O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/11067 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras. |
id |
URGS_8b7243ef3aa62d16e0acfd617797a164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11067 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Backes, Dalila Inês MaldanerCraidy, Carmem Maria2007-11-01T05:12:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/11067000603971Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.This research was carried out on a private school in the state of Rio Grande do Sul. It has as main objective to comprehend the concept of school violence and incivility based on different authors and on the speech of teachers and students. This study also approach to the way these young adolescents build their personal identity through the life experience on school, considering the way they are treated by their teachers and classmates. Besides, this research intends to understand the practice of the student’s direction to the pedagogical sector. It’s important to mention that this practice, established on the school researched, causes, several times, a communication fault among the young students and their respective teachers. These experiences accommodate practices and results in a tense, insecure and fearful atmosphere, generating a conflictive relationship on the school’s space. This conflicts, lived on the researched school, reflect a resistant movement of students in relation to normative pedagogical practice.application/pdfporAdolescenteViolênciaEscolaJuventudeIdentidadeEducação básicaEnsino privadoPolítica educacionalPrática pedagógicaViolenceIncivilitySchoolYoung adolescentO olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000603971.pdf000603971.pdfTexto completoapplication/pdf5035147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/1/000603971.pdfd2b1a579aefe0669a506c13bef5cad40MD51TEXT000603971.pdf.txt000603971.pdf.txtExtracted Texttext/plain175148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/2/000603971.pdf.txtac5c93e000fe25690d8e7e68e5eb10fdMD52THUMBNAIL000603971.pdf.jpg000603971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/3/000603971.pdf.jpg813d5ed72396c6cfca32d85f1726963eMD5310183/110672018-10-08 08:50:49.967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
title |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
spellingShingle |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso Backes, Dalila Inês Maldaner Adolescente Violência Escola Juventude Identidade Educação básica Ensino privado Política educacional Prática pedagógica Violence Incivility School Young adolescent |
title_short |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
title_full |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
title_fullStr |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
title_sort |
O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso |
author |
Backes, Dalila Inês Maldaner |
author_facet |
Backes, Dalila Inês Maldaner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Dalila Inês Maldaner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
contributor_str_mv |
Craidy, Carmem Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Violência Escola Juventude Identidade Educação básica Ensino privado Política educacional Prática pedagógica |
topic |
Adolescente Violência Escola Juventude Identidade Educação básica Ensino privado Política educacional Prática pedagógica Violence Incivility School Young adolescent |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Violence Incivility School Young adolescent |
description |
Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-11-01T05:12:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/11067 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000603971 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/11067 |
identifier_str_mv |
000603971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/1/000603971.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/2/000603971.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/3/000603971.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2b1a579aefe0669a506c13bef5cad40 ac5c93e000fe25690d8e7e68e5eb10fd 813d5ed72396c6cfca32d85f1726963e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064901520261120 |