Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Melati, Cláudia
Orientador(a): Janissek-Muniz, Raquel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/184134
Resumo: Nos últimos anos, diversos estudos buscaram analisar de que forma o processo de Inteligência e o de Gestão do Conhecimento são compreendidos e aplicados no contexto da Gestão Pública. Entretanto, estudos apontam que não há um consenso sobre o conceito de Inteligência no contexto público, alguns se referem à Inteligência vinculada apenas a questões de segurança de Estado, outros em relação à busca da eficiência na atividade pública. O processo de Gestão do Conhecimento, por sua vez, tem sido descrito como de muita importância no desenvolvimento da atividade pública, mas ainda carece de estudos sobre os pressupostos inerentes e específicos de sua aplicação no contexto público. Através da revisão da literatura, não se identificam estudos que tenham explorado a aproximação conceitual dos processos de Gestão do Conhecimento e Inteligência aplicados à Gestão Pública. Assim, no sentido de contribuir para esta problemática, este estudo objetiva analisar como os Gestores Públicos aplicam os princípios de Gestão do Conhecimento e de Inteligência para uma maior qualidade na tomada de decisão do gestor público e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Para tal, optou-se pela abordagem qualitativa e exploratória, com a realização de entrevistas semiestruturatadas e posterior adoção de duas técnicas de análise de dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise Comparativa Qualitativa com utilização de Conjuntos Fuzzy (fsQCA). A partir da análise de conteúdo dos dados obtidos através das entrevistas, foi possível a identificação de condições a serem utilização na aplicabilidade da técnica fsQCA, oportunizando a identificação de caminhos possíveis para maior qualidade na tomada de decisão e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Constatou-se, através dos resultados, a existência da complementariedade conceitual entre os princípios de Gestão do Conhecimento e Inteligência na perspectiva dos Gestores Públicos Observou-se, também, que os gestores públicos reconhecem a importância dos processos de Gestão do Conhecimento e de Inteligência junto à Gestão Pública, bem como, identificam tais processos como condições necessárias para a maior qualidade na tomada de decisão e para eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Em relação às contribuições teóricas, este estudo colaborou para o avanço de pesquisas sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência no contexto de Gestão Pública. Ainda, a utilização complementar da Análise de Conteúdo e da fsQCA se demonstrou interessante para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas, possibilitando a complementação e validação da análise realizada.
id URGS_7fa96a7b319565bc30602228a2f2eb3a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184134
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Melati, CláudiaJanissek-Muniz, Raquel2018-10-27T03:12:52Z2017http://hdl.handle.net/10183/184134001076637Nos últimos anos, diversos estudos buscaram analisar de que forma o processo de Inteligência e o de Gestão do Conhecimento são compreendidos e aplicados no contexto da Gestão Pública. Entretanto, estudos apontam que não há um consenso sobre o conceito de Inteligência no contexto público, alguns se referem à Inteligência vinculada apenas a questões de segurança de Estado, outros em relação à busca da eficiência na atividade pública. O processo de Gestão do Conhecimento, por sua vez, tem sido descrito como de muita importância no desenvolvimento da atividade pública, mas ainda carece de estudos sobre os pressupostos inerentes e específicos de sua aplicação no contexto público. Através da revisão da literatura, não se identificam estudos que tenham explorado a aproximação conceitual dos processos de Gestão do Conhecimento e Inteligência aplicados à Gestão Pública. Assim, no sentido de contribuir para esta problemática, este estudo objetiva analisar como os Gestores Públicos aplicam os princípios de Gestão do Conhecimento e de Inteligência para uma maior qualidade na tomada de decisão do gestor público e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Para tal, optou-se pela abordagem qualitativa e exploratória, com a realização de entrevistas semiestruturatadas e posterior adoção de duas técnicas de análise de dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise Comparativa Qualitativa com utilização de Conjuntos Fuzzy (fsQCA). A partir da análise de conteúdo dos dados obtidos através das entrevistas, foi possível a identificação de condições a serem utilização na aplicabilidade da técnica fsQCA, oportunizando a identificação de caminhos possíveis para maior qualidade na tomada de decisão e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Constatou-se, através dos resultados, a existência da complementariedade conceitual entre os princípios de Gestão do Conhecimento e Inteligência na perspectiva dos Gestores Públicos Observou-se, também, que os gestores públicos reconhecem a importância dos processos de Gestão do Conhecimento e de Inteligência junto à Gestão Pública, bem como, identificam tais processos como condições necessárias para a maior qualidade na tomada de decisão e para eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Em relação às contribuições teóricas, este estudo colaborou para o avanço de pesquisas sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência no contexto de Gestão Pública. Ainda, a utilização complementar da Análise de Conteúdo e da fsQCA se demonstrou interessante para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas, possibilitando a complementação e validação da análise realizada.In the last years several studies have sought to analyze how the process of Intelligence and Knowledge Management are understood and applied in the context of Public Management. However, studies indicate that there is no consensus on the concept of Intelligence in the public context, some refer to Intelligence linked only to state security issues, others in relation to the search for efficiency in public activity. The Knowledge Management process, in turn, has been described as of great importance in the development of public activity, but still lacks studies on the inherent and specific assumptions of its application in the public context. Through the literature review, we do not identify studies that have explored the conceptual approximation of the Knowledge and Intelligence Management processes applied to Public Management. Thus, in order to contribute to this problem, this study aims to analyze how the Public Managers apply the principles of Knowledge Management