A utilização da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências da natureza na educação básica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Victor João da Rocha Maia
Orientador(a): Garcia, Rosane Nunes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/198305
Resumo: Esta Tese apresenta como objetivo geral investigar, a partir das teorias de aprendizagem de Mayer (2001), Ausubel (1963) e Novak (1977), quais recursos pedagógicos, se textos ou quadrinhos, podem se mostrar mais eficazes para produzir novos subsunçores e, assim, favorecer as aprendizagens significativas nas Ciências da Natureza. Tanto a Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) proposta por Ausubel (1963), quanto a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Mayer (2001), apresentam suporte teórico para analisar aprendizagens produzidas com o auxílio de materiais pedagógicos utilizados pelo(a) aluno(a). A Teoria de Educação, proposta por Novak (1977) tem relação com a teoria ausubeliana, porém com uma abordagem “holística”, trazendo no seu enfoque uma proposta de avaliação da aprendizagem utilizando os mapas conceituais. A Tese apresenta-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e usa como métodos a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada associada com o uso da técnica da vinheta e a técnica de storyboard para adaptação de mídias, além da construção de mapas conceituais, apoiados nos pressupostos de Novak e Gowin (1984). A tradução intersemiótica (adaptação) foi realizada a partir do episódio 10 “Problemas Emprestados do Futuro” da 3ª temporada da série da série de TV por assinatura do The Flash, pertencente a franquia de super-heróis em quadrinhos da DC Comics, uma subsidiária da Warner Bros Entertainment, Inc. O filme traz uma narrativa sobre incêndio (combustão), apresentando uma breve explicação sobre o conteúdo relacionado à fuligem. O primeiro material pedagógico produzido recebeu o nome de fotonovela híbrida por possuir características tanto de fotonovela, como de graphic novel. A segunda adaptação produziu um material do tipo graphic novel. Para testagem das aprendizagens produzidas pelo material pedagógico, foi produzido também um texto narrativo que contivesse os mesmos elementos existentes nas produções dos gêneros em quadrinhos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, sendo 8 estudantes do 3º ano e 12 do 1º ano. Os resultados gerais da Tese foram estruturados em quatro artigos. O primeiro artigo intitulado “A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015”, foi uma pesquisa de natureza bibliográfica e apresenta em seus resultados uma concentração de produção científica sobre quadrinhos, utilizando conceitos das Ciências da Natureza, principalmente nas regiões sudeste e sul do país. Apesar de ocorrer um crescimento nessa produção é necessário que ela possa se expandir para as outras regiões do país. O segundo artigo intitulado de “Adaptando a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer na utilização de quadrinhos para o ensino das Ciências da Natureza: Um contraponto à leitura de textos”, foi também uma pesquisa de natureza bibliográfica, apresentando a possibilidade de que esta teoria seja um suporte teórico adequado para a produção e uso de quadrinhos no ensino. O terceiro artigo, “Histórias em quadrinhos: breve histórico, conceitos e uma possibilidade de utilização para o ensino das Ciências da Natureza”, faz uma abordagem histórica sobre os quadrinhos, trazendo sugestões do uso de tiras cômicas como material pedagógico para o ensino nesta área de conhecimento. O quarto e último artigo, intitulado “Produção e aplicação de fotonovela híbrida: a utilização do personagem The Flash para a aprendizagem de conceitos básicos de Ciências da Natureza sobre combustão”, apresenta uma pesquisa feita com os estudantes do 3° ano que leram fotonovela híbrida ou textos contendo conteúdo relacionado à combustão. Foi possível verificar que os estudantes que leram fotonovela híbrida desenvolveram mais aprendizagens em relação ao conteúdo, quando comparados aos que leram texto. Pesquisas futuras serão necessárias para concluir a análise meticulosa dos dados obtidos com alunos do 1º ano do Ensino Médio de 2018 que leram a graphic novel ou texto. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados pretende contribuir para a melhoria do ensino nas Ciências da Natureza por apresentar possibilidades inovadoras para a construção de materiais pedagógicos com o uso da tradução intersemiótica (adaptação) para o gênero quadrinhos. O material produzido até aqui será utilizado posteriormente para produção de novos artigos e também para a divulgação dos métodos aqui apontados em oficinas de extensão e cursos de formação de professores, apresentando mais opções de metodologias na utilização de novos materiais pedagógicos pelos professores em sala de aula.
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A Tese apresenta-se como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e usa como métodos a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada associada com o uso da técnica da vinheta e a técnica de storyboard para adaptação de mídias, além da construção de mapas conceituais, apoiados nos pressupostos de Novak e Gowin (1984). A tradução intersemiótica (adaptação) foi realizada a partir do episódio 10 “Problemas Emprestados do Futuro” da 3ª temporada da série da série de TV por assinatura do The Flash, pertencente a franquia de super-heróis em quadrinhos da DC Comics, uma subsidiária da Warner Bros Entertainment, Inc. O filme traz uma narrativa sobre incêndio (combustão), apresentando uma breve explicação sobre o conteúdo relacionado à fuligem. O primeiro material pedagógico produzido recebeu o nome de fotonovela híbrida por possuir características tanto de fotonovela, como de graphic novel. A segunda adaptação produziu um material do tipo graphic novel. Para testagem das aprendizagens produzidas pelo material pedagógico, foi produzido também um texto narrativo que contivesse os mesmos elementos existentes nas produções dos gêneros em quadrinhos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, sendo 8 estudantes do 3º ano e 12 do 1º ano. Os resultados gerais da Tese foram estruturados em quatro artigos. O primeiro artigo intitulado “A pesquisa sobre o uso dos quadrinhos no ensino das Ciências da Natureza apresentadas nos ENPECs de 1997 a 2015”, foi uma pesquisa de natureza bibliográfica e apresenta em seus resultados uma concentração de produção científica sobre quadrinhos, utilizando conceitos das Ciências da Natureza, principalmente nas regiões sudeste e sul do país. Apesar de ocorrer um crescimento nessa produção é necessário que ela possa se expandir para as outras regiões do país. O segundo artigo intitulado de “Adaptando a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Mayer na utilização de quadrinhos para o ensino das Ciências da Natureza: Um contraponto à leitura de textos”, foi também uma pesquisa de natureza bibliográfica, apresentando a possibilidade de que esta teoria seja um suporte teórico adequado para a produção e uso de quadrinhos no ensino. O terceiro artigo, “Histórias em quadrinhos: breve histórico, conceitos e uma possibilidade de utilização para o ensino das Ciências da Natureza”, faz uma abordagem histórica sobre os quadrinhos, trazendo sugestões do uso de tiras cômicas como material pedagógico para o ensino nesta área de conhecimento. O quarto e último artigo, intitulado “Produção e aplicação de fotonovela híbrida: a utilização do personagem The Flash para a aprendizagem de conceitos básicos de Ciências da Natureza sobre combustão”, apresenta uma pesquisa feita com os estudantes do 3° ano que leram fotonovela híbrida ou textos contendo conteúdo relacionado à combustão. Foi possível verificar que os estudantes que leram fotonovela híbrida desenvolveram mais aprendizagens em relação ao conteúdo, quando comparados aos que leram texto. Pesquisas futuras serão necessárias para concluir a análise meticulosa dos dados obtidos com alunos do 1º ano do Ensino Médio de 2018 que leram a graphic novel ou texto. Esta Tese, além dos resultados gerais apresentados pretende contribuir para a melhoria do ensino nas Ciências da Natureza por apresentar possibilidades inovadoras para a construção de materiais pedagógicos com o uso da tradução intersemiótica (adaptação) para o gênero quadrinhos. O material produzido até aqui será utilizado posteriormente para produção de novos artigos e também para a divulgação dos métodos aqui apontados em oficinas de extensão e cursos de formação de professores, apresentando mais opções de metodologias na utilização de novos materiais pedagógicos pelos professores em sala de aula.This thesis aims to investigate, from the learning theories of Mayer (2001), Ausubel (1963) and Novak (1977), which pedagogical resources, whether texts or comics, can be more effective to produce new subsumes, thus, to favor the significant learning in the Nature Science. Both the Theory of Meaningful Learning (TML) proposed by Ausubel (1963), and the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) proposed by Mayer (2001), present theoretical support to analyze learning produced with the aid of pedagogical materials used by the student. The Novak´s Theory of Education (1977) is related to the theory of Ausubel, but with a "holistic" approach, bringing in its focus a proposal for evaluating learning by using conceptual