Os lugares da empregada doméstica no cinema brasileiro: um estudo a partir das personagens secundárias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Christ, Kelly Demo
Orientador(a): Rossini, Miriam de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/249767
Resumo: Empregadas domésticas fizeram, e ainda fazem parte de narrativas diversas do cinema brasileiro, na maior parte das vezes em papéis secundários e de figuração. Com o objetivo de compreender os lugares sócio-simbólicos desempenhados por elas, selecionamos longasmetragens ficcionais brasileiros em que as personagens aparecessem em papéis secundários, lançados após os anos 2000. O corpus está assim constituído: Cronicamente inviável (Sérgio Bianchi, 2000), A partilha (Daniel Filho 2001), Trabalhar cansa (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2011), O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Casa grande (Fellipe Gamarano Barbosa, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) e Domingo (Clara Linhart, Fellipe Gamarano Barbosa, 2018). Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise fílmica (AUMONT, 2009), e como estratégia metodológica, a criação de montagens com as cenas nas quais as personagens aparecem. Para melhor explorar a complexidade do conceito de lugar (AUGÉ, 2012), discutiremos suas conotações físicas (os espaços de circulação das domésticas nas cenas), e suas conotações sócio-simbólicas. Selecionamos os lugares de obediência e desobediência propondo falar sobre as relações de hierarquia e poder entre patrões e empregadas, que ocorrem também através das táticas (CERTEAU, 2014). Discutiremos os lugares de afeto e solidão, os quais permeiam as ambiguidades afetivas (GOLDENSTEIN, 2003), a participação das empregadas domésticas em uma família que não são as suas. Pelo processo de montagem, selecionamos cenas em que esses lugares aparecem, possibilitando conexões com os imaginários (JODELET, 2001; PESAVENTO, 2012) em relação a empregadas domésticas, construídos ao longo da história (RONCADOR, 2008). Nosso problema é, portanto, entender como esses lugares sócio-simbólicos são desempenhados por essas personagens nos filmes que compõem nosso corpus de análise. A relevância desta pesquisa está em discutir uma significativa parcela de trabalhadoras, durante um período de fortes discussões sobre seus direitos, através do cinema, ferramenta de expressão cultural capaz de expor discursos, visões de mundo, valores e identidades. Observamos, por fim, como são diversificadas as formas com as quais as personagens são construídas, ainda que todas elas partilhem de questões de classe e gênero, e a grande maioria de questões de raça. Percebemos que os lugares selecionados são carregados por ambiguidades, fazendo notar as ambivalências, tanto nos filmes, quanto na sociedade brasileira.
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spelling Christ, Kelly DemoRossini, Miriam de Souza2022-10-07T04:50:39Z2022http://hdl.handle.net/10183/249767001149556Empregadas domésticas fizeram, e ainda fazem parte de narrativas diversas do cinema brasileiro, na maior parte das vezes em papéis secundários e de figuração. Com o objetivo de compreender os lugares sócio-simbólicos desempenhados por elas, selecionamos longasmetragens ficcionais brasileiros em que as personagens aparecessem em papéis secundários, lançados após os anos 2000. O corpus está assim constituído: Cronicamente inviável (Sérgio Bianchi, 2000), A partilha (Daniel Filho 2001), Trabalhar cansa (Juliana Rojas e Marco Dutra, 2011), O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Casa grande (Fellipe Gamarano Barbosa, 2015), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) e Domingo (Clara Linhart, Fellipe Gamarano Barbosa, 2018). Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica e análise fílmica (AUMONT, 2009), e como estratégia metodológica, a criação de montagens com as cenas nas quais as personagens aparecem. Para melhor explorar a complexidade do conceito de lugar (AUGÉ, 2012), discutiremos suas conotações físicas (os espaços de circulação das domésticas nas cenas), e suas conotações sócio-simbólicas. Selecionamos os lugares de obediência e desobediência propondo falar sobre as relações de hierarquia e poder entre patrões e empregadas, que ocorrem também através das táticas (CERTEAU, 2014). Discutiremos os lugares de afeto e solidão, os quais permeiam as ambiguidades afetivas (GOLDENSTEIN, 2003), a participação das empregadas domésticas em uma família que não são as suas. Pelo processo de montagem, selecionamos cenas em que esses lugares aparecem, possibilitando conexões com os imaginários (JODELET, 2001; PESAVENTO, 2012) em relação a empregadas domésticas, construídos ao longo da história (RONCADOR, 2008). Nosso problema é, portanto, entender como esses lugares sócio-simbólicos são desempenhados por essas personagens nos filmes que compõem nosso corpus de análise. A relevância desta pesquisa está em discutir uma significativa parcela de trabalhadoras, durante um período de fortes discussões sobre seus direitos, através do cinema, ferramenta de expressão cultural capaz de expor discursos, visões de mundo, valores e identidades. Observamos, por fim, como são diversificadas as formas com as quais as personagens são construídas, ainda que todas elas partilhem de questões de classe e gênero, e a grande maioria de questões de raça. Percebemos que os lugares selecionados são carregados por ambiguidades, fazendo notar as ambivalências, tanto nos filmes, quanto na sociedade brasileira.Domestic workers have been part of different narratives of Brazilian cinema, most of the time in secondary and figurative roles. In order to understand the socio-symbolic roles played by them; we selected Brazilian fictional feature films (released after the 2000s) in which the characters appeared in secondary roles. The corpus is constituted by: Chronically unfeasible (Sérgio Bianchi, 2000), The inheritance (Daniel Filho 2001), Hard labor (Juliana Rojas and Marco Dutra, 2011), Neighboring sounds (Kleber Mendonça Filho, 2012), Casa grande (Fellipe Gamarano Barbosa, 2014), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) and Domingo (Clara Linhart, Fellipe Gamarano Barbosa, 2018). We used bibliographic research and film analysis as methodology (AUMONT, 2009), and as a methodological strategy, we used the creation of montages with the scenes where the characters appear. To better explore the complexity of the concept of place (AUGÉ, 2012), we will discuss its physical connotations (the spaces of circulation of the domestic workers in the scenes), and its socio-symbolic connotations. We selected the roles of obedience and disobedience, to talk about the relations of hierarchy and power between bosses and employees, which also occur through tactics (CERTEAU, 2014). We also will discuss the roles of affection and loneliness, which permeate affective ambiguities (GOLDENSTEIN, 2003), the participation of domestic workers in a family that is not theirs. Through the editing process, we selected scenes in which these roles appear, supporting connections with the imaginaries (JODELET, 2001; PESAVENTO, 2012) in relation to domestic workers, built throughout history (RONCADOR, 2008). Our problem is to understand how these socio-symbolic roles are played by these characters in the films that make up our corpus of analysis. The relevance of this research is to discuss a significant portion of Brazilian working class, during a period of strong discussions about their rights, through cinema, a tool of cultural expression capable of exposing speeches, worldviews, values and identities. Finally, we observe how diversified are the ways in which the characters are constructed, even though they all share features of class and gender, and most of them, racial aspects. We realize that the selected roles are loaded with ambiguities and ambivalences, both in the films and in the Brazilian society.application/pdfporCinema brasileiroNarrativa cinematográficaDomestic workeBrazilian cinemaSecondary rolesMontageOs lugares da empregada doméstica no cinema brasileiro: um estudo a partir das personagens secundáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149556.pdf.txt001149556.pdf.txtExtracted Texttext/plain351898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249767/2/001149556.pdf.txt371fd10813fbdca26ac12b82109f3ccfMD52ORIGINAL001149556.pdfTexto completoapplication/pdf4784336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249767/1/001149556.pdfc9b1b003572fb6a500038ed3d4a91a24MD5110183/2497672022-10-08 04:59:59.933841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-08T07:59:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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