O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Backes, Dalila Inês Maldaner
Orientador(a): Craidy, Carmem Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/11067
Resumo: Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.
id URGS_8b7243ef3aa62d16e0acfd617797a164
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11067
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Backes, Dalila Inês MaldanerCraidy, Carmem Maria2007-11-01T05:12:09Z2007http://hdl.handle.net/10183/11067000603971Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.This research was carried out on a private school in the state of Rio Grande do Sul. It has as main objective to comprehend the concept of school violence and incivility based on different authors and on the speech of teachers and students. This study also approach to the way these young adolescents build their personal identity through the life experience on school, considering the way they are treated by their teachers and classmates. Besides, this research intends to understand the practice of the student’s direction to the pedagogical sector. It’s important to mention that this practice, established on the school researched, causes, several times, a communication fault among the young students and their respective teachers. These experiences accommodate practices and results in a tense, insecure and fearful atmosphere, generating a conflictive relationship on the school’s space. This conflicts, lived on the researched school, reflect a resistant movement of students in relation to normative pedagogical practice.application/pdfporAdolescenteViolênciaEscolaJuventudeIdentidadeEducação básicaEnsino privadoPolítica educacionalPrática pedagógicaViolenceIncivilitySchoolYoung adolescentO olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000603971.pdf000603971.pdfTexto completoapplication/pdf5035147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/1/000603971.pdfd2b1a579aefe0669a506c13bef5cad40MD51TEXT000603971.pdf.txt000603971.pdf.txtExtracted Texttext/plain175148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/2/000603971.pdf.txtac5c93e000fe25690d8e7e68e5eb10fdMD52THUMBNAIL000603971.pdf.jpg000603971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/3/000603971.pdf.jpg813d5ed72396c6cfca32d85f1726963eMD5310183/110672018-10-08 08:50:49.967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
title O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
spellingShingle O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
Backes, Dalila Inês Maldaner
Adolescente
Violência
Escola
Juventude
Identidade
Educação básica
Ensino privado
Política educacional
Prática pedagógica
Violence
Incivility
School
Young adolescent
title_short O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
title_full O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
title_fullStr O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
title_full_unstemmed O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
title_sort O olhar dos alunos e professores em relação à violência em escola privada do interior do estado: um estudo de caso
author Backes, Dalila Inês Maldaner
author_facet Backes, Dalila Inês Maldaner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Dalila Inês Maldaner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Craidy, Carmem Maria
contributor_str_mv Craidy, Carmem Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Violência
Escola
Juventude
Identidade
Educação básica
Ensino privado
Política educacional
Prática pedagógica
topic Adolescente
Violência
Escola
Juventude
Identidade
Educação básica
Ensino privado
Política educacional
Prática pedagógica
Violence
Incivility
School
Young adolescent
dc.subject.eng.fl_str_mv Violence
Incivility
School
Young adolescent
description Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada em uma escola privada na região do Vale dos Sinos e busca compreender o conceito de violência escolar e incivilidade a partir de diferentes autores e das falas dos alunos e professores. Aborda, também, o modo como esses jovens adolescentes constroem a sua identidade pessoal através da vivência no cotidiano escolar tendo em vista a forma de tratamento conferida a eles pelos professores e colegas. Além disso, esse estudo busca compreender a prática de encaminhamentos de alunos ao setor pedagógico, prática essa estabelecida na escola pesquisada, que ocasiona, muitas vezes, uma ruptura de comunicação entre os jovens alunos e seus respectivos professores. Essas experiências conformam práticas e resultam em um clima de tensão, insegurança e medo, gerando, dessa forma, relações conflituosas no espaço escolar. Esses conflitos, vividos na escola pesquisada, refletem um movimento de resistência dos alunos às práticas pedagógicas normatizadoras.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-11-01T05:12:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11067
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000603971
url http://hdl.handle.net/10183/11067
identifier_str_mv 000603971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/1/000603971.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/2/000603971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11067/3/000603971.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2b1a579aefe0669a506c13bef5cad40
ac5c93e000fe25690d8e7e68e5eb10fd
813d5ed72396c6cfca32d85f1726963e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064901520261120