Lecto-escrita e autonomia na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1991
Autor(a) principal: Dornelles, Leni Vieira
Orientador(a): Bordas, Merion Campos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/252891
Resumo: Este estudo é a resposta concreta de um posicionamento e de uma pratica que afirma que a educação pré-escolar pode ser transformadora, de modo a constituir-se a criança em um agente da construção do seu próprio conhecimento. O prometo desenvolveu-se numa escola de periferia de Porto Alegre. pertencente à rede estadual de educação no ano de 1989. Caracteri-za-se como um estudo de natureza qualitativa que objetivo ampliar o conhecimento sobre a situação cognitiva e autonomia da criança na faixa de cinco a seis anos. Com base na Teoria Construtivista de Jean Piaget, buscou-se aprofundar estudos que permitissem maior fundamentação 'quanto ao processo de produção do conhecimento pela criança da classe trabalhadora e as relações entre esse conhecimento e o desenvolvimento da autonomia da criança. Tendo a psicoqênese da lecto-escrita de Emilia Ferreiro como respaldo teórico, utilizaram-se ao longo da investigação provas que informariam sobre o nível de aprendizagem da lecto-escrita. A análise e avaliação ricas mesmas tiveram julgamento aproximado da realidade observada. Dentro das condeções naturais da criança. O prometo apresentou à escola uma proposta de intervenção que mudaria a prática metodológica convencional por outra que teria como base a reflexão enfie teoria e pratica que seria desenvolvendo com a participação das crianças. Tal concepção e prática curricular buscam ser coerentes com as reais necessidades das crianças de classes populares. Esta prática permitiu-nos produzir coletivamente o conllecimento educacional com vi-smas ã autonomia cognitiva e moral da criança. A sistematização curricular guiou o agir pedagógico cotidiano da sala de aula permitindo que professor e aluno crescessem em seus saberes. Por fim, com a intenção de mostrar esta caminhada, são narradas histórias vividas na escola da vila na certeza de que este relato irá sensibilizar outros professores da pré-escola na busca de uma forma de trabalho mais democrático e competente para com as crianças de classes populares.
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Tendo a psicoqênese da lecto-escrita de Emilia Ferreiro como respaldo teórico, utilizaram-se ao longo da investigação provas que informariam sobre o nível de aprendizagem da lecto-escrita. A análise e avaliação ricas mesmas tiveram julgamento aproximado da realidade observada. Dentro das condeções naturais da criança. O prometo apresentou à escola uma proposta de intervenção que mudaria a prática metodológica convencional por outra que teria como base a reflexão enfie teoria e pratica que seria desenvolvendo com a participação das crianças. Tal concepção e prática curricular buscam ser coerentes com as reais necessidades das crianças de classes populares. Esta prática permitiu-nos produzir coletivamente o conllecimento educacional com vi-smas ã autonomia cognitiva e moral da criança. A sistematização curricular guiou o agir pedagógico cotidiano da sala de aula permitindo que professor e aluno crescessem em seus saberes. Por fim, com a intenção de mostrar esta caminhada, são narradas histórias vividas na escola da vila na certeza de que este relato irá sensibilizar outros professores da pré-escola na busca de uma forma de trabalho mais democrático e competente para com as crianças de classes populares.This statement curve is abotut the position and the practice that say that tule kindergartferi education can be transformerr if can to do the childreen as a construction's agent of their own knowledge. Thls project was developed a as public school located in the peryphery of Porto Alegre in 1989. The study was characterized by a qualitative study. The objetive was to enlarge the knowledge about the cognitions and autonomy of childreen between 5 and 6 year old. We seer Jean Piaget's theories to deepen the study of the production's process of knowledqe for worring class children and the relationships between tais knowledge and autonomy development by childreen. We used beyond Jean Piaget an other theoretical reference that are Emilia Ferreiro's theories about t.he psychogenetic perspective. During the investigation, we usei the tese that could inquire about the levei. The projetc offered to the school and intervention i.n its proposal where we could chance the convencional practice methods for others that has a reflection between theory and practice, and will be developed with childreen's participation. This conception and curricular practice will be coherent with the trufa necessity of the working class childreen. The praxes allowed to produce collectively the educacional knowLedge, havinq in the mind the autonomy and the moral of the children. The curricular systematizati on went by the pedagogy action on the daily's class, it allowed in the teacher and childreen to grei up in their knowledge. Finaly, we use trufa stories of the village in tais experience and wehope will sensibiLize kindergarten's teachers to do more democratic work with the worring class childreen.application/pdfporEducação pré-escolarProfessor AutonomiaEscritaLeituraAlfabetizaçãoClasse popularLecto-escrita e autonomia na pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1991mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000086933.pdf.txt000086933.pdf.txtExtracted Texttext/plain1243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252891/2/000086933.pdf.txt8ba1a41c33221169efbda67c0dc815fcMD52ORIGINAL000086933.pdfTexto completoapplication/pdf11960811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252891/1/000086933.pdf9f3033c21860758e2399176eacf633c9MD5110183/2528912022-12-21 05:51:57.6462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-21T07:51:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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