O sistema de avanço progressivo no município de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1978
Autor(a) principal: Trainotti, Teresinha Salete
Orientador(a): Feldens, Maria das Graças Furtado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/262234
Resumo: O presente estudo versa sobre o sistema de avanço progressivo no município de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como problema principal verificar, por meio da opinião dos professores, se os princípios do sistema de avanço progressivo são observados no processo ensino-aprendizagem. É uma pesquisa do tipo descritivo e exploratório, desenvolvida através da aplicação de um questionário - com uma escala do tipo Likert - a 139 professores sorteados aleatoriamente nas dezoito Escolas Básicas de 1o grau completo da Rede Estadual de Ensino. A análise estatística descritiva dos dados incluiu o calculo de frequências, médias e percentuais das respostas a cada item do instrumento, sendo que, para a comparação das três variáveis: nível de formação profissional, anos de magistério e séries em que leciona, foi usado o qui quadrado a um nível de significância de 0, 05. Os resultados indicaram que, de um modo geral, ainda há muito por se fazer para que as condições de funcionamento do sistema de avanço progressivo se encontrem em bom nível de qualidade. Quanto as três variáveis – nível de formação profissional, anos de magistério e séries em que leciona-os resultados evidenciaram haver diferença estatisticamente significativa em poucos itens do instrumento, considerando-se a interferência destas três variáveis na opinião dos professores.
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