Um olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpo
Ano de defesa: | 1998 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/246275 |
Resumo: | Esta dissertação trata das representações culturais de corpo, dentro do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e da constituição do sujeito. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciêndas de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise consistiu em problematizar alguns dos discursos que operaram na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tornar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo cunhado durante minha estada junto a este grupo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraí, como resultado das sucessivas operações que realizei a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a "corpo e gênero" (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a "corpo e 'raça'" (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a "corpo e trabalho" (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realizo, também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e aponto as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo. |
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Santos, Luís Henrique Sacchi dosWortmann, Maria Lúcia Castagna2022-08-06T04:44:15Z1998http://hdl.handle.net/10183/246275000065611Esta dissertação trata das representações culturais de corpo, dentro do campo dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista que incorpora as contribuições de Michel Foucault acerca do discurso e da constituição do sujeito. O material empírico foi constituído a partir de uma pesquisa fundada em pressupostos etnográficos (observação-participante), realizada em uma sala de aula de ciêndas de um curso de supletivo de primeiro grau, noturno, voltado para o atendimento de trabalhadores/as metalúrgicos/as. A análise consistiu em problematizar alguns dos discursos que operaram na constituição dos corpos destes sujeitos, buscando dissecar/tornar visíveis as práticas de significação que os constituíram. O diário de campo cunhado durante minha estada junto a este grupo foi analisado com um texto (discurso), do qual extraí, como resultado das sucessivas operações que realizei a partir dos referenciais teóricos empregados, três eixos de análise. Eles dizem respeito às temáticas relacionadas a "corpo e gênero" (a beleza feminina como um modo de constituir a mulher, por dentro e por fora), a "corpo e 'raça'" (a supremacia branca que se encarna nos corpos/identidades negros/as) e a "corpo e trabalho" (visto a partir da repetição do movimento, do envelhecimento e da dor). Realizo, também, uma reflexão acerca das direções tomadas pelo trabalho ao longo de seu desenvolvimento e aponto as possíveis contribuições que ele pode oferecer para o estudo do corpo.This Essay refers to the cultural representations of the body in the fleld of Cultural Studies, in a post-structuralist perspective that includes Michel Foucault's contributions about the constitutions of the subject. The empiric material was developed throughout a research based on ethnographic presuppositions (observation - partidpant), which has taken place in a Science class of an elementary night course for steel workers (men and women). The analysis consisted of questioning some of the discourses that h ave intluenced in the constitution of these subjects, trying to make clear the signifying practices which have been part of them. The field diary made during the time I was studying this group was analyzed with a text (discourse) in which was a result of consecutive operations stemming from theoretical referentials used, three a~es of analysis. They have to do with the thematic referring to "body and gender" (the female beauty as a way of constituting the woman, inside and outside her), "body and race" (the white supremacy embodied in the bodies/negroes identities) and the "body and work" (from the point of view of movement repetition, aging and pain). I also reflect on the directions taken by the work over its development and point out possible contributions that it can offer to the study of the body.application/pdfporCulturaRepresentação visualUm olhar caleidoscópico sobre as representações culturais de corpoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065611.pdf.txt000065611.pdf.txtExtracted Texttext/plain402800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246275/2/000065611.pdf.txt965cc39fe2ea1ec2b8c1676bbecab0e9MD52ORIGINAL000065611.pdfTexto completoapplication/pdf19827185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246275/1/000065611.pdf783ebba7f1f18dc1ce11ea5457e1fb14MD5110183/2462752022-08-07 04:37:45.338837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-07T07:37:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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