Indicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do programa INELE – intervenção neuropsicológica da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Becker, Natália
Orientador(a): Salles, Jerusa Fumagalli de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/219219
Resumo: Esta tese abordou aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento da leitura, da identificação de risco de dificuldades na educação infantil e da promoção de habilidades de leitura e de escrita em crianças no 2º ano do Ensino Fundamental (EF), através de três estudos. No primeiro estudo investigou-se teoricamente os preditores cognitivo-linguísticos, neurobiológicos, comportamentais e ambientais de risco para dificuldades/transtornos de aprendizagem da leitura e descreveu-se os instrumentos de avaliação com foco na linguagem disponíveis no Brasil. O Estudo 2 descreveu a construção e as evidências de validade de conteúdo de um programa de intervenção / promoção das habilidades de leitura e de escrita para crianças em processo de alfabetização (programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita). Por fim, o Estudo 3 avaliou os efeitos do programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conduzido por professores em crianças do segundo ano do EF em medidas de leitura após quatro meses de intervenção. A partir do Estudo 1 conclui-se que as habilidades de linguagem oral como a consciência fonológica e a compreensão oral, o vocabulário, a velocidade de processamento e a memória de trabalho fonológica (habilidades de processamento fonológico) devem ser desenvolvidas para a aprendizagem efetiva da leitura. Além disso, fatores relacionados ao ambiente familiar da criança, assim como o tipo de instrução formal oferecido pela escola, também impactam o desenvolvimento dessa habilidade. O Estudo 2 apresentou o desenvolvimento do programa INELE a partir das habilidades cognitivas preditoras da leitura, com foco na estimulação das habilidades de consciência fonológica, correspondência grafema-fonema, linguagem oral (vocabulário e compreensão), habilidades metacognitivas para compreensão leitora e fluência de leitura em sala de aula, com atividades mediadas pelo professor. O Estudo 3 demonstrou efeitos significativos do programa INELE no progresso do desempenho em leitura de palavras irregulares (rota lexical) e na velocidade de leitura textual nas crianças que receberam a intervenção. A presente tese destaca a importância do acompanhamento de crianças desde a pré-escola até os primeiros anos do Ensino Fundamental I para identificar e prevenir os riscos de dificuldades de leitura e escrita, assim como a importância de capacitar professores com métodos de ensino-instrução da leitura e da escrita baseados em evidência científica. Espera se com esta tese auxiliar clínicos, pesquisadores e educadores a identificar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura, para que possam solicitar avaliações mais específicas, acompanhamentos e implementar práticas de ensino e de promoção das habilidades de escrita e da leitura preventivas e de redução do impacto das dificuldades, tanto no contexto clínico como educacional.
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Por fim, o Estudo 3 avaliou os efeitos do programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conduzido por professores em crianças do segundo ano do EF em medidas de leitura após quatro meses de intervenção. A partir do Estudo 1 conclui-se que as habilidades de linguagem oral como a consciência fonológica e a compreensão oral, o vocabulário, a velocidade de processamento e a memória de trabalho fonológica (habilidades de processamento fonológico) devem ser desenvolvidas para a aprendizagem efetiva da leitura. Além disso, fatores relacionados ao ambiente familiar da criança, assim como o tipo de instrução formal oferecido pela escola, também impactam o desenvolvimento dessa habilidade. O Estudo 2 apresentou o desenvolvimento do programa INELE a partir das habilidades cognitivas preditoras da leitura, com foco na estimulação das habilidades de consciência fonológica, correspondência grafema-fonema, linguagem oral (vocabulário e compreensão), habilidades metacognitivas para compreensão leitora e fluência de leitura em sala de aula, com atividades mediadas pelo professor. O Estudo 3 demonstrou efeitos significativos do programa INELE no progresso do desempenho em leitura de palavras irregulares (rota lexical) e na velocidade de leitura textual nas crianças que receberam a intervenção. A presente tese destaca a importância do acompanhamento de crianças desde a pré-escola até os primeiros anos do Ensino Fundamental I para identificar e prevenir os riscos de dificuldades de leitura e escrita, assim como a importância de capacitar professores com métodos de ensino-instrução da leitura e da escrita baseados em evidência científica. Espera se com esta tese auxiliar clínicos, pesquisadores e educadores a identificar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura, para que possam solicitar avaliações mais específicas, acompanhamentos e implementar práticas de ensino e de promoção das habilidades de escrita e da leitura preventivas e de redução do impacto das dificuldades, tanto no contexto clínico como educacional.The present dissertation investigated the theoretical and empirical aspects of reading development, children at-risk of reading disabilities and the promotion of evidence-based reading and writing classroom instruction in second-grade children. The first study reviewed the cognitive-linguistics, neurobiological, behavioral and environmental factors associated to risk of reading disabilities and described the Brazilian instruments available to access literacy skills. The Study 2 described the development and the validity content of a preventive intervention program on classroom reading and writing instruction for beginners’ readers. Finally, the Study 3 assessed the effects of the INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conducted by teachers in classroom with second-grade children on reading measures. The Study 1 concluded that children must develop oral language skills as phonemic awareness and oral comprehension, vocabulary, speed process and phonological working memory to develop reading. Moreover, familial environment characteristics and school instruction impacts in the reading achievement. The Study 2 developed the INELE program based on the cognitive predictors of reading and it focus on phonemic awareness, grapheme-phoneme correspondences, metacognitive abilities related to reading comprehension and reading fluency stimulation mediated by the teacher classroom. The Study 3 demonstrated significative effects of INELE on oral irregular reading words and on reading fluency in second-grade children. The present dissertation highlights the importance of following literacy and reading development in children from preschool through the first years of elementary school in order to identify the risks of reading disabilities. It also sheds light in the importance of training teacher in evidence-based practices for reading instruction. This dissertation expects to help clinicians, researchers and educators to identify children at-risk of reading disabilities due to assess and monitor these children and offer instruction and interventions to promote reading skills, reducing the difficulties impact in children’s life.application/pdfporHabilidades para leituraNeuropsicologiaDesenvolvimento de programasFatores de riscoAlfabetizaçãoHabilidades para escritaIntervençãoEnsino fundamentalCriançaReadingCognitive predictorsResponse to interventionChildrenIndicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do programa INELE – intervenção neuropsicológica da leitura e da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123762.pdf.txt001123762.pdf.txtExtracted Texttext/plain435573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219219/2/001123762.pdf.txt3e7f083b1c876ec361738ef1694bf8d9MD52ORIGINAL001123762.pdfTexto completoapplication/pdf32970912http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219219/1/001123762.pdfa6eff2e7a54372378f86bd10cdcd26c9MD5110183/2192192021-05-07 04:55:45.861412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:55:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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