Camilles, pierinas e eunices – condenadas pela razão : mulheres, loucura, documentário e ensino de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Freitas, Muriel Rodrigues de
Orientador(a): Schmidt, Benito Bisso
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/188197
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um documentário que pudesse servir de suporte para problematizar, em sala de aula, como se sedimentaram os papéis e hierarquias de gênero a partir de práticas discursivas e não discursivas sobre a loucura ligada às mulheres tendo como fonte principal o discurso médico psiquiátrico do final do século XIX e início do século XX. Parti de quatro questões principais: por que discutir questões de gênero no ambiente escolar? Por que nas aulas de História? Por que através da abordagem da loucura? Por que a elaboração de um documentário? A partir de oficinas oferecidas aos alunos e alunas de uma turma do Ensino Médio da EJA da Escola Marista Ivone Vettorello, em Porto Alegre/RS, trabalhei com a historicidade dos conceitos de loucura e gênero a partir de casos reais de mulheres que passaram pela experiência da internação manicomial. Examinei também as reverberações da ideia de loucura feminina no presente, por meio, sobretudo, da publicidade, do cinema e de falas do senso comum. A partir desta experiência pedagógica, elaborei, com o auxílio de uma rede de colaboradores, um filme documentário que engloba, entre outros materiais, leituras dramáticas de documentos (cartas e prontuários médicos), entrevistas com historiadoras, relatos de estudantes, narrativas surgidas nas referidas oficinas e produtos da cultura de massa. O trabalho final consiste, pois, neste filme e na presente dissertação contendo as referências teóricas, metodológicas e historiográficas da pesquisa; o relato das oficinas; a narrativa sobre a realização do documentário, bem como o seu roteiro.
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