Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/239048 |
Resumo: | Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa. |
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Golembiewski, Fernanda de AmorimPereira, Nilton Mullet2022-05-24T04:45:52Z2022http://hdl.handle.net/10183/239048001141533Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da educação das relações étnico-raciais. Apresenta-se como uma proposta antirracista e problematizadora do privilégio da branquitude. Examina, utilizando abordagem qualitativa, duas legislações educacionais que orientam a construção dos currículos da educação básica brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta duas propostas de ensino de História, direcionadas ao 7º ano e ao 9º ano, através da elaboração de sequências didáticas problematizadoras. Avalia que o referencial teórico utilizado ofereceu uma nova abordagem para a análise das proposições curriculares e contribuiu para pensar a perspectiva da alteridade, as relações étnico-raciais na história brasileira e o diálogo entre passado e presente nas propostas de ensino elaboradas na pesquisa.This research, placed in the field of History teaching, analyzes the curricular propositions of History for the final years of elementary school, based on the theoretical framework of whiteness, coloniality and the education of ethnic-racial relations. It presents itself as an anti-racist proposal and criticizes the privilege of whiteness. It examines, using a qualitative approach, two educational laws that guide the construction of Brazilian basic education curriculum: the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture and the National Base Common Curriculum. It presents two proposals for teaching History, aimed at the 7th and 9th grade, through the elaboration of problematizing didactic sequences. It assesses that the theoretical framework used offered a new approach to the analysis of curricular proposals and contributed to thinking about the perspective of alterity, ethnic-racial relations in Brazilian history and the dialogue between past and present in the teaching proposals elaborated in the research.application/pdfporBranquitudeBase Nacional Comum CurricularSequência didáticaRelações étnicas e raciaisColonialidadeHistóriaEnsino de históriaHistory teachingEducation of ethnic-racial relationsWhitenessColonialityNational Base Common CurriculumProblematizer didactic sequencesEnsino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141533.pdf.txt001141533.pdf.txtExtracted Texttext/plain227643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239048/2/001141533.pdf.txt0c57207c1be71767c7e16680aa63e5bdMD52ORIGINAL001141533.pdfTexto completoapplication/pdf649546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/239048/1/001141533.pdf3a3ee2c164dcd2edd92dee4aba49981dMD5110183/2390482022-05-25 04:41:57.941189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/239048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-25T07:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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