Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Rafael Rodrigues da
Orientador(a): Souza, Jusamara Vieira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/201230
Resumo: A pesquisa teve por objetivo compreender os processos sociais que contribuíram para a criação e a consolidação de dois conservatórios de música na cidade de Bagé (RS) no período entre 1904 e 1927: o Conservatório Municipal de Música de Bagé (fundado em 1904) e o Instituto Municipal de Belas Artes (fundado em 1921 e municipalizado em 1927). A pesquisa que se situa no campo da sociologia da educação musical se apoiou na pesquisa documental como metodologia. A sociologia processual de Norbert Elias serviu como referencial teóricometodológico. Os dados levantados para a pesquisa partem da análise das edições do jornal O Dever entre os anos de 1901 e 1907 e entre os anos 1920 e 1927. Os resultados da pesquisa revelam as relações de interdependência que emergiram a partir da busca por consolidar instituições conservatoriais em Bagé e busca explicar como os processos sociais locais contribuíram para construir um modelo de instituição conservatorial alinhada às demandas sociais da sociedade brasileira e/ou bageense da época e, portanto, significativamente diferente de importantes conservatórios europeus tomados como referência. Dessa forma, os conservatórios, tal como se apresentaram em Bagé, mais do que uma réplica de conservatórios europeus, representam uma livre adaptação de certa matriz conservatorial europeia que foi trazida por imigrantes ou por brasileiros que tiveram contato com essas instituições. Neles, nota-se traços de uma divisão de gênero do conhecimento musical que marcaram o início do Instituto Municipal de Belas Artes orientando seu currículo e a imagem da instituição. Também nota-se que os movimentos pela consolidação das instituições implicaram certos recursos de distinção social capazes de traçar limites simbólicos entre os músicos ligados aos conservatórios e os demais músicos da cidade.
id URGS_63f1537b16583809ff07cca6ad143f53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201230
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rafael Rodrigues daSouza, Jusamara Vieira de2019-11-02T03:51:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/201230001105315A pesquisa teve por objetivo compreender os processos sociais que contribuíram para a criação e a consolidação de dois conservatórios de música na cidade de Bagé (RS) no período entre 1904 e 1927: o Conservatório Municipal de Música de Bagé (fundado em 1904) e o Instituto Municipal de Belas Artes (fundado em 1921 e municipalizado em 1927). A pesquisa que se situa no campo da sociologia da educação musical se apoiou na pesquisa documental como metodologia. A sociologia processual de Norbert Elias serviu como referencial teóricometodológico. Os dados levantados para a pesquisa partem da análise das edições do jornal O Dever entre os anos de 1901 e 1907 e entre os anos 1920 e 1927. Os resultados da pesquisa revelam as relações de interdependência que emergiram a partir da busca por consolidar instituições conservatoriais em Bagé e busca explicar como os processos sociais locais contribuíram para construir um modelo de instituição conservatorial alinhada às demandas sociais da sociedade brasileira e/ou bageense da época e, portanto, significativamente diferente de importantes conservatórios europeus tomados como referência. Dessa forma, os conservatórios, tal como se apresentaram em Bagé, mais do que uma réplica de conservatórios europeus, representam uma livre adaptação de certa matriz conservatorial europeia que foi trazida por imigrantes ou por brasileiros que tiveram contato com essas instituições. Neles, nota-se traços de uma divisão de gênero do conhecimento musical que marcaram o início do Instituto Municipal de Belas Artes orientando seu currículo e a imagem da instituição. Também nota-se que os movimentos pela consolidação das instituições implicaram certos recursos de distinção social capazes de traçar limites simbólicos entre os músicos ligados aos conservatórios e os demais músicos da cidade.The research aimed to understand the social processes that contributed to the creation and consolidation of two music conservatories in the city of Bagé (very south of Brazil) in the period between 1904 and 1927: the Municipal Music Conservatory of Bagé (founded in 1904) and the Municipal Institute of Fine Arts (founded in 1921 and municipalized in 1927). The research that is situated in the field of sociology of musical education was based on documentary research as methodology. Norbert Elias's procedural sociology served as a theoretical-methodological reference. The data collected for the research are based on the analysis of the editions of the newspaper O Dever between the years 1901 and 1907 and between the years 1920 and 1927. The results of the research reveal the relations of interdependence that emerged from the search to consolidate conservatorial institutions in Bagé and seeks to explain how local social processes contributed to the construction of a model of a conservatorial institution aligned with the social demands of Brazilian and / or local society at the