Análise de projeto de educação continuada em tuberculose para profissionais da saúde na modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cabral, Vagner Kunz
Orientador(a): Silva, Denise Rossato
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194507
Resumo: Introdução: A formação contínua de profissionais da saúde (PS) é uma estratégia essencial para o controle da transmissão da tuberculose (TB), capacitando os PS para a detecção precoce e o tratamento adequado dos casos de TB. Métodos: Desenvolvemos um curso de educação a distância (EAD) sobre TB para enfermeiros. Realizou-se um estudo quasi-experimental antes e depois para avaliar a comunidade de EAD no nível de aprendizagem do participante. Além disso, para avaliar a comunidade de EAD no nível de satisfação dos participantes, foi realizado um estudo transversal após o curso. Foram recrutados enfermeiros envolvidos em atendimento a pacientes internados ou ambulatoriais. Resultados: Sessenta e seis participantes iniciaram e completaram o curso e então foram incluídos na análise. Os escores médios do pré-teste e pós-teste foram 10,3 ± 2,2 e 11,4 ± 2,7, respectivamente. O teste de Wilcoxon mostrou que os alunos aumentaram seu conhecimento, e isso foi estatisticamente significativo (p <0,0001). Na avaliação basal, a frequência de respostas corretas foi muito baixa em algumas questões: número de pessoas infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis no mundo (10,6%); número de casos de TB no Brasil (36,4%); contagiosidade da infecção latente por TB (ILTB) (28,8%) e definição de busca ativa de casos (45,5%). O feedback do curso foi em geral positivo, com a maioria dos usuários dizendo que estavam satisfeitos ou totalmente satisfeitos. Conclusões: Um breve curso de EAD sobre TB foi associado a uma melhora geral do conhecimento entre enfermeiros. O conhecimento basal era baixo em relação aos dados epidemiológicos da TB e conceitos sobre ILTB e busca ativa de casos. Esta constatação enfatiza a necessidade de melhorar ainda mais as competências e o conhecimento dos enfermeiros.
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