A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/12906 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as configurações de processos de aprendizagem organizacional, observados no ambiente fabril, e avaliar as contribuições dessas configurações para o desempenho operacional, em organizações da cadeia automotiva. A partir de uma construção teórica em torno de dois pontos específicos: aprendizagem organizacional e manufatura, foram identificados e sistematizados os processos de aprendizagem associados ao espaço fabril e aos processos, atividades e práticas desenvolvidos nesse espaço. A pesquisa de campo foi realizada em caráter qualitativo, através de estudo de caso múltiplo em três organizações manufatureiras do segmento automobilístico, buscando identificar, analisar e sistematizar os processos de aprendizagem, dentre as atividades e práticas de produção desenvolvidas. Elementos que facilitam e/ou dificultam os processos de aprendizagem também foram identificados e analisados na pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se de entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Para análise dos dados, adotaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. O público-alvo das entrevistas foi composto por gestores, operadores e facilitadores que atuam direta ou indiretamente na área fabril. A análise dos dados revelou que diversos processos de aprendizagem ocorrem no ambiente analisado e que esses contribuem para o desempenho operacional da manufatura. Contudo, as organizações ainda não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem. O entendimento da importância da aprendizagem organizacional e de sua contribuição para o desempenho operacional requer especial atenção de todos os indivíduos que compõem uma organização para que seja possível o desenvolvimento de uma cultura voltada para a aprendizagem, de modo a gerar vantagem competitiva para a empresa. |
id |
URGS_87130c41775a25151aba9fae14026415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12906 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Haro, Daniel GarciaRuas, Roberto Lima2008-05-20T04:11:48Z2008http://hdl.handle.net/10183/12906000636579O presente trabalho apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as configurações de processos de aprendizagem organizacional, observados no ambiente fabril, e avaliar as contribuições dessas configurações para o desempenho operacional, em organizações da cadeia automotiva. A partir de uma construção teórica em torno de dois pontos específicos: aprendizagem organizacional e manufatura, foram identificados e sistematizados os processos de aprendizagem associados ao espaço fabril e aos processos, atividades e práticas desenvolvidos nesse espaço. A pesquisa de campo foi realizada em caráter qualitativo, através de estudo de caso múltiplo em três organizações manufatureiras do segmento automobilístico, buscando identificar, analisar e sistematizar os processos de aprendizagem, dentre as atividades e práticas de produção desenvolvidas. Elementos que facilitam e/ou dificultam os processos de aprendizagem também foram identificados e analisados na pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se de entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Para análise dos dados, adotaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. O público-alvo das entrevistas foi composto por gestores, operadores e facilitadores que atuam direta ou indiretamente na área fabril. A análise dos dados revelou que diversos processos de aprendizagem ocorrem no ambiente analisado e que esses contribuem para o desempenho operacional da manufatura. Contudo, as organizações ainda não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem. O entendimento da importância da aprendizagem organizacional e de sua contribuição para o desempenho operacional requer especial atenção de todos os indivíduos que compõem uma organização para que seja possível o desenvolvimento de uma cultura voltada para a aprendizagem, de modo a gerar vantagem competitiva para a empresa.The present work shows a research which had as its main goal to analyse the configurations of processes of organizational learning observed in a factory environment and this work also intended to evaluate the contributions of these configurations to the operational performance in organizations of the automobile factories. From the theoretical construction about two specific points: organizational learning and manufacturing; the processes of learning related to the factory environment and to the processes, activities and practices developed in this environment were identified and structured. The field research was held in a qualitative way through the multiple case study in three automotive manufacturing organizations, trying to identify, analyse and systematize the learning processes among the activities and production practices developed. Elements which facilitate and/or complicate the learning processes were also identified and analysed in the field research. The data collecting tools were interviews, research in documents and direct observation. Techniques of analysis of content and documental analysis were adopted in order to analyse the referred data. The target audience of the interviews was composed by managers, operators and workers who act directly or indirectly in the factory environment. The data analysis showed that several learning processes happen in the analysed environment and that these processes contribute to the operational performance of the manufacturing. However, the organizations still don´t explore properly the capacity of these learning processes. The understanding of the importance of the organizational learning and its contribution to the operational performance demand special attention of all individual who make part of an organization to make possible the development of a culture focused on learning to create a competitive advantage for the company.application/pdfporAdministração de recursos humanosGestão de pessoasAprendizagem organizacionalProcessos de aprendizagemProdução industrialAvaliação de desempenhoProcesso de produçãoOrganizational learningknowledge managementManufacturingProduction managementA contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000636579.pdf000636579.pdfTexto completoapplication/pdf870722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/1/000636579.pdf4b10419d13c061ad4e9fd41818fad477MD51TEXT000636579.pdf.txt000636579.pdf.txtExtracted Texttext/plain532824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/2/000636579.pdf.txtc5a7e4e06b7f11544f43b042f798054cMD52THUMBNAIL000636579.pdf.jpg000636579.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/3/000636579.pdf.jpg69da8df0dea8a1289f72521c8fe3b120MD5310183/129062018-10-10 07:38:01.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:38:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
title |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
spellingShingle |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo Haro, Daniel Garcia Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Produção industrial Avaliação de desempenho Processo de produção Organizational learning knowledge management Manufacturing Production management |
title_short |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
title_full |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
title_fullStr |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
title_full_unstemmed |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
title_sort |
A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo |
author |
Haro, Daniel Garcia |
author_facet |
Haro, Daniel Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haro, Daniel Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
contributor_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Produção industrial Avaliação de desempenho Processo de produção |
topic |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Aprendizagem organizacional Processos de aprendizagem Produção industrial Avaliação de desempenho Processo de produção Organizational learning knowledge management Manufacturing Production management |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organizational learning knowledge management Manufacturing Production management |
description |
O presente trabalho apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as configurações de processos de aprendizagem organizacional, observados no ambiente fabril, e avaliar as contribuições dessas configurações para o desempenho operacional, em organizações da cadeia automotiva. A partir de uma construção teórica em torno de dois pontos específicos: aprendizagem organizacional e manufatura, foram identificados e sistematizados os processos de aprendizagem associados ao espaço fabril e aos processos, atividades e práticas desenvolvidos nesse espaço. A pesquisa de campo foi realizada em caráter qualitativo, através de estudo de caso múltiplo em três organizações manufatureiras do segmento automobilístico, buscando identificar, analisar e sistematizar os processos de aprendizagem, dentre as atividades e práticas de produção desenvolvidas. Elementos que facilitam e/ou dificultam os processos de aprendizagem também foram identificados e analisados na pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se de entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Para análise dos dados, adotaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. O público-alvo das entrevistas foi composto por gestores, operadores e facilitadores que atuam direta ou indiretamente na área fabril. A análise dos dados revelou que diversos processos de aprendizagem ocorrem no ambiente analisado e que esses contribuem para o desempenho operacional da manufatura. Contudo, as organizações ainda não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem. O entendimento da importância da aprendizagem organizacional e de sua contribuição para o desempenho operacional requer especial atenção de todos os indivíduos que compõem uma organização para que seja possível o desenvolvimento de uma cultura voltada para a aprendizagem, de modo a gerar vantagem competitiva para a empresa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-05-20T04:11:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12906 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000636579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12906 |
identifier_str_mv |
000636579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/1/000636579.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/2/000636579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12906/3/000636579.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b10419d13c061ad4e9fd41818fad477 c5a7e4e06b7f11544f43b042f798054c 69da8df0dea8a1289f72521c8fe3b120 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064909864828928 |