Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Espig, Marcia Janete
Orientador(a): Macedo, José Rivair
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/14747
Resumo: A presente tese objetiva estudar os “turmeiros”, trabalhadores envolvidos na construção da Linha Sul da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (1908-1910), especificamente no trecho em que mais tarde ocorreu o Movimento do Contestado (1912- 1916). A historiografia sobre este, via de regra, retrata tais personagens de maneira depreciativa e sugere sua liderança no conflito. Após um profundo estudo historiográfico, constatou-se que esta representação encontrava-se amparada por única fonte, partindo-se então para a coleta de outros documentos. Os estudos demonstraram que a construção da ferrovia em questão envolveu o uso constante de corrupção e negociatas. Recorreu ainda ao desgastado discurso da modernidade, que não correspondeu à experiência desfrutada pelos moradores locais e pelos construtores, que sofreram as conseqüências de uma intensa exploração. O próprio Movimento do Contestado, se por um lado causou perdas à Companhia, por outro resgatou a ferrovia de um constante déficit, levando-a a um curto período de superávit. Ao aproximar-se o foco investigativo, constatou-se a imprecisão de afirmações categóricas feitas pela historiografia sobre os trabalhadores da construção da Linha Sul. Segundo esta, tratava-se de homens desclassificados, vindos do centro do país e que teriam permanecido na região, tornando-a mais violenta. Os estudos demonstraram que um contingente muito significativo, talvez mesmo a maioria dos trabalhadores, era composto de imigrantes. Parte destes foi trazida especialmente pela Companhia, outros abandonaram temporariamente as regiões coloniais dos estados do sul, especialmente do Paraná, para auferir ganhos provisórios com a construção. Tudo indica que a maioria não permaneceu na região ao final dos trabalhos, que se deu se forma paulatina e possibilitou uma lenta retirada. Questiona-se, desta maneira, a participação em grande número destes homens no Movimento do Contestado, apontando para uma permanência bem menos expressiva que afirma a historiografia. A investigação teve seus pressupostos teóricos tomados da micro-história, através do recorte preciso do objeto, do uso intensivo de fontes e do método indiciário.
id URGS_7cbbe58af09ce0a3a5b6ec1468d2641a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14747
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Espig, Marcia JaneteMacedo, José Rivair2008-11-25T04:12:46Z2008http://hdl.handle.net/10183/14747000667000A presente tese objetiva estudar os “turmeiros”, trabalhadores envolvidos na construção da Linha Sul da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (1908-1910), especificamente no trecho em que mais tarde ocorreu o Movimento do Contestado (1912- 1916). A historiografia sobre este, via de regra, retrata tais personagens de maneira depreciativa e sugere sua liderança no conflito. Após um profundo estudo historiográfico, constatou-se que esta representação encontrava-se amparada por única fonte, partindo-se então para a coleta de outros documentos. Os estudos demonstraram que a construção da ferrovia em questão envolveu o uso constante de corrupção e negociatas. Recorreu ainda ao desgastado discurso da modernidade, que não correspondeu à experiência desfrutada pelos moradores locais e pelos construtores, que sofreram as conseqüências de uma intensa exploração. O próprio Movimento do Contestado, se por um lado causou perdas à Companhia, por outro resgatou a ferrovia de um constante déficit, levando-a a um curto período de superávit. Ao aproximar-se o foco investigativo, constatou-se a imprecisão de afirmações categóricas feitas pela historiografia sobre os trabalhadores da construção da Linha Sul. Segundo esta, tratava-se de homens desclassificados, vindos do centro do país e que teriam permanecido na região, tornando-a mais violenta. Os estudos demonstraram que um contingente muito significativo, talvez mesmo a maioria dos trabalhadores, era composto de imigrantes. Parte destes foi trazida especialmente pela Companhia, outros abandonaram temporariamente as regiões coloniais dos estados do sul, especialmente do Paraná, para auferir ganhos provisórios com a construção. Tudo indica que a maioria não permaneceu na região ao final dos trabalhos, que se deu se forma paulatina e possibilitou uma lenta retirada. Questiona-se, desta maneira, a participação em grande número destes homens no Movimento do Contestado, apontando para uma permanência bem menos expressiva que afirma a historiografia. A investigação teve seus pressupostos teóricos tomados da micro-história, através do recorte preciso do objeto, do uso intensivo de fontes e do método indiciário.The present thesis aims to study the workers, known as “turmeiros”, who were hired to work in the construction of the south line of the railroad that connected São Paulo to Rio Grande (1908-1910) specifically in the part that was later called the Contestado Movement (1912-1916). The historiography about this movement gives a depreciative idea of these workers and suggests their leadership in the conflict. After a deep historigraphic study, it was observed that this representation was supported by only one source so other documents were collected. The study showed that the railway construction was involved with corruption and shady business. A worn out speech of modernity was used but it did not correspond the experience the locals and the constructors had, who suffered the consequences of intense exploration. The Contestado Movement itself had caused some loss to the Company but on the other side rescued the railway from a constant deficit taking it to a short period of surplus. Getting closer to the investigative focus, it was noted the imprecision of some categorical affirmations that were done by the historiography about the construction workers of the South Line. According to them, they were discredited people who came from the center of the country and who stayed in the region making it more violent. Studies showed that a very significant contingent or perhaps even the majority of the workers were immigrants. Some of those workers were brought by the Railway Company; others left some colonial regions temporarily in the south states, especially from Paraná, to obtain some