and Intelligence for a higher quality in the decision making of the public manager and for efficiency and effectiveness in the development of public activity . For this, the qualitative and exploratory approach was chosen, with semi- structured interviews and subsequent adoption of two qualitative data analysis techniques: Content Analysis and Qualitative Comparative Analysis using Fuzzy Sets (fsQCA). From the content analysis of the data obtained through the interviews, it was possible to identify the conditions to be used in the applicability of the fsQCA technique, allowing the identification of possible paths for higher quality decision making and for efficiency and efficacy in the development of the public activity. The results showed the existence of a conceptual complementarity between the principles of Knowledge Management and Intelligence from the perspective of Public Managers. It was also observed that public managers recognize the importance of Knowledge Management and Intelligence processes together with the Public Management, as well as, identify such processes as necessary conditions for the highest quality in decision making and for efficiency and effectiveness in the development of public activity. Regarding the theoretical contributions, this study collaborated to advance research on Knowledge Management and Intelligence in the context of Public Management. Furthermore, the complementary use of Content Analysis and fsQCA has been shown to be interesting for the development of qualitative research, making it possible to complement and validate the analysis performed.application/pdfporGestão do conhecimentoInteligênciaGestão públicaPublic managementKnowledge managementIntelligenceGestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076637.pdfTexto completoapplication/pdf1820939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/1/001076637.pdf8050c5651eeb0bc18b604ae5b3dadbfcMD51TEXT001076637.pdf.txt001076637.pdf.txtExtracted Texttext/plain270883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/2/001076637.pdf.txt69aa53a5887760e023aac9e869b732e0MD52THUMBNAIL001076637.pdf.jpg001076637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/3/001076637.pdf.jpgb4a3fe4d5c2b5f66aa147a3b883ea59aMD5310183/1841342018-10-29 07:32:19.576oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T10:32:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
title Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
spellingShingle Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
Melati, Cláudia
Gestão do conhecimento
Inteligência
Gestão pública
Public management
Knowledge management
Intelligence
title_short Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
title_full Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
title_fullStr Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
title_sort Gestão do conhecimento e inteligência na atividade pública sob a perspectiva dos gestores públicos
author Melati, Cláudia
author_facet Melati, Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melati, Cláudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
contributor_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Inteligência
Gestão pública
topic Gestão do conhecimento
Inteligência
Gestão pública
Public management
Knowledge management
Intelligence
dc.subject.eng.fl_str_mv Public management
Knowledge management
Intelligence
description Nos últimos anos, diversos estudos buscaram analisar de que forma o processo de Inteligência e o de Gestão do Conhecimento são compreendidos e aplicados no contexto da Gestão Pública. Entretanto, estudos apontam que não há um consenso sobre o conceito de Inteligência no contexto público, alguns se referem à Inteligência vinculada apenas a questões de segurança de Estado, outros em relação à busca da eficiência na atividade pública. O processo de Gestão do Conhecimento, por sua vez, tem sido descrito como de muita importância no desenvolvimento da atividade pública, mas ainda carece de estudos sobre os pressupostos inerentes e específicos de sua aplicação no contexto público. Através da revisão da literatura, não se identificam estudos que tenham explorado a aproximação conceitual dos processos de Gestão do Conhecimento e Inteligência aplicados à Gestão Pública. Assim, no sentido de contribuir para esta problemática, este estudo objetiva analisar como os Gestores Públicos aplicam os princípios de Gestão do Conhecimento e de Inteligência para uma maior qualidade na tomada de decisão do gestor público e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Para tal, optou-se pela abordagem qualitativa e exploratória, com a realização de entrevistas semiestruturatadas e posterior adoção de duas técnicas de análise de dados qualitativos: Análise de Conteúdo e Análise Comparativa Qualitativa com utilização de Conjuntos Fuzzy (fsQCA). A partir da análise de conteúdo dos dados obtidos através das entrevistas, foi possível a identificação de condições a serem utilização na aplicabilidade da técnica fsQCA, oportunizando a identificação de caminhos possíveis para maior qualidade na tomada de decisão e para a eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Constatou-se, através dos resultados, a existência da complementariedade conceitual entre os princípios de Gestão do Conhecimento e Inteligência na perspectiva dos Gestores Públicos Observou-se, também, que os gestores públicos reconhecem a importância dos processos de Gestão do Conhecimento e de Inteligência junto à Gestão Pública, bem como, identificam tais processos como condições necessárias para a maior qualidade na tomada de decisão e para eficiência e eficácia no desenvolvimento da atividade pública. Em relação às contribuições teóricas, este estudo colaborou para o avanço de pesquisas sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência no contexto de Gestão Pública. Ainda, a utilização complementar da Análise de Conteúdo e da fsQCA se demonstrou interessante para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas, possibilitando a complementação e validação da análise realizada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-27T03:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184134
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076637
url http://hdl.handle.net/10183/184134
identifier_str_mv 001076637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/1/001076637.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/2/001076637.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184134/3/001076637.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8050c5651eeb0bc18b604ae5b3dadbfc
69aa53a5887760e023aac9e869b732e0
b4a3fe4d5c2b5f66aa147a3b883ea59a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065111807983616