A inserção profissional de licenciados em música : um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gomes, Solange Maranho
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/150823
Resumo: Esta tese teve como objetivo geral investigar a inserção profissional de egressos dos cursos de licenciatura em música de instituições de ensino superior (IES) públicas do estado do Paraná, formados entre 2009 e 2014. Os objetivos específicos buscaram: examinar a situação profissional dos egressos; analisar a relação entre a situação profissional dos egressos e sua formação acadêmica; verificar as condições de trabalho dos egressos; e analisar o grau de satisfação com o trabalho que exercem. A inserção profissional é entendida como um processo não linear e multidimensional, sendo dependente de fatores individuais e institucionais, ideias que orientam teoricamente este trabalho. O método escolhido foi o survey por questionário autoadministrado via internet, respondido por uma amostra de 215 egressos. Os dados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos egressos, configurado a partir de dados sociodemográficos, percurso de formação e avaliação da formação acadêmica, e inserção profissional dos egressos. Os resultados indicam precocidade na inserção profissional dos egressos, inserção que, para a maioria deles, se inicia antes mesmo do ingresso no curso de licenciatura, por meio do exercício da docência de música, de outras atividades no campo da música e, ainda, de atividades em outra área que não a música. Quase a totalidade dos egressos se inseriu profissionalmente após a conclusão do curso. Mantém-se o perfil de atuação em múltiplas atividades, embora seja preponderante o trabalho como professor de música, sinalizando que os cursos de licenciatura em música estão a cumprir sua finalidade central de formar professores. Além disso, a maioria dos egressos não tem passado por fases de desemprego, mostrando que têm conseguido se inserir no mercado de trabalho. De modo geral, mostram-se satisfeitos com seu percurso e situação profissional atual, porém, mostram-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o seu nível salarial. Esta pesquisa, ao fornecer dados acerca da inserção profissional de licenciados em música, possibilitou um mapeamento inicial das atividades profissionais desses egressos no âmbito do estado do Paraná, podendo contribuir para aprofundar o conhecimento acerca da atuação profissional de licenciados em música e para subsidiar novas reflexões sobre a formação de professores de música.
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spelling Gomes, Solange MaranhoDel Ben, Luciana Marta2017-01-14T02:24:06Z2016http://hdl.handle.net/10183/150823001009608Esta tese teve como objetivo geral investigar a inserção profissional de egressos dos cursos de licenciatura em música de instituições de ensino superior (IES) públicas do estado do Paraná, formados entre 2009 e 2014. Os objetivos específicos buscaram: examinar a situação profissional dos egressos; analisar a relação entre a situação profissional dos egressos e sua formação acadêmica; verificar as condições de trabalho dos egressos; e analisar o grau de satisfação com o trabalho que exercem. A inserção profissional é entendida como um processo não linear e multidimensional, sendo dependente de fatores individuais e institucionais, ideias que orientam teoricamente este trabalho. O método escolhido foi o survey por questionário autoadministrado via internet, respondido por uma amostra de 215 egressos. Os dados foram organizados em dois grandes eixos: perfil dos egressos, configurado a partir de dados sociodemográficos, percurso de formação e avaliação da formação acadêmica, e inserção profissional dos egressos. Os resultados indicam precocidade na inserção profissional dos egressos, inserção que, para a maioria deles, se inicia antes mesmo do ingresso no curso de licenciatura, por meio do exercício da docência de música, de outras atividades no campo da música e, ainda, de atividades em outra área que não a música. Quase a totalidade dos egressos se inseriu profissionalmente após a conclusão do curso. Mantém-se o perfil de atuação em múltiplas atividades, embora seja preponderante o trabalho como professor de música, sinalizando que os cursos de licenciatura em música estão a cumprir sua finalidade central de formar professores. Além disso, a maioria dos egressos não tem passado por fases de desemprego, mostrando que têm conseguido se inserir no mercado de trabalho. De modo geral, mostram-se satisfeitos com seu percurso e situação profissional atual, porém, mostram-se insatisfeitos ou pouco satisfeitos com o seu nível salarial. Esta pesquisa, ao fornecer dados acerca da inserção profissional de licenciados em música, possibilitou um mapeamento inicial das atividades profissionais desses egressos no âmbito do estado do Paraná, podendo contribuir para aprofundar o conhecimento acerca da atuação profissional de licenciados em música e para subsidiar novas reflexões sobre a formação de professores de música.The general aim of this thesis was to investigate the professional insertion of graduates of degree programmes in music education, offered by public higher education institutions of the state of Parana, Brazil, graduated from 2009 to 2014. The specific objectives sought to examine the occupational status of the graduates; to analyse the relationship between the professional status of the graduates and their higher education; to verify the working conditions of the graduates; and to analyse their level of satisfaction towards their work. Professional insertion is understood as a non-linear and multidimensional process, which depends upon both individual and institutional factors, ideas that theoretically guided this research. The method chosen to carry out this research was the survey, by means of a self-administered online questionnaire, which has been answered by a sample of 215 graduates. Collected data were organized in two main axes: the graduates‟ profile, composed of sociodemographic information, training path, and evaluation of the higher education program; and the graduates‟ professional insertion. The results indicate precocity in the graduates‟ professional insertion, which, in most cases, begins even before entering the higher education programmes, in activities of music teaching, other activities in the field of music, and, even, activities in areas not related to music. Almost all graduates were employed after the completion of their degree courses. The practice of multiple activities is kept, even though music teaching practice is predominant, indicating that the degree courses in music education are fulfilling their main purpose of teachers training. Moreover, most of the graduates have not experienced situations of unemployment, demonstrating they have managed to enter the labour market. They are satisfied with their professional paths and professional status. However, they are dissatisfied or just a little satisfied with their wage level. By providing data on the professional insertion of graduates in music education, this research has enabled an initial mapping of the professional activities of these graduates within the state of Parana, which can contribute to deepen the knowledge about the professional performance of those graduates, and to subsidize further reflexion on music teachers‟ education.application/pdfporMúsicaInserção profissionalEgressosLicenciaturaProfessional insertion of graduates in music educationStudies about graduatesHigher education programmes in music educationA inserção profissional de licenciados em música : um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009608.pdf001009608.pdfTexto completoapplication/pdf1680345http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150823/1/001009608.pdf7256840aad205e6ba70dd9f0fc7ee2baMD51TEXT001009608.pdf.txt001009608.pdf.txtExtracted Texttext/plain444158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150823/2/001009608.pdf.txtbc8e8a07516cf78eb21f10e4b338dbf9MD52THUMBNAIL001009608.pdf.jpg001009608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150823/3/001009608.pdf.jpgdb0f031b42d0ec1c675c68cbb59d4f39MD5310183/1508232018-10-30 08:14:56.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T11:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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