas da Educação e da História: o ensino de História. O problema investigativo deste trabalho se volta para o professor de História na sala de aula e questiona: como ele se constitui como sujeito? Pesquisador ou mero reprodutor de discursos acadêmicos? De que forma a bagagem acumulada no estudo dos conhecimentos históricos em nível universitário afeta a sua prática professoral? Que lugar ocupam os saberes e os fazeres docentes no ensino da História? O referencial teórico principal é composto por escritos de Michel Foucault, buscando assinalar as críticas que o autor fez à escrita da História. Como ferramenta de análise, optou-se pela descrição de cenas de aulas de História, quando o pesquisador foucaultiano e o docente se encontram no palco do acontecimento: a sala de aula. As cenas narram as relações estabelecidas entre os corpos de professor e de alunos e que resultam em choques, confrontos e embates de verdades, posições e significações. Elas buscam inserir problematizações neste cenário, fazendo surgir as experiências intempestivas e as vivências infames. O professor de História, na perspectiva foucaultiana, anseia por buscar elementos que tornem o passado um objeto vivo. Assim como aquele que se denominou historiador do presente, o caminho investigativo desta pesquisa aspira pensar de que maneira pode-se contribuir para libertar os pensamentos e as narrativas das estruturas engessadas que persistem nos ditos e escritos históricos.This dissertation intents to insert some points in a territory that crosses the Areas of the Education and History: History teaching. The investigative problem of this study turns to the History professor in the classroom and interrogates: how does he constitute himself as a subject? Is he a researcher or mere reproducer of academic discourses? How does the know-how of the historical knowledge accumulated during the study, in university level, affect his professorial practices? What places do the professor’s knowledge and doings occupy in the teaching of History? The main theoretical framework is constituted by Michel Foucault’s writings, aiming to analyze the critics made by the author about the writings of the History. The description of History classes’ scenes was used as tool of analysis, when Foucault’s researcher and the professor meet each other on the happening’s stage: the classroom. The scenes narrate the relations established between professor and students that result in shock, confrontation and true oppositions, positions and significations. They attempt to reveal the truth established around this scenery, promoting untimely and infamous experiences. The History professor, according to Foucault’s perspective, is eager to find elements that turn the past into live object. As that one who called himself as the historian of the present, the investigative path of this research aspires to think how it is possible to contribute to release the thoughts and narratives from the plastered structures that remain in the historical sayings and writings.application/pdfporHistóriaProfessorFoucault, Michel 1926-1984.EducationHistoryHistory teachingIntempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000922511.pdf.txt000922511.pdf.txtExtracted Texttext/plain314498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/2/000922511.pdf.txt49388181abc950b570a8856b56b6026fMD52ORIGINAL000922511.pdf000922511.pdfTexto completoapplication/pdf1196197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/1/000922511.pdf7b037c374403643dc483e16a43528807MD51THUMBNAIL000922511.pdf.jpg000922511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/3/000922511.pdf.jpg1a1d4ecbba39cf81efd80891cc31d657MD5310183/985942018-10-18 08:32:37.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:32:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
title Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
spellingShingle Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
Ströher, Carlos Eduardo
História
Professor
Foucault, Michel 1926-1984.
Education
History
History teaching
title_short Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
title_full Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
title_fullStr Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
title_full_unstemmed Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
title_sort Intempestivo e infame : o ensino de História na perspectiva foucaultiana
author Ströher, Carlos Eduardo
author_facet Ströher, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ströher, Carlos Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
contributor_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.subject.por.fl_str_mv História
Professor
Foucault, Michel 1926-1984.
topic História
Professor
Foucault, Michel 1926-1984.
Education
History
History teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
History
History teaching
description Esta dissertação pretende inserir alguns pontos em um território que atravessa as áreas da Educação e da História: o ensino de História. O problema investigativo deste trabalho se volta para o professor de História na sala de aula e questiona: como ele se constitui como sujeito? Pesquisador ou mero reprodutor de discursos acadêmicos? De que forma a bagagem acumulada no estudo dos conhecimentos históricos em nível universitário afeta a sua prática professoral? Que lugar ocupam os saberes e os fazeres docentes no ensino da História? O referencial teórico principal é composto por escritos de Michel Foucault, buscando assinalar as críticas que o autor fez à escrita da História. Como ferramenta de análise, optou-se pela descrição de cenas de aulas de História, quando o pesquisador foucaultiano e o docente se encontram no palco do acontecimento: a sala de aula. As cenas narram as relações estabelecidas entre os corpos de professor e de alunos e que resultam em choques, confrontos e embates de verdades, posições e significações. Elas buscam inserir problematizações neste cenário, fazendo surgir as experiências intempestivas e as vivências infames. O professor de História, na perspectiva foucaultiana, anseia por buscar elementos que tornem o passado um objeto vivo. Assim como aquele que se denominou historiador do presente, o caminho investigativo desta pesquisa aspira pensar de que maneira pode-se contribuir para libertar os pensamentos e as narrativas das estruturas engessadas que persistem nos ditos e escritos históricos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:08:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98594
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922511
url http://hdl.handle.net/10183/98594
identifier_str_mv 000922511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/2/000922511.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/1/000922511.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98594/3/000922511.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49388181abc950b570a8856b56b6026f
7b037c374403643dc483e16a43528807
1a1d4ecbba39cf81efd80891cc31d657
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065014838820864