time and, therefore, significantly different from important European conservatories. In this way, the conservatories as presented in Bagé, rather than a replica of European conservatories, represent a free adaptation of a certain European conservatory matrix that was brought by immigrants or by Brazilians who had contact with these institutions. In them, traces of a gender division of musical knowledge marked the beginning of the Municipal Institute of Fine Arts orienting its curriculum and the image of the institution. Also noted in the movements for the consolidation of institutions certain practices of social distinction capable of drawing symbolic boundaries between musicians connected to the conservatories and other musicians of the city.application/pdfporEducação musicalConservatórios de músicaPrimeira República : 1891-1930Educação musical : SociologiaConservatoiresSociology of Music EducationFirst Brazilian RepublicEnsino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira Repúblicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105315.pdf.txt001105315.pdf.txtExtracted Texttext/plain827475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201230/2/001105315.pdf.txt71463e897ad53345bcbda1990c1bd63eMD52ORIGINAL001105315.pdfTexto completoapplication/pdf11328752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201230/1/001105315.pdf2fb58649b7eae0893899b74eb19ba382MD5110183/2012302021-03-09 04:28:31.963803oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-03-09T07:28:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
title Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
spellingShingle Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
Silva, Rafael Rodrigues da
Educação musical
Conservatórios de música
Primeira República : 1891-1930
Educação musical : Sociologia
Conservatoires
Sociology of Music Education
First Brazilian Republic
title_short Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
title_full Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
title_fullStr Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
title_full_unstemmed Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
title_sort Ensino de música em conservatórios de Bagé - Rio Grande do Sul (1904 - 1927) : uma sociologia dos processos músico-pedagógicos na Primeira República
author Silva, Rafael Rodrigues da
author_facet Silva, Rafael Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Conservatórios de música
Primeira República : 1891-1930
Educação musical : Sociologia
topic Educação musical
Conservatórios de música
Primeira República : 1891-1930
Educação musical : Sociologia
Conservatoires
Sociology of Music Education
First Brazilian Republic
dc.subject.eng.fl_str_mv Conservatoires
Sociology of Music Education
First Brazilian Republic
description A pesquisa teve por objetivo compreender os processos sociais que contribuíram para a criação e a consolidação de dois conservatórios de música na cidade de Bagé (RS) no período entre 1904 e 1927: o Conservatório Municipal de Música de Bagé (fundado em 1904) e o Instituto Municipal de Belas Artes (fundado em 1921 e municipalizado em 1927). A pesquisa que se situa no campo da sociologia da educação musical se apoiou na pesquisa documental como metodologia. A sociologia processual de Norbert Elias serviu como referencial teóricometodológico. Os dados levantados para a pesquisa partem da análise das edições do jornal O Dever entre os anos de 1901 e 1907 e entre os anos 1920 e 1927. Os resultados da pesquisa revelam as relações de interdependência que emergiram a partir da busca por consolidar instituições conservatoriais em Bagé e busca explicar como os processos sociais locais contribuíram para construir um modelo de instituição conservatorial alinhada às demandas sociais da sociedade brasileira e/ou bageense da época e, portanto, significativamente diferente de importantes conservatórios europeus tomados como referência. Dessa forma, os conservatórios, tal como se apresentaram em Bagé, mais do que uma réplica de conservatórios europeus, representam uma livre adaptação de certa matriz conservatorial europeia que foi trazida por imigrantes ou por brasileiros que tiveram contato com essas instituições. Neles, nota-se traços de uma divisão de gênero do conhecimento musical que marcaram o início do Instituto Municipal de Belas Artes orientando seu currículo e a imagem da instituição. Também nota-se que os movimentos pela consolidação das instituições implicaram certos recursos de distinção social capazes de traçar limites simbólicos entre os músicos ligados aos conservatórios e os demais músicos da cidade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-02T03:51:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201230
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105315
url http://hdl.handle.net/10183/201230
identifier_str_mv 001105315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201230/2/001105315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201230/1/001105315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71463e897ad53345bcbda1990c1bd63e
2fb58649b7eae0893899b74eb19ba382
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065137457201152