Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Tomedi, Jaqueline
Orientador(a): Folberg, Maria Nestrovsky
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/13264
Resumo: A proposta investigativa dessa dissertação é fruto de uma série de inquietações advindas da minha experiência clínica com crianças e jovens que, em algum momento, tiveram suas histórias de sua vida marcadas pela necessidade de enfrentar a difícil travessia que constitui o processo de inclusão. A partir da escuta de três jovens, essa pesquisa objetiva apresentar o trabalho desenvolvido na APAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Sapiranga, no que diz respeito aos procedimentos adotados para a efetiva inclusão de alunos no sistema educacional. Dentre as questões investigadas, ressalta-se as relações entre psicanálise, educação e inclusão. Considerando que os caminhos possíveis ao sujeito - na travessia da inclusão escolar - são marcados pelos impasses que perpassam sua história de vida, tornam-se fundamentais as construções dos casos clínicos e do trabalho inter/transdisciplinar, para que seja possível formular hipóteses acerca do que realmente foi oportunizado aos jovens para que conseguissem ressignificar as situações traumáticas que os remetiam aos insucessos quando ocorriam as tentativas de inclusão escolar. Essa investigação baseia-se no método de pesquisa psicanalítica. Para a análise das questões propostas serão utilizados, enquanto corpus de pesquisa, os atendimentos clínicos, entrevista com os pais e escutas aos profissionais da escola. Para tanto, adotou-se a construção de caso como modelo metodológico aplicável à pesquisa psicanalítica. O objetivo desse trabalho é construir algumas interrogações acerca das formas de inclusão de jovens que apresentam problemas de aprendizagem e que estejam em processo de inclusão escolar. Pretende problematizar as múltiplas possibilidades que direcionam o tratamento psicanalítico e a intersecção entre psicanálise e educação.
id URGS_8e10983cbfe9e95b4d1522f686dcd217
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13264
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Tomedi, JaquelineFolberg, Maria Nestrovsky2008-07-03T04:11:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/13264000642160A proposta investigativa dessa dissertação é fruto de uma série de inquietações advindas da minha experiência clínica com crianças e jovens que, em algum momento, tiveram suas histórias de sua vida marcadas pela necessidade de enfrentar a difícil travessia que constitui o processo de inclusão. A partir da escuta de três jovens, essa pesquisa objetiva apresentar o trabalho desenvolvido na APAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Sapiranga, no que diz respeito aos procedimentos adotados para a efetiva inclusão de alunos no sistema educacional. Dentre as questões investigadas, ressalta-se as relações entre psicanálise, educação e inclusão. Considerando que os caminhos possíveis ao sujeito - na travessia da inclusão escolar - são marcados pelos impasses que perpassam sua história de vida, tornam-se fundamentais as construções dos casos clínicos e do trabalho inter/transdisciplinar, para que seja possível formular hipóteses acerca do que realmente foi oportunizado aos jovens para que conseguissem ressignificar as situações traumáticas que os remetiam aos insucessos quando ocorriam as tentativas de inclusão escolar. Essa investigação baseia-se no método de pesquisa psicanalítica. Para a análise das questões propostas serão utilizados, enquanto corpus de pesquisa, os atendimentos clínicos, entrevista com os pais e escutas aos profissionais da escola. Para tanto, adotou-se a construção de caso como modelo metodológico aplicável à pesquisa psicanalítica. O objetivo desse trabalho é construir algumas interrogações acerca das formas de inclusão de jovens que apresentam problemas de aprendizagem e que estejam em processo de inclusão escolar. Pretende problematizar as múltiplas possibilidades que direcionam o tratamento psicanalítico e a intersecção entre psicanálise e educação.The proposition of the present research project is to study the concerns of the clinical experience of children and youngsters who at some point had their lives marked by the journey of inclusion. Having the discourse of three youngsters as starting point, this paper presents the work on inclusion developed at the Association of Parents and Friends of the Disabled (APAE) in a partnership with the Municipal Secretariat of Education of the municipality of Sapiranga, Brazil. The following are among the issues investigated: the relations between psychoanalysis, education, and inclusion. Having in mind that the possible paths to be taken by the subject along the journey of school inclusion are marked by impasses that permeate the story of his or her life, it was possible through the constructions of clinical cases and inter/transdisciplinary work to formulate hypotheses about what allowed youngsters to re-signify the traumatic situations that referred them to failures in their attempts at school inclusion. The present investigation is based on the psychoanalytical research method. The following will be used as tools for analysis in the research corpus: clinical appointments, interviews with parents, and listening to school professionals, adopting case construction as the methodological model applicable to psychoanalytical research. The objective of the present paper is to raise some questions on the forms of inclusion of youngsters who show learning problems and who are going through a school inclusion process. This paper intends to question the multiple possibilities that guide psychoanalytical treatment and the intersection between psychoanalysis and education.application/pdfporPsicanáliseInclusão escolarAprendizagemEducationInclusionSubjectDirection of psychoanalytical treatmentTransitabilityPsicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642160.pