Alegoria e exílio : uma análise de A caverna, de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Breitsameter, Amanda Jansson
Orientador(a): Bordini, Maria da Glória
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/202490
Resumo: O presente estudo analisa o romance distópico A caverna, do escritor português José Saramago, à luz da teoria pós-moderna, considerando as contribuições na área produzidas por Hutcheon, Jameson e Eagleton. Em concordância com o papel do intelectual segundo o percebe Said e com o papel do escritor de acordo com o que vê Saramago, examinamos primeiramente o cruzamento das funções narrador-autor, reconhecido pelo próprio escritor português em suas manifestações ensaísticas, para interconectar elementos da obra à biografia de seu autor, trabalhando – por meio dos estudos de Iser – as manifestações do real e do fictício na literatura saramaguiana. Com base na teoria de Said, analisamos a questão do exílio conforme ele se manifesta na obra e se apresenta na vida do escritor, criando um paralelo entre os dois planos. Destacamos a fragmentação imagética e a concretude visual da alegoria benjaminiana para nos aprofundarmos em pontos específicos do fazer alegórico presente na obra, indo além do plano primeiro do mito platônico da caverna para analisar o deslocamento do ser pós-moderno, baseado nas análises da identidade contemporânea de Hall, e a inversão de papeis entre seres humanos e objetos, uma das principais preocupações literárias de Saramago.
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spelling Breitsameter, Amanda JanssonBordini, Maria da Glória2019-12-11T03:59:31Z2019http://hdl.handle.net/10183/202490001107380O presente estudo analisa o romance distópico A caverna, do escritor português José Saramago, à luz da teoria pós-moderna, considerando as contribuições na área produzidas por Hutcheon, Jameson e Eagleton. Em concordância com o papel do intelectual segundo o percebe Said e com o papel do escritor de acordo com o que vê Saramago, examinamos primeiramente o cruzamento das funções narrador-autor, reconhecido pelo próprio escritor português em suas manifestações ensaísticas, para interconectar elementos da obra à biografia de seu autor, trabalhando – por meio dos estudos de Iser – as manifestações do real e do fictício na literatura saramaguiana. Com base na teoria de Said, analisamos a questão do exílio conforme ele se manifesta na obra e se apresenta na vida do escritor, criando um paralelo entre os dois planos. Destacamos a fragmentação imagética e a concretude visual da alegoria benjaminiana para nos aprofundarmos em pontos específicos do fazer alegórico presente na obra, indo além do plano primeiro do mito platônico da caverna para analisar o deslocamento do ser pós-moderno, baseado nas análises da identidade contemporânea de Hall, e a inversão de papeis entre seres humanos e objetos, uma das principais preocupações literárias de Saramago.The present study analyzes the dystopic novel A caverna, by the Portuguese writer José Saramago, in light of postmodern theory, considering the contributions in the area produced by Hutcheon, Jameson and Eagleton. In agreement with the role of the intellectual as perceived by Said and with the role of the writer according to what Saramago sees, we first examine the intersection of the narrator-author functions, recognized by the Portuguese writer himself in his essayistic manifestations, to interconnect elements of the work to the biography of its author, studying – through Iser's work – the manifestations of the real and the fictitious in Saramago’s literature. Based on Said's theory, we examine the issue of exile as it manifests itself in Saramago’s work and life, creating a parallel between the two planes. We highlight the imaginary fragmentation and visual concreteness of Benjamin’s allegory theory to delve into specific points of the allegorical work present in the novel, going beyond the first plane of the Platonic myth of the cave to analyze the displacement of the postmodern human being based on the considerations of contemporary identity by Hall, and the reversal of roles between humans and objects, one of Saramago's main literary concerns.application/pdfporSaramago, José, 1922-2010. A cavernaAlegoria (Literatura)ExílioPós-modernismoIdentidadeAllegoryExilePostmodernismIdentityAlegoria e exílio : uma análise de A caverna, de José Saramagoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107380.pdf.txt001107380.pdf.txtExtracted Texttext/plain216974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202490/2/001107380.pdf.txt7c207fdf33723af86c5ceba797d8b924MD52ORIGINAL001107380.pdfTexto completoapplication/pdf1135573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202490/1/001107380.pdfe07e9910000fc30bcda5b9d762a14743MD5110183/2024902019-12-12 05:00:19.324038oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-12T07:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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