Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/142242 |
Resumo: | Na Dissertação são descritas experiências na disciplina de Artes, junto a jovens estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, sistematizadas através de processos que se aproximam de uma pesquisa-ação, ou pesquisa na ação, no campo da performance. O termo “performance” relaciona-se à ideia de arte que se mistura à vida como um acontecimento, forma estética explorada a partir dos anos 1960 e 1970 em diferentes países do mundo ocidental. A palavra “experiência” remete à prática artística e à memória de momentos vividos coletivamente com os estudantes, que geraram significados variados para os envolvidos, reinterpretados na pesquisa, cujo foco está na criação, na composição de episódios performativos e na reflexão sobre como esses experimentos repercutem nas relações aluno- professor-escola-vida. |
id |
URGS_77ffac62d09dcf974553a22a819e77cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142242 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Geraldo BuenoSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-06-02T02:08:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/142242000993704Na Dissertação são descritas experiências na disciplina de Artes, junto a jovens estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, sistematizadas através de processos que se aproximam de uma pesquisa-ação, ou pesquisa na ação, no campo da performance. O termo “performance” relaciona-se à ideia de arte que se mistura à vida como um acontecimento, forma estética explorada a partir dos anos 1960 e 1970 em diferentes países do mundo ocidental. A palavra “experiência” remete à prática artística e à memória de momentos vividos coletivamente com os estudantes, que geraram significados variados para os envolvidos, reinterpretados na pesquisa, cujo foco está na criação, na composição de episódios performativos e na reflexão sobre como esses experimentos repercutem nas relações aluno- professor-escola-vida.In the study experiences in the discipline of Art are described, with young students from 1st and 2nd year of High School in a public school in Porto Alegre, systematized through processes that resemble an action research, or research in action in the field of performance. The term "performance" is related to the idea of art that blends to life as an event, aesthetic form explored from the 1960s and 1970s in different countries of the Western world. The word "experience" refers to the artistic practice and the memory of moments lived collectively with students, which generated different meanings for those involved, reinterpreted in the research, which is focused on the creation, on the composition of performative episodes, and on the reflection about the way these experiments affect student-teacher-school-liferelations.application/pdfporArte : EducaçãoPerformance (Teatro)ExperiênciaJuventudeArtEducationPerformanceExperienceYouthPráticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993704.pdf000993704.pdfTexto completoapplication/pdf8012950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/1/000993704.pdfdc203eff5d1018d33e09549a3a9d30dcMD51TEXT000993704.pdf.txt000993704.pdf.txtExtracted Texttext/plain219294http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/2/000993704.pdf.txtabb32ceffa677656f22e930e67dc68ccMD52THUMBNAIL000993704.pdf.jpg000993704.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/3/000993704.pdf.jpga21e8024e2c353eae768ed0b9cb014d6MD5310183/1422422018-10-26 09:36:20.926oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:36:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
title |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
spellingShingle |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais Fischer, Geraldo Bueno Arte : Educação Performance (Teatro) Experiência Juventude Art Education Performance Experience Youth |
title_short |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
title_full |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
title_fullStr |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
title_sort |
Práticas performativas no ensino médio : experiências na disciplina de Artes Visuais |
author |
Fischer, Geraldo Bueno |
author_facet |
Fischer, Geraldo Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Geraldo Bueno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte : Educação Performance (Teatro) Experiência Juventude |
topic |
Arte : Educação Performance (Teatro) Experiência Juventude Art Education Performance Experience Youth |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art Education Performance Experience Youth |
description |
Na Dissertação são descritas experiências na disciplina de Artes, junto a jovens estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, sistematizadas através de processos que se aproximam de uma pesquisa-ação, ou pesquisa na ação, no campo da performance. O termo “performance” relaciona-se à ideia de arte que se mistura à vida como um acontecimento, forma estética explorada a partir dos anos 1960 e 1970 em diferentes países do mundo ocidental. A palavra “experiência” remete à prática artística e à memória de momentos vividos coletivamente com os estudantes, que geraram significados variados para os envolvidos, reinterpretados na pesquisa, cujo foco está na criação, na composição de episódios performativos e na reflexão sobre como esses experimentos repercutem nas relações aluno- professor-escola-vida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T02:08:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142242 |
identifier_str_mv |
000993704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/1/000993704.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/2/000993704.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142242/3/000993704.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dc203eff5d1018d33e09549a3a9d30dc abb32ceffa677656f22e930e67dc68cc a21e8024e2c353eae768ed0b9cb014d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065057120550912 |