Família S/A : um estudo sobre a parceria família-escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Dal Igna, Maria Cláudia
Orientador(a): Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/36536
Resumo: A presente Tese descreve e problematiza a relação família-escola. Os campos teóricos que fundamentaram a pesquisa – Estudos Foucaultianos, Estudos de Gênero Pós-Estruturalistas, Estudos Sociológicos e Antropológicos da família – oferecem ferramentas que foram aqui utilizadas para mostrar de que formas, na governamentalidade neoliberal contemporânea, algumas tecnologias de governamento operam na constituição de uma relação família-escola e como gênero e pobreza atravessam e constituem essas tecnologias de governamento. Com esse objetivo, para compor meu corpus de pesquisa, desenvolvi um trabalho de campo utilizando dois procedimentos metodológicos: grupo focal e entrevista. Assim, coordenei um grupo focal com famílias de crianças com baixo desempenho escolar – mais precisamente, 10 mulheres-mães – e realizei entrevistas com algumas participantes. Organizei e examinei o material empírico utilizando os conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Tal movimento analítico possibilitou-me identificar uma mudança de ênfase da aliança família-escola (Modernidade) para a parceria família-escola (Contemporaneidade). Foi possível descrever e analisar uma tecnologia de poder — tecnologia da participação —, implicada na produção da parceria família-escola, que opera orientando e (con)formando a conduta das famílias na direção desejada — a família tem que participar da vida escolar de seus filhos de determinadas formas. Ao mesmo tempo, foi possível examinar outras duas tecnologias de poder em ação: autorreflexão e autoavaliação, procurando demonstrar como essas tecnologias, em articulação com a tecnologia da participação, agem sobre a mulher-mãe de maneira a torná-la parceira — capaz de agir sobre si e sobre os outros para manter-se participante e buscar soluções para os problemas sociais. Ao fazer isso, procurei mostrar também como essa parceria se torna central para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. Na Contemporaneidade, o que mais importa é investir na parceria, fazendo com que cada um assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.
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Organizei e examinei o material empírico utilizando os conceitos de governamentalidade, gênero e pobreza. Tal movimento analítico possibilitou-me identificar uma mudança de ênfase da aliança família-escola (Modernidade) para a parceria família-escola (Contemporaneidade). Foi possível descrever e analisar uma tecnologia de poder — tecnologia da participação —, implicada na produção da parceria família-escola, que opera orientando e (con)formando a conduta das famílias na direção desejada — a família tem que participar da vida escolar de seus filhos de determinadas formas. Ao mesmo tempo, foi possível examinar outras duas tecnologias de poder em ação: autorreflexão e autoavaliação, procurando demonstrar como essas tecnologias, em articulação com a tecnologia da participação, agem sobre a mulher-mãe de maneira a torná-la parceira — capaz de agir sobre si e sobre os outros para manter-se participante e buscar soluções para os problemas sociais. Ao fazer isso, procurei mostrar também como essa parceria se torna central para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. Na Contemporaneidade, o que mais importa é investir na parceria, fazendo com que cada um assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.The present Thesis describes and problematizes the family-school relationship. The theoretical fields that have supported this research — Foucauldian Studies, Post-Structuralist Gender Studies, Sociological and Anthropological Studies of the family — provided the tools that have been used here to show how, in the contemporary neo-liberal governmentality, some technologies of government operate on the constitution of a family-school relationship, and how gender and poverty cross and constitute those technologies. With this purpose, in order to compose the research corpus, I developed a fieldwork using two methodological procedures: focus groups and interview. I coordinated a focus group with families having children with low school performance — more precisely, 10 mother women — and conducted interviews with some of the participants. I organized and examined the empirical material by using the concepts of governmentality, gender and poverty. Such analytical movement allowed for the identification of a change of emphasis: from the family-school alliance (Modernity) to the family-school partnership (Contemporaneity). It was possible to describe and analyze a technology of power — technology of participation — which is implied in the production of the family-school partnership and operates by guiding and (con)forming the conduct of the families in the desired direction — the family has to participate in their children’s school life in certain ways. At the same time, it was possible to examine two other technologies of power in action: self-reflection and self-evaluation, in an attempt to show how those technologies, in articulation with the technology of participation, act on mother women to render them partners – ones that are able to act on themselves and on the others both to continue to be participant and to search for solutions for social problems. In doing so, I also tried to show how this partnership has become central to maximize the government of the subjects at a minimal political and economic cost. In Contemporaneity, the most important thing is to invest in a partnership, ascertaining that each one takes on his or her responsibilities and conducts his or her actions in order to foster social changes.application/pdfporRelação escola-famíliaFracasso escolarGêneroGovernamentalidadeFamilySchoolSchool failureGovernmentalityGenderPovertyFamília S/A : um estudo sobre a parceria família-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000818029.pdf.txt000818029.pdf.txtExtracted Texttext/plain392483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36536/2/000818029.pdf.txt869439d64bf50803fa7eaa24c7ff7451MD52ORIGINAL000818029.pdf000818029.pdfTexto completoapplication/pdf2409017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36536/1/000818029.pdf6abf11ecd6e6973bca548a9afb7fff7fMD5110183/365362019-09-29 03:45:35.801753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-29T06:45:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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