Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Ballardin, Lucimara
Orientador(a): Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/10331
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes.
id URGS_738d3f45e0f5024ffb706976b06c0121
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10331
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ballardin, LucimaraGuimaraes, Lia Buarque de Macedo2007-07-27T20:41:51Z2007http://hdl.handle.net/10183/10331000596044Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes.The aim of this study was the ergonomic analysis of the work carried out in an oil distributer in the state of Rio Grande do Sul, Brasil. The tasks and the context where they are developed were characterized, the workload and work pressure, as well as the work incidents occurred in the period between October 2003 and September 2006 were evaluated. Data from the incidents were collected from the reports kept by the enterprise, and data about the work at the distributer were taken from interviews and 5 questionnaires answered by 21 workers which allowed the evaluation of: 1) the level of difficulty of the tasks; 2) the tasks demands; 3) the tasks workload (adapted from the NASA TLX); 4) the factors that impact on the workload results; 5) the level of pressure on the work. The results show that seven out of eight tasks have low level of difficulty and different demands. Workload is mostly dependent on technical problems of equipment and computerized system; work pressure is higher in the beginning and the end of the week (the busiest days), due to the pressure imposed both by the time and the clients. Most of the incidents are related to oil spill or leaking due to technological problems that impact the drivers operation of filling up the trucks. Temporal analysis of the incidents showed a higher incidence on Tuesday between 10 AM and 10:59 AM and a lower number of incidents towards the end of the week. In general, besides the evaluation of work demands and the factors that impact workers performance, this study pointed out that the safety culture of the enterprise is based on outdated theories, as can be deprehended by the fact that its evaluation considers the human error as the cause of most of the incidents.application/pdfporErgonomiaTrabalhoGestão da produçãoWork analysesErgonomicsOil distributionAnálise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000596044.pdf000596044.pdfTexto completoapplication/pdf616102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/1/000596044.pdfaaf0e9bb0e6141ebb2e8120adc31fb62MD51TEXT000596044.pdf.txt000596044.pdf.txtExtracted Texttext/plain334320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/2/000596044.pdf.txtc5f81685f3db49a9df945c8cb833205eMD52THUMBNAIL000596044.pdf.jpg000596044.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/3/000596044.pdf.jpgfbaebbf23c5542050428ccf4d7ae75a4MD5310183/103312018-10-18 07:17:50.792oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:17:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
title Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
spellingShingle Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
Ballardin, Lucimara
Ergonomia
Trabalho
Gestão da produção
Work analyses
Ergonomics
Oil distribution
title_short Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
title_full Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
title_fullStr Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
title_full_unstemmed Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
title_sort Análise do trabalho dos operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo
author Ballardin, Lucimara
author_facet Ballardin, Lucimara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballardin, Lucimara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
contributor_str_mv Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Trabalho
Gestão da produção
topic Ergonomia
Trabalho
Gestão da produção
Work analyses
Ergonomics
Oil distribution
dc.subject.eng.fl_str_mv Work analyses
Ergonomics
Oil distribution
description Este estudo teve como objetivo principal uma análise ergonômica do trabalho de 21 operadores de uma distribuidora de derivados de petróleo no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram caracterizados o contexto de trabalho e as tarefas desempenhadas, avaliada a carga de trabalho e a pressão imposta aos trabalhadores, bem como analisados os incidentes ocorridos na empresa no período de outubro de 2003 a setembro de 2006. Os dados foram coletados dos relatórios de incidentes da empresa, de entrevistas, e cinco questionários: 1) de avaliação do grau de dificuldade das tarefas; 2) de avaliação das exigências das tarefas; 3) de avaliação subjetiva da carga de trabalho (adaptado do NASA TLX); 4) do levantamento dos fatores que interferem na carga de trabalho e 5) de escalas de mensuração da pressão no ambiente de trabalho.Os resultados apontam baixo grau de dificuldade em sete das oito tarefas analisadas, bem como exigências diferenciadas entre as tarefas. A carga de trabalho apresentou resultados elevados. Fatores relacionados ao constructo técnico (problemas em equipamentos e sistema computacional) são os que influenciam o maior número de componentes da carga de trabalho. Outro achado é que a pressão no ambiente de trabalho é mais acentuada no início e no final da semana, principalmente devido à pressão do tempo e dos clientes. Com relação aos incidentes de trabalho, eles caracterizam-se, predominantemente, por derrames e/ou vazamentos devido a problemas relacionados à tecnologia que dificultam as tarefas executadas pelos motoristas de caminhão. A análise temporal dos incidentes revelou que há predomínio de ocorrência no início da semana, principalmente na terça-feira, no horário entre 10:00 e 10:59, diminuindo no final da semana. De maneira geral, este estudo permitiu realizar um diagnóstico dos constrangimentos das tarefas e dos fatores que impactam o desempenho dos operadores, bem como mostrar que a cultura de segurança da empresa ainda está baseada em teorias ultrapassadas, pois suas análises apontavam o erro humano como a causa principal da maioria dos incidentes.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-07-27T20:41:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10331
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000596044
url http://hdl.handle.net/10183/10331
identifier_str_mv 000596044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/1/000596044.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/2/000596044.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10331/3/000596044.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aaf0e9bb0e6141ebb2e8120adc31fb62
c5f81685f3db49a9df945c8cb833205e
fbaebbf23c5542050428ccf4d7ae75a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064896861437952