A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Schweig, Ana Letícia Meira
Orientador(a): Silva, Sergio Baptista da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/181470
Resumo: Situada no campo da Etnologia Indígena e da Antropologia da Educação, a pesquisa aborda o tema da educação escolar indígena entre grupos Kaingang do estado do Rio Grande do Sul. Busco compreender as relações estabelecidas entre os professores Kaingang e as instituições estatais responsáveis pela esfera educacional. Através da etnografia junto aos grupos Kaingang situados em regiões com históricos de ocupação distintos, o projeto investiga como as políticas públicas educacionais e as visões dos professores sobre a escola e educação são desenvolvidas em diferentes localidades.
id URGS_7e1b6da40a8531a5246e0451520ba979
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181470
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Schweig, Ana Letícia MeiraSilva, Sergio Baptista da2018-08-25T02:55:23Z2018http://hdl.handle.net/10183/181470001075214Situada no campo da Etnologia Indígena e da Antropologia da Educação, a pesquisa aborda o tema da educação escolar indígena entre grupos Kaingang do estado do Rio Grande do Sul. Busco compreender as relações estabelecidas entre os professores Kaingang e as instituições estatais responsáveis pela esfera educacional. Através da etnografia junto aos grupos Kaingang situados em regiões com históricos de ocupação distintos, o projeto investiga como as políticas públicas educacionais e as visões dos professores sobre a escola e educação são desenvolvidas em diferentes localidades.Located in the field of indigenous ethnology and anthropology of education, the research approach the theme of indigenous school education among Kaingang groups in the Rio Grande do Sul state. From an anthropological perspective, I seek to understand the relationships established between Kaingang teachers and state institutions responsible for education. Through ethnography with Kaingang groups situaded in regions with distinct occupation histories, the project aims to investigate how public educational policies and the visions of teachers about school and education are developed in different localities.application/pdfporÍndios kaingangEducação escolarEtnologia indígenaEducação indígenaAntropologia socialPolíticas públicasAnthropologyPublic policySchoolingEducationKaingangIndigenous ethnologyA educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estataisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075214.pdfTexto completoapplication/pdf17476657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/1/001075214.pdfd6513fd6a3e77c9c037a1bcf45374537MD51TEXT001075214.pdf.txt001075214.pdf.txtExtracted Texttext/plain433073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/2/001075214.pdf.txtce6f97e47cad969de4ceb06bd85240d0MD52THUMBNAIL001075214.pdf.jpg001075214.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/3/001075214.pdf.jpgaa253b2d4df2e947a6de51552005c16cMD5310183/1814702018-10-05 07:43:44.487oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:43:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
title A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
spellingShingle A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
Schweig, Ana Letícia Meira
Índios kaingang
Educação escolar
Etnologia indígena
Educação indígena
Antropologia social
Políticas públicas
Anthropology
Public policy
Schooling
Education
Kaingang
Indigenous ethnology
title_short A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
title_full A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
title_fullStr A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
title_full_unstemmed A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
title_sort A educação pela terra : professores kaingang, territorialidades e políticas estatais
author Schweig, Ana Letícia Meira
author_facet Schweig, Ana Letícia Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schweig, Ana Letícia Meira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sergio Baptista da
contributor_str_mv Silva, Sergio Baptista da
dc.subject.por.fl_str_mv Índios kaingang
Educação escolar
Etnologia indígena
Educação indígena
Antropologia social
Políticas públicas
topic Índios kaingang
Educação escolar
Etnologia indígena
Educação indígena
Antropologia social
Políticas públicas
Anthropology
Public policy
Schooling
Education
Kaingang
Indigenous ethnology
dc.subject.eng.fl_str_mv Anthropology
Public policy
Schooling
Education
Kaingang
Indigenous ethnology
description Situada no campo da Etnologia Indígena e da Antropologia da Educação, a pesquisa aborda o tema da educação escolar indígena entre grupos Kaingang do estado do Rio Grande do Sul. Busco compreender as relações estabelecidas entre os professores Kaingang e as instituições estatais responsáveis pela esfera educacional. Através da etnografia junto aos grupos Kaingang situados em regiões com históricos de ocupação distintos, o projeto investiga como as políticas públicas educacionais e as visões dos professores sobre a escola e educação são desenvolvidas em diferentes localidades.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-25T02:55:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181470
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075214
url http://hdl.handle.net/10183/181470
identifier_str_mv 001075214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/1/001075214.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/2/001075214.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181470/3/001075214.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d6513fd6a3e77c9c037a1bcf45374537
ce6f97e47cad969de4ceb06bd85240d0
aa253b2d4df2e947a6de51552005c16c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065109136211968