A formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Tusset, Cristiane
Orientador(a): Fenner, Roniere dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/238921
Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo analisar os impactos da formação docente interdisciplinar, na prática docente dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta do curso prevê a formação por área de conhecimento, no caso do curso do Campus Litoral Norte, na área de Ciências da Natureza, que consiste no trabalho integralizado dos conteúdos das disciplinas de Química, Física e Biologia, na perspectiva de que os educadores egressos do curso contribuam na superação da disciplinarização dos saberes promovendo, desta forma, uma educação mais completa e plena. Autores como Chalmers (1993); Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011); Caldart et al (2012); Maldaner (2000); Molina e Martins (2019); Fazenda (2012) embasaram o referencial teórico deste trabalho. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em maio de 2021, com as egressas do curso. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo se reflete na prática docente de seus egressos, a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. A pesquisa também indica que os egressos tiveram uma melhor compreensão de seu papel na estrutura social do país, da relevância da participação na vida cultural, política e social como forma de transformar a realidade e promover a melhoria de condições de vida de um coletivo, seja global ou comunitário.
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Autores como Chalmers (1993); Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011); Arroyo, Caldart e Molina (2011); Caldart et al (2012); Maldaner (2000); Molina e Martins (2019); Fazenda (2012) embasaram o referencial teórico deste trabalho. Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e, no que se refere à análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As entrevistas foram realizadas em maio de 2021, com as egressas do curso. As evidências apontam que a formação docente interdisciplinar, vivenciada no curso de Licenciatura em Educação do Campo se reflete na prática docente de seus egressos, a perspectiva do trabalho interdisciplinar provoca alterações na prática docente, na postura e na atitude do educador. Mesmo enfrentando obstáculos como a formação docente tradicional e a estrutura dos currículos escolares, os egressos do curso buscam, continuamente, desenvolver um trabalho interdisciplinar. A pesquisa também indica que os egressos tiveram uma melhor compreensão de seu papel na estrutura social do país, da relevância da participação na vida cultural, política e social como forma de transformar a realidade e promover a melhoria de condições de vida de um coletivo, seja global ou comunitário.The present dissertation had as main objective to analyse the impacts of interdisciplinary teaching education in teaching practices of the egresses of licentiate course in Rural Education in Litoral Norte Campus of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal of the course predicts the formation by knowledge area, in case of Litoral Norte Campus, in Science of Nature area, that consists in integralization of the contents of chemistry, physics and biology, and, it has the intention that egresses teachers from the course contribute in the overcoming of disciplinarization of knowledges, promoting, in this way, a complete education. Authors such as Chalmers (1993); Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011); Arroyo, Caldart and Molina (2011); Caldart et al (2012); Maldaner (2000); Molina and Martins (2019); Fazenda (2012) based the theoretical references. This is a qualitative search, descriptive, and, regarding the data analysis, it was used the method of content analyses. The interviews were made in May, 2021, they were semi-structured interviews with egresses of the course. The evidence points that the interdisciplinary teaching education lived in the licentiate course in Rural Education reflects in teaching practice of their egresses, the perspective of an interdisciplinary work provokes alterations in the teaching practice, in the posture and in attitude of the teacher. Even facing obstacles as the traditional teacher education and the structure of school curricula, the egresses continually seek to develop an interdisciplinary work. Also, the search indicates that the egresses had a better comprehension of their role in social structure of country, of the relevance of participation in cultural, political and social life as a way of to transform the reality and to promote the improvement of living conditions of a collective, been global or communitarian.application/pdfporEducação do campoCiências da naturezaInterdisciplinaridadeFormação de professoresPrática de ensinoRural educationInterdisciplinarityTeaching practiceA formação interdisciplinar na prática docente de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza do Campus Litoral Norte da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141294.pdf.txt001141294.pdf.txtExtracted Texttext/plain194621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238921/2/001141294.pdf.txt5719690ce50541eb61740ce0bb11528bMD52ORIGINAL001141294.pdfTexto parcialapplication/pdf1020682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238921/1/001141294.pdf918e8dbfea8db126b152aa53fd06c881MD5110183/2389212022-05-24 04:59:16.155oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:59:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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