Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Vecchio, Rafael Augusto
Orientador(a): Klering, Luis Roque
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/22740
Resumo: As universidades têm ocupado posição destacada ao longo da história, participando ativamente da estruturação social, política e econômica do mundo desde sua criação na Europa do século XI. Uma das formas em que se percebe esta relevância das universidades para a fundamentação de uma sociedade diz respeito ao papel que as mesmas cumprem no desenvolvimento de um país ou região. No Brasil, ainda que as universidades cumpram uma trajetória breve se comparadas com as instituições dos países centrais, a prática acadêmica tem tomado parte nos esforços de superação das dificuldades referentes a uma nação subdesenvolvida, auxiliando, na medida do possível, na construção dos caminhos para que o país possa, efetivamente, desenvolverse. Nesta tese a intenção foi estudar uma destas situações em que é reconhecida a importância da estrutura universitária, e o Estado, confiando no poder de resposta do trabalho acadêmico, projeta estrategicamente a criação de uma Universidade como elemento catalisador de seu desenvolvimento. A experiência investigada se refere à atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que, fundada em 2001, propõe um olhar mais abrangente acerca do conceito de desenvolvimento, que leve em conta, além das questões concernentes ao crescimento econômico, os aspectos relacionados à inclusão social, à distribuição da riqueza gerada, e à preservação dos saberes locais, buscando articular os fatores de ordem econômica com os elementos advindos da política, da cultura e do exercício da cidadania. Como resultado da pesquisa, inferiu-se que o potencial de contribuição da Universidade advém de seu fomento à vocação agrícola, através do estímulo às potencialidades locais; da ênfase na sustentabilidade como orientadora das ações voltadas ao aprimoramento da atividade produtiva; do foco das atividades acadêmicas no fortalecimento da economia interna e sua autonomia; do objetivo de auxiliar na inserção do Rio Grande do Sul no contexto internacional; da formação de sujeitos e do protagonismo como referências ao preparo dos futuros profissionais; da premissa da responsabilidade e das implicações sociais subjacentes ao conhecimento; da disposição em vincular-se com as comunidades, direcionando as ações à inclusão social e ao atendimento das demandas da população; e da constituição de redes de articulação inter-regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre indivíduos e organizações atuantes nas diferentes localidades do Estado.
id URGS_7a98c5dcc1aa662795060bc01a5f6e3b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22740
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Vecchio, Rafael AugustoKlering, Luis Roque2010-05-22T04:17:18Z2010http://hdl.handle.net/10183/22740000738958As universidades têm ocupado posição destacada ao longo da história, participando ativamente da estruturação social, política e econômica do mundo desde sua criação na Europa do século XI. Uma das formas em que se percebe esta relevância das universidades para a fundamentação de uma sociedade diz respeito ao papel que as mesmas cumprem no desenvolvimento de um país ou região. No Brasil, ainda que as universidades cumpram uma trajetória breve se comparadas com as instituições dos países centrais, a prática acadêmica tem tomado parte nos esforços de superação das dificuldades referentes a uma nação subdesenvolvida, auxiliando, na medida do possível, na construção dos caminhos para que o país possa, efetivamente, desenvolverse. Nesta tese a intenção foi estudar uma destas situações em que é reconhecida a importância da estrutura universitária, e o Estado, confiando no poder de resposta do trabalho acadêmico, projeta estrategicamente a criação de uma Universidade como elemento catalisador de seu desenvolvimento. A experiência investigada se refere à atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que, fundada em 2001, propõe um olhar mais abrangente acerca do conceito de desenvolvimento, que leve em conta, além das questões concernentes ao crescimento econômico, os aspectos relacionados à inclusão social, à distribuição da riqueza gerada, e à preservação dos saberes locais, buscando articular os fatores de ordem econômica com os elementos advindos da política, da cultura e do exercício da cidadania. Como resultado da pesquisa, inferiu-se que o potencial de contribuição da Universidade advém de seu fomento à vocação agrícola, através do estímulo às potencialidades locais; da ênfase na sustentabilidade como orientadora das ações voltadas ao aprimoramento da atividade produtiva; do foco das atividades acadêmicas no fortalecimento da economia interna e sua autonomia; do objetivo de auxiliar na inserção do Rio Grande do Sul no contexto internacional; da formação de sujeitos e do protagonismo como referências ao preparo dos futuros profissionais; da premissa da responsabilidade e das implicações sociais subjacentes ao conhecimento; da disposição em vincular-se com as comunidades, direcionando as ações à inclusão social e ao atendimento das demandas da população; e da constituição de redes de articulação inter-regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre indivíduos e organizações atuantes nas diferentes localidades do Estado.The universities have been occupying an outstanding position along the history. They have been participating actively of the social, political and economical structuring of the world since their creation in Europe in the XI century. One of the ways to perceive the relevance of Universities to the foundation of a society regards to the role they play in the development of a country or an area. In Brazil, even though their trajectory is short if compared to institutions of Central countries, the academic practice has been part of the efforts to overcome the difficulties found in an underdeveloped nation, helping whenever it is possible, in the construction of ways for the country to develop. This work aims at studying one of these situations in which it is recognized the importance of the academic structure. And the State, trusting the power of responses of academic work, projects strategically the creation of an University as a catalytic element of its development. The experience investigated