Impacto e processo de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Machado, Paula Xavier
Orientador(a): Koller, Silvia Helena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8817
Resumo: Trata-se de um estudo longitudinal, com pré-teste (T1) e pós-teste (T2), que avaliou o impacto e o processo de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento psicológico das crianças participantes. Participaram 45 crianças de 6 a 11 anos de idade, que freqüentavam entre a 1a. e a 4a. série do Ensino Fundamental de uma escola pública, distribuídas em três grupos: G1 (24 crianças integrantes do projeto de educação pelo esporte); G2 (15 crianças que compuseram o grupo de comparação); e, G3 (seis crianças que iniciaram, mas desistiram de participar do projeto ao longo da intervenção, não sendo avaliadas em T2). Também participaram 18 famílias do G1 e os professores dos membros dos três grupos. O impacto foi avaliado pelas diferenças nos escores em desempenho escolar, estresse, qualidade de vida e expectativas e percepções em relação ao projeto esportivo. Os professores avaliaram atitudes acadêmicas e sociais de G1, G2 e G3. Membros das famílias de G1 foram entrevistados sobre expectativas e percepções do projeto esportivo e atitudes acadêmicas e sociais das crianças. Os resultados revelaram que, de T1 para T2, houve um aumento significativo no desempenho escolar em G1 e em G2. O nível de estresse infantil diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora tenha significância apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, mas foi significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa no modo como os professores avaliaram G1 e G2, em T1 e em T2. Os professores avaliaram G1 como significativamente melhor do que G3 em T1. Também são apresentados resultados de análise do conteúdo das entrevistas realizadas com crianças e famílias do G1. O processo foi avaliado qualitativamente pela teoria dos Quatro Pilares da Educação e pela inserção ecológica. Os resultados dos dados da avaliação de processo e de impacto permitem concluir que o projeto de educação pelo esporte teve impacto no desenvolvimento psicológico das crianças participantes.
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spelling Machado, Paula XavierKoller, Silvia Helena2007-06-06T19:19:21Z2006http://hdl.handle.net/10183/8817000589532Trata-se de um estudo longitudinal, com pré-teste (T1) e pós-teste (T2), que avaliou o impacto e o processo de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento psicológico das crianças participantes. Participaram 45 crianças de 6 a 11 anos de idade, que freqüentavam entre a 1a. e a 4a. série do Ensino Fundamental de uma escola pública, distribuídas em três grupos: G1 (24 crianças integrantes do projeto de educação pelo esporte); G2 (15 crianças que compuseram o grupo de comparação); e, G3 (seis crianças que iniciaram, mas desistiram de participar do projeto ao longo da intervenção, não sendo avaliadas em T2). Também participaram 18 famílias do G1 e os professores dos membros dos três grupos. O impacto foi avaliado pelas diferenças nos escores em desempenho escolar, estresse, qualidade de vida e expectativas e percepções em relação ao projeto esportivo. Os professores avaliaram atitudes acadêmicas e sociais de G1, G2 e G3. Membros das famílias de G1 foram entrevistados sobre expectativas e percepções do projeto esportivo e atitudes acadêmicas e sociais das crianças. Os resultados revelaram que, de T1 para T2, houve um aumento significativo no desempenho escolar em G1 e em G2. O nível de estresse infantil diminuiu para todas as crianças, de T1 para T2, embora tenha significância apenas para G1. A percepção da qualidade de vida diminuiu, entre T1 e T2, para G1 e G2, mas foi significativo apenas para G2. Não houve diferença significativa no modo como os professores avaliaram G1 e G2, em T1 e em T2. Os professores avaliaram G1 como significativamente melhor do que G3 em T1. Também são apresentados resultados de análise do conteúdo das entrevistas realizadas com crianças e famílias do G1. O processo foi avaliado qualitativamente pela teoria dos Quatro Pilares da Educação e pela inserção ecológica. Os resultados dos dados da avaliação de processo e de impacto permitem concluir que o projeto de educação pelo esporte teve impacto no desenvolvimento psicológico das crianças participantes.This longitudinal study, pretest (T1) and post test (T2), aims to evaluate the impact and the process on the psychological development in children of an education through sports project project of education through sports. Fourty five first to fourth grade children of a public school, ranging from 6 to 11 years old, participated in the study. They were separated in 3 groups: G1 (24 children sport project participants); G2 (n=15, comparison group); and, G3 (6 children who started the project but discontinued participation, and were not evaluated in T2). Eighteen families of G1 children and teachers of the members from all three groups also participated. The impact was evaluated considering the differences in school performance, stress and life style scores, as well as expectations and perceptions concerning the sport project. The teachers graded academic and social attitudes of G1, G2 and G3. Family members of G1 were asked about the children expectations and perceptions related to the project, and also about their academic and social attitudes. Results showed that, in G1 and G2 groups, there was a statistically significant increase in school performance from T1 to T2. The average stress score was lower in T2 compared to T1 for all three groups, although this decrease was only statistically significant for G1. Life style perception decreased between T1 and T2 for G1 and G2, but only significantly for G2. There was no difference in the way teachers evaluated G1 and G2 in T1 and T2. Teachers also evaluated G1 as significantly better than G3 in T1. In addition, results of the analysis of the interview with families and children from G1 are shown. The process was qualitatively evaluated based on the “Quatro Pilares da Educação” theory and the ecological insertion. The resulting data from process and impact evaluation allows to infer that the education through sport project had an impact in psychological development of the participant children.application/pdfporDesenvolvimento infantilEsportesEducaçãoPsicologia do esporteCriançaEnsino fundamentalEscola públicaPsychology of sportsEducation through sportsEcological insertionImpacto e processo de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589532.pdf000589532.pdfTexto completoapplication/pdf420458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8817/1/000589532.pdf30beae7f5aaaf645577e4d6e053005c7MD51TEXT000589532.pdf.txt000589532.pdf.txtExtracted Texttext/plain225385http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8817/2/000589532.pdf.txt82d2bd3256e909d7f131b77646d0bcd2MD52THUMBNAIL000589532.pdf.jpg000589532.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8817/3/000589532.pdf.jpgfa66b1b26b29073192fda5bc4e0c1b87MD5310183/88172018-10-08 08:50:01.952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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