Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Golembiewski, Fernanda de Amorim
Orientador(a): Pereira, Nilton Mullet
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/239048
Resumo: Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa.
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