O PNAE como potencial espaço de transformação da visão de mundo para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Valente, Patricia Soldatelli
Orientador(a): Pedrozo, Eugenio Avila
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/255105
Resumo: O PNAE é hoje a maior política pública de alimentação para escolares da educação básica no Brasil. Dentre as suas diretrizes, deve contribuir para o desenvolvimento saudável e biopsicossocial dos alunos, a partir de práticas de Educação Alimentar e Nutricional, e para o desenvolvimento sustentável por meio da promoção de compras da agricultura familiar e do estímulo ao consumo consciente. Por sua vez, a Teoria da Aprendizagem Transformativa para a Sustentabilidade ajuda a entender se mudanças em diferentes níveis, inclusive nos mais profundos, no modo de pensar e agir dos indivíduos para uma vida mais sustentável estão de fato acontecendo. Visando entender, então, de que forma o PNAE, quando vai além do alimentar e nutricional, pode contribuir para a transformação da visão de mundo sustentável de jovens estudantes. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar como a alimentação escolar, quando associada a atividades pedagógicas e a um currículo escolar que promovam uma alimentação saudável e o consumo consciente, contribui para mudar a visão de mundo de jovens estudantes. O Colégio Estadual Padre Colbachini, de Nova Bassano/RS, foi a unidade de análise. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com profissionais do Colégio e alunos do Ensino Médio, com base em roteiros semiestruturados. Os dados secundários são provenientes de documentos e websites da instituição. Os dados coletados foram tratados segundo o sistema de ranking de Sipos (2005) e utilizando-se de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a escola faz uso da alimentação escolar como espaço para a promoção da educação, da saúde e de uma vida mais sustentável. No entanto, a associação direta entre alimento e sustentabilidade ainda precisa ser fortalecida. As atividades desenvolvidas na escola atendem aos conceitos e aos pressupostos da Aprendizagem Transformativa para a Sustentabilidade, ratificando que esse modelo de aprendizagem ocorre em jovens adolescentes e causa transformações na sua visão de mundo para uma vida mais sustentável, algo que está em estágio de desenvolvimento no case estudado. Por fim, constatou-se que a diretriz biopsicossocial a que se propõe o Programa acontece quando ele é trabalhado de forma conjunta com as atividades do PPP, indo além das dimensões alimentar e nutriciona
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spelling Valente, Patricia SoldatelliPedrozo, Eugenio Avila2023-02-28T03:22:35Z2022http://hdl.handle.net/10183/255105001163034O PNAE é hoje a maior política pública de alimentação para escolares da educação básica no Brasil. Dentre as suas diretrizes, deve contribuir para o desenvolvimento saudável e biopsicossocial dos alunos, a partir de práticas de Educação Alimentar e Nutricional, e para o desenvolvimento sustentável por meio da promoção de compras da agricultura familiar e do estímulo ao consumo consciente. Por sua vez, a Teoria da Aprendizagem Transformativa para a Sustentabilidade ajuda a entender se mudanças em diferentes níveis, inclusive nos mais profundos, no modo de pensar e agir dos indivíduos para uma vida mais sustentável estão de fato acontecendo. Visando entender, então, de que forma o PNAE, quando vai além do alimentar e nutricional, pode contribuir para a transformação da visão de mundo sustentável de jovens estudantes. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar como a alimentação escolar, quando associada a atividades pedagógicas e a um currículo escolar que promovam uma alimentação saudável e o consumo consciente, contribui para mudar a visão de mundo de jovens estudantes. O Colégio Estadual Padre Colbachini, de Nova Bassano/RS, foi a unidade de análise. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com profissionais do Colégio e alunos do Ensino Médio, com base em roteiros semiestruturados. Os dados secundários são provenientes de documentos e websites da instituição. Os dados coletados foram tratados segundo o sistema de ranking de Sipos (2005) e utilizando-se de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a escola faz uso da alimentação escolar como espaço para a promoção da educação, da saúde e de uma vida mais sustentável. No entanto, a associação direta entre alimento e sustentabilidade ainda precisa ser fortalecida. As atividades desenvolvidas na escola atendem aos conceitos e aos pressupostos da Aprendizagem Transformativa para a Sustentabilidade, ratificando que esse modelo de aprendizagem ocorre em jovens adolescentes e causa transformações na sua visão de mundo para uma vida mais sustentável, algo que está em estágio de desenvolvimento no case estudado. Por fim, constatou-se que a diretriz biopsicossocial a que se propõe o Programa acontece quando ele é trabalhado de forma conjunta com as atividades do PPP, indo além das dimensões alimentar e nutricionaNowadays, PNAE is the major public policy for school feeding in basic education in Brazil. Among its guidelines, it must contribute to healthy and biopsychosocial development of students from practices of Food and Nutrition Education. Also, its responsibility is to contribute to sustainable development through the promotion of purchases from family farming and encouraging conscious consumption. On the other hand, the Transformative Sustainability Learning Theory helps to understand if different levels of changes, including the deepest ones - on the way of human being thinking and acting for a more sustainable live -, they are in fact happening. To understand how PNAE can contribute to a world view transformation in young students for a more sustainable Planet when it goes beyond its role of feeding and nutrition. This research main goal is to analyse how school feeding, when associated with pedagogical activities and to a scholar curriculum that promotes healthy eating and conscious consumption, it contributes to change the young student’s world view. A state school located in Nova Bassano/RS, named Padre Colbachini School, was the analysis unit. The primary data was collected through interviews with teachers, employees and High School students, using as guide semi-structured scripts. The secondary data came from institution’s documents and websites. Data was processed following the ranking system of Sipos (2005) and using content analysis. The founded results showed that Colbachini School makes use of school feeding as a field to promote education, healthy and a more sustainable life. Nonetheless, the direct association between food and sustainability still needs to be strengthened. The performed activities at school are attending to the concepts and assumptions of Transformative Sustainability Learning, ratifying this learning model occurs with youth students and causes a world view transformation for a more sustainable life. Even these changes are still in development stage. Lastly, it was founded out the proposed biopsychosocial guideline happens at PNAE when it is worked along PPP activities, going beyond feeding and nutrition dimensions.application/pdfporDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeAprendizagemAlimentação escolarPolíticas públicasEducação alimentar e nutricionalEducation for sustainabilityTransformative learningTransformative sustainability learningSustainabilityO PNAE como potencial espaço de transformação da visão de mundo para a sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163034.pdf.txt001163034.pdf.txtExtracted Texttext/plain344838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255105/2/001163034.pdf.txt8d9bd066888c7e2d4e8e22687833d49aMD52ORIGINAL001163034.pdfTexto completoapplication/pdf1743134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255105/1/001163034.pdfedc13caf6475426688bd21204202d441MD5110183/2551052023-03-01 03:29:12.84444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255105Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-01T06:29:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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