maps. This thesis presents as a qualitative and exploratory research and uses bibliographical and documentary research methods, semi-structured interview associated with the use of the vignette and storyboard techniques for adaptation of medias, besides the construction of conceptual maps, based on Novak and Gowin (1984) assumptions. The intersemiotic translation (adaptation) was made from episode 10 "Borrowing Problems from the Future" of Season 3 of the pay per view TV series of The Flash, owned by the comic book superhero franchise of DC Comics, a subsidiary of Warner Bros. Entertainment, Inc. The film brings a narrative about fire (combustion), presenting a brief explanation about soot. The first pedagogical material produced was named “hybrid photocomic” because it had both photocomic and graphic novel characteristics. The second adaptation produced a graphic novel. In order to test the learning produced by the pedagogical material, a narrative text was also produced, containing the same elements present in the productions of comic books. The research participants were high school students from UFRGS Colégio de Aplicação, being 8 students from the third year and 12 from the first year. The general results of the thesis were structured in four articles. The first article entitled "The research on the use of comics in the teaching of the Natural Sciences presented in the ENPECs from 1997 to 2015" was a bibliographic research and presents in its results a concentration of scientific production on comics, using concepts of the Nature Sciences, especially in the Brazilian southeastern and southern regions. Although there is a growth in this production, it is necessary that it can expand to other regions of the country. The second article entitled "Adapting Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) in the use of comics for the teaching of the Nature Sciences: A counterpoint to reading texts", was also a bibliographical research, presenting the possibility that this theory is an adequate theoretical support for the production and use of comics in teaching. The third article, "Comic Stories: Brief History, Concepts and a Possibility of Use for the Teaching of the Nature Sciences," takes a historical approach to comics, bringing suggestions of the use of comic strips as pedagogical material for teaching in this area of knowledge. The fourth and final article, entitled "Production and application of hybrid photocomic: the use of The Flash character for the learning of basic concepts of the Natural Sciences on combustion", presents a research developed with students of the third year who have read hybrid photocomic or texts containing theoretical explanation related to combustion. It was possible to verify that the students who have read hybrid photocomic developed more learning in relation to the content, when compared to those who have read text. Future research will be needed to complete the meticulous analysis of the data obtained with students in the first year of high school in 2018 who have read the graphic novel or text. This thesis, in addition to the general results presented, aims to contribute to the improvement of teaching in the Natural Sciences by presenting innovative possibilities for the construction of pedagogical materials with the use of intersemiotic translation (adaptation) for the comics genre. The material produced so far will be used later for the production of new papers and also for the dissemination of the methods mentioned here in extension workshops and teacher training courses, presenting more options of methodologies in the use of new teaching materials by teachers in the classroom.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação básicaHistória em quadrinhosAprendizagem significativaNature sciences teachingLearning theoriesHybrid photocomicGraphic novelSignificant learningConceptual mapsComic genreA utilização da linguagem dos quadrinhos no ensino de ciências da natureza na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099478.pdf.txt001099478.pdf.txtExtracted Texttext/plain562233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198305/2/001099478.pdf.txt919a3ad731fb89320e82c47482600738MD52ORIGINAL001099478.pdfTexto completoapplication/pdf26411487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198305/1/001099478.pdf7c7773557164d59262d067e6e7fe3fc7MD5110183/1983052019-08-24 02:31:10.531986oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-24T05:31:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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