provisional money with the construction of the railroad. There was some indication that most of them did not stay in the region when the work was finished, it happened gradually and the withdrawal was slow. The participation of a great number of these men in the Contestado Movement is questioned and it points to permanence much less expressive than what was affirmed in the historiography. The investigation had its theoretical suppositions that were taken from the microhistory, through the precise clipping of the object and also from the intensive use of sources and evidentiary method.application/pdfporHistória do BrasilGuerra do Contestado (1912-1916)República VelhaMovimento políticoConflito socialCamponesesEstradas de ferroMovimentos messiânicosBrasil : História :República velha : 1891-1930Santa Catarina : História :Guerra do Contestado : 1912-1916HistoriographyContestado movementSão PauloRio Grande railroadBrazil railway companyPersonagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000667000.pdf000667000.pdfTexto completoapplication/pdf4362157http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/1/000667000.pdf29631a57e659253f8b1f751117b6574dMD51TEXT000667000.pdf.txt000667000.pdf.txtExtracted Texttext/plain1046689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/2/000667000.pdf.txta13780089138478ac4725fea6789df1eMD52THUMBNAIL000667000.pdf.jpg000667000.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/3/000667000.pdf.jpg968a0c17e20e70ab46ae12ac1adf6130MD5310183/147472024-01-27 06:01:10.358963oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-27T08:01:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
title Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
spellingShingle Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
Espig, Marcia Janete
História do Brasil
Guerra do Contestado (1912-1916)
República Velha
Movimento político
Conflito social
Camponeses
Estradas de ferro
Movimentos messiânicos
Brasil : História :República velha : 1891-1930
Santa Catarina : História :Guerra do Contestado : 1912-1916
Historiography
Contestado movement
São Paulo
Rio Grande railroad
Brazil railway company
title_short Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
title_full Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
title_fullStr Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
title_full_unstemmed Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
title_sort Personagens do contestado : os turmeiros da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande (1908-1915)
author Espig, Marcia Janete
author_facet Espig, Marcia Janete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espig, Marcia Janete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, José Rivair
contributor_str_mv Macedo, José Rivair
dc.subject.por.fl_str_mv História do Brasil
Guerra do Contestado (1912-1916)
República Velha
Movimento político
Conflito social
Camponeses
Estradas de ferro
Movimentos messiânicos
Brasil : História :República velha : 1891-1930
Santa Catarina : História :Guerra do Contestado : 1912-1916
topic História do Brasil
Guerra do Contestado (1912-1916)
República Velha
Movimento político
Conflito social
Camponeses
Estradas de ferro
Movimentos messiânicos
Brasil : História :República velha : 1891-1930
Santa Catarina : História :Guerra do Contestado : 1912-1916
Historiography
Contestado movement
São Paulo
Rio Grande railroad
Brazil railway company
dc.subject.eng.fl_str_mv Historiography
Contestado movement
São Paulo
Rio Grande railroad
Brazil railway company
description A presente tese objetiva estudar os “turmeiros”, trabalhadores envolvidos na construção da Linha Sul da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (1908-1910), especificamente no trecho em que mais tarde ocorreu o Movimento do Contestado (1912- 1916). A historiografia sobre este, via de regra, retrata tais personagens de maneira depreciativa e sugere sua liderança no conflito. Após um profundo estudo historiográfico, constatou-se que esta representação encontrava-se amparada por única fonte, partindo-se então para a coleta de outros documentos. Os estudos demonstraram que a construção da ferrovia em questão envolveu o uso constante de corrupção e negociatas. Recorreu ainda ao desgastado discurso da modernidade, que não correspondeu à experiência desfrutada pelos moradores locais e pelos construtores, que sofreram as conseqüências de uma intensa exploração. O próprio Movimento do Contestado, se por um lado causou perdas à Companhia, por outro resgatou a ferrovia de um constante déficit, levando-a a um curto período de superávit. Ao aproximar-se o foco investigativo, constatou-se a imprecisão de afirmações categóricas feitas pela historiografia sobre os trabalhadores da construção da Linha Sul. Segundo esta, tratava-se de homens desclassificados, vindos do centro do país e que teriam permanecido na região, tornando-a mais violenta. Os estudos demonstraram que um contingente muito significativo, talvez mesmo a maioria dos trabalhadores, era composto de imigrantes. Parte destes foi trazida especialmente pela Companhia, outros abandonaram temporariamente as regiões coloniais dos estados do sul, especialmente do Paraná, para auferir ganhos provisórios com a construção. Tudo indica que a maioria não permaneceu na região ao final dos trabalhos, que se deu se forma paulatina e possibilitou uma lenta retirada. Questiona-se, desta maneira, a participação em grande número destes homens no Movimento do Contestado, apontando para uma permanência bem menos expressiva que afirma a historiografia. A investigação teve seus pressupostos teóricos tomados da micro-história, através do recorte preciso do objeto, do uso intensivo de fontes e do método indiciário.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-11-25T04:12:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14747
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000667000
url http://hdl.handle.net/10183/14747
identifier_str_mv 000667000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/1/000667000.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/2/000667000.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14747/3/000667000.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29631a57e659253f8b1f751117b6574d
a13780089138478ac4725fea6789df1e
968a0c17e20e70ab46ae12ac1adf6130
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064919090200576