Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/10331 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes. |
id |
URGS_738d3f45e0f5024ffb706976b06c0121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10331 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ballardin, LucimaraGuimaraes, Lia Buarque de Macedo2007-07-27T20:41:51Z2007http://hdl.handle.net/10183/10331000596044Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes.The aim of this study was the ergonomic analysis of the work carried out in an oil distributer in the state of Rio Grande do Sul, Brasil. The tasks and the context where they are developed were characterized, the workload and work pressure, as well as the work incidents occurred in the period between October 2003 and September 2006 were evaluated. Data from the incidents were collected from the reports kept by the enterprise, and data about the work at the distributer were taken from interviews and 5 questionnaires answered by 21 workers which allowed the evaluation of: 1) the level of difficulty of the tasks; 2) the tasks demands; 3) the tasks workload (adapted from the NASA TLX); 4) the factors that impact on the workload results; 5) the level of pressure on the work. The results show that seven out of eight tasks have low level of difficulty and different demands. Workload is mostly dependent on technical problems of equipment and computerized system; work pressure is higher in the beginning and the end of the week (the busiest days), due to the pressure imposed both by the time and the clients. Most of the incidents are related to oil spill or leaking due to technological problems that impact the drivers operation of filling up the trucks. Temporal analysis of the incidents showed a higher incidence on Tuesday between 10 AM and 10:59 AM and a lower number of incidents towards the end of the week. In general, besides the evaluation of work demands and the factors that impact workers performance, this study pointed out that the safety culture of the enterprise is based on outdated theories, as can be deprehended by the fact that its evaluation considers the human error as the cause of most of the incidents.application/pdfporErgonomiaTrabalhoGestão da produçãoWork analysesErgonomicsOil distributionAnálise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596044.pdf000596044.pdfTexto completoapplication/pdf616102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/1/000596044.pdfaaf0e9bb0e6141ebb2e8120adc31fb62MD51TEXT000596044.pdf.txt000596044.pdf.txtExtracted Texttext/plain334320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/2/000596044.pdf.txtc5f81685f3db49a9df945c8cb833205eMD52THUMBNAIL000596044.pdf.jpg000596044.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/3/000596044.pdf.jpgfbaebbf23c5542050428ccf4d7ae75a4MD5310183/103312018-10-18 07:17:50.792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:17:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
title |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
spellingShingle |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo Ballardin, Lucimara Ergonomia Trabalho Gestão da produção Work analyses Ergonomics Oil distribution |
title_short |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_full |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_fullStr |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_full_unstemmed |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
title_sort |
Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo |
author |
Ballardin, Lucimara |
author_facet |
Ballardin, Lucimara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ballardin, Lucimara |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guimaraes, Lia Buarque de Macedo |
contributor_str_mv |
Guimaraes, Lia Buarque de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia Trabalho Gestão da produção |
topic |
Ergonomia Trabalho Gestão da produção Work analyses Ergonomics Oil distribution |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Work analyses Ergonomics Oil distribution |
description |
Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-07-27T20:41:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/10331 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000596044 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/10331 |
identifier_str_mv |
000596044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/1/000596044.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/2/000596044.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/3/000596044.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aaf0e9bb0e6141ebb2e8120adc31fb62 c5f81685f3db49a9df945c8cb833205e fbaebbf23c5542050428ccf4d7ae75a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064896861437952 |