Tecnologia GPS em pesquisa de origem e destino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcelle Dorneles
Orientador(a): Cybis, Helena Beatriz Bettella
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/101182
Resumo: As pesquisas de origem e destino (Pesquisas O/D) são tradicionalmente realizadas a partir do relato dos participantes de todas as viagens ocorridas nos últimos dias. No entanto, uma série de estudos realizados recentemente aponta que existem equívocos nos relatos dos participantes nas pesquisas O/D tradicionais, principalmente em relação à distância e ao tempo dos percursos relatados. Esses estudos apontam a utilização da tecnologia GPS (Global Positioning System) como uma forma confiável para a obtenção de informações sobre cada etapa de viagem. A tecnologia GPS, apesar de suas limitações, está disponível popularmente nos últimos anos e apresenta resultados significativos de registros em tempo real, inclusive de viagens curtas. Dessa forma, foram levantadas as experiências internacionais de estudos de pesquisas O/D segmentadas por etapa de viagem, utilizando a tecnologia GPS. Com base nisso, foi aplicada uma pesquisa de origem e destino na Região Metropolitana de Porto Alegre com GPS e com Entrevistas posteriores. Os estudos estrangeiros apontam que essa é a melhor forma para obtenção dos dados e minimização dos erros. Os dados coletados na pesquisa O/D foram tabulados em um banco de dados e as informações registradas foram tratadas em softwares gráficos gratuítos. Sendo assim, foi possível cruzar os dados relatados pelos participantes na entrevista com os dados registrados pelo aparelho GPS. As análises apontam que todos os indivíduos apresentaram discrepâncias no relato da duração e da distância, em comparação aos dados efetivamente registrados. Essas discrepâncias foram tanto positivas quanto negativas. As implicações dessas diferenças entre os dados relatados e registrados no GPS para fins de modelagem foram vistas nos modelos de escolha modal Logit Multinomial elaborados. O modelo elaborado a partir de dados registrados pelo GPS aponta ajustes apropriados e resultado significativo de variáveis. O modelo elaborado com base nos dados relatados não se comporta como o esperado, conforme as hipóteses previamente estabelecidas, e apresenta variáveis não significativas.
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Dessa forma, foram levantadas as experiências internacionais de estudos de pesquisas O/D segmentadas por etapa de viagem, utilizando a tecnologia GPS. Com base nisso, foi aplicada uma pesquisa de origem e destino na Região Metropolitana de Porto Alegre com GPS e com Entrevistas posteriores. Os estudos estrangeiros apontam que essa é a melhor forma para obtenção dos dados e minimização dos erros. Os dados coletados na pesquisa O/D foram tabulados em um banco de dados e as informações registradas foram tratadas em softwares gráficos gratuítos. Sendo assim, foi possível cruzar os dados relatados pelos participantes na entrevista com os dados registrados pelo aparelho GPS. As análises apontam que todos os indivíduos apresentaram discrepâncias no relato da duração e da distância, em comparação aos dados efetivamente registrados. Essas discrepâncias foram tanto positivas quanto negativas. As implicações dessas diferenças entre os dados relatados e registrados no GPS para fins de modelagem foram vistas nos modelos de escolha modal Logit Multinomial elaborados. O modelo elaborado a partir de dados registrados pelo GPS aponta ajustes apropriados e resultado significativo de variáveis. O modelo elaborado com base nos dados relatados não se comporta como o esperado, conforme as hipóteses previamente estabelecidas, e apresenta variáveis não significativas.Origin and destination surveys are traditionally made from the participants' reports of all trips occurring in the last days, known as Diary Trip. However, a number of recent studies show that there are mistakes in the accounts of participants in traditional origin and destinations surveys, especially in relation to distance and time. These studies point the use of GPS (Global Positioning System) technology as a reliable way to obtain information about each trip leg. GPS technology, despite its limitations, is popularly available in recent years and presents significant results of real-time records, including short trips. Therefore, we surveyed the experiences of international origin and destination studies segmented by leg trip, using GPS technology. Based on this, a origin and destination survey was applied in the metropolitan region of Porto Alegre with GPS and Diary Trip. Foreign studies indicate that this is the best way to obtain the data and minimizing errors. The data collected in the origin and destination survey were tabulated in a database and the information recorded was treated in free graphics software. Therefore, it was possible to cross the data reported by the participants in the Diary Trips with the data recorded by the GPS. The analyzes suggest that all subjects had discrepancies in reporting the duration and distance, compared to the data actually reported. These discrepancies have been both positive and negative. The implications of these differences, between reported and recorded on the GPS data, for modeling, can be seeing in the modal choice model Multinomial Logit elaborate. The model developed from data recorded by the GPS indicates appropriate adjustments and significant outcome variables. The model developed based on reported data does not behave as expected, as previously established hypotheses, and presents no significant variables.application/pdfporTransporte : PlanejamentoSistema de Posicionamento Global (GPS)Origin and destination surveyData collectionModal choice modelTransportation planningTecnologia GPS em pesquisa de origem e destinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000929835.pdf000929835.pdfTexto completoapplication/pdf1070590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101182/1/000929835.pdff416304f66d94d358898495f88e0a1dfMD51TEXT000929835.pdf.txt000929835.pdf.txtExtracted Texttext/plain166644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101182/2/000929835.pdf.txt1197b229d4a6fc6dc3670f3481ee071bMD52THUMBNAIL000929835.pdf.jpg000929835.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101182/3/000929835.pdf.jpgc6cf1e3de0893fe9b1be82790bfb5400MD5310183/1011822018-10-22 09:15:54.398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:15:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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