refers to the performance of State of Rio Grande do Sul State University (UERGS), which founded in 2001, proposes a comprehensive look into the concept of development that takes into account, besides matters, concerning the economic growth, the aspects related to the social inclusion, distribution of wealth, and preserving of the local knowledge, searching to articulate the economical factors with those coming from politics, culture and citizenship. The result of this research, it was inferred that the potential of the contribution of the University, comes from the incentive to agricultural vocation through the stimulation of the local potentialities, from the emphasis to sustainability as a guide to actions focused to the perfection of productive activities, from the focus on academic activities in the strenghtening of the internal economy and its autonomy, from the purpose to help inserting Rio Grande do Sul into the international context; from the formation of people and the protagonism as reference to the preparation of future professionals; from the premises of responsibility and social implications underlaying knowledge; from the disposition linking to communities, addressing actions to social inclusion and the attending the demands of the population; and from the constitution of inter-regional articulated networks, promoting dialogue and exchange of experiences between individuals and organizations that act in the different places of the State.application/pdfporUniversidade Estadual do Rio Grande do Sul.Desenvolvimento regionalCrescimento econômicoUniversidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738958.pdf000738958.pdfTexto completoapplication/pdf1016026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/1/000738958.pdf4678c0dd4b50e2602bc8179af745a872MD51TEXT000738958.pdf.txt000738958.pdf.txtExtracted Texttext/plain609689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/2/000738958.pdf.txt7924fb37b653fad3736a4d8663639187MD52THUMBNAIL000738958.pdf.jpg000738958.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/3/000738958.pdf.jpg8b460ba87a799cf3d158320aba86670bMD5310183/227402018-10-17 07:55:12.047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:55:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
title Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
spellingShingle Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Vecchio, Rafael Augusto
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento regional
Crescimento econômico
title_short Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
title_full Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
title_fullStr Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
title_sort Universidades e desenvolvimento : um estudo sobre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
author Vecchio, Rafael Augusto
author_facet Vecchio, Rafael Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vecchio, Rafael Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klering, Luis Roque
contributor_str_mv Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento regional
Crescimento econômico
topic Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento regional
Crescimento econômico
description As universidades têm ocupado posição destacada ao longo da história, participando ativamente da estruturação social, política e econômica do mundo desde sua criação na Europa do século XI. Uma das formas em que se percebe esta relevância das universidades para a fundamentação de uma sociedade diz respeito ao papel que as mesmas cumprem no desenvolvimento de um país ou região. No Brasil, ainda que as universidades cumpram uma trajetória breve se comparadas com as instituições dos países centrais, a prática acadêmica tem tomado parte nos esforços de superação das dificuldades referentes a uma nação subdesenvolvida, auxiliando, na medida do possível, na construção dos caminhos para que o país possa, efetivamente, desenvolverse. Nesta tese a intenção foi estudar uma destas situações em que é reconhecida a importância da estrutura universitária, e o Estado, confiando no poder de resposta do trabalho acadêmico, projeta estrategicamente a criação de uma Universidade como elemento catalisador de seu desenvolvimento. A experiência investigada se refere à atuação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), que, fundada em 2001, propõe um olhar mais abrangente acerca do conceito de desenvolvimento, que leve em conta, além das questões concernentes ao crescimento econômico, os aspectos relacionados à inclusão social, à distribuição da riqueza gerada, e à preservação dos saberes locais, buscando articular os fatores de ordem econômica com os elementos advindos da política, da cultura e do exercício da cidadania. Como resultado da pesquisa, inferiu-se que o potencial de contribuição da Universidade advém de seu fomento à vocação agrícola, através do estímulo às potencialidades locais; da ênfase na sustentabilidade como orientadora das ações voltadas ao aprimoramento da atividade produtiva; do foco das atividades acadêmicas no fortalecimento da economia interna e sua autonomia; do objetivo de auxiliar na inserção do Rio Grande do Sul no contexto internacional; da formação de sujeitos e do protagonismo como referências ao preparo dos futuros profissionais; da premissa da responsabilidade e das implicações sociais subjacentes ao conhecimento; da disposição em vincular-se com as comunidades, direcionando as ações à inclusão social e ao atendimento das demandas da população; e da constituição de redes de articulação inter-regionais, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre indivíduos e organizações atuantes nas diferentes localidades do Estado.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-22T04:17:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22740
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000738958
url http://hdl.handle.net/10183/22740
identifier_str_mv 000738958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/1/000738958.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/2/000738958.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22740/3/000738958.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4678c0dd4b50e2602bc8179af745a872
7924fb37b653fad3736a4d8663639187
8b460ba87a799cf3d158320aba86670b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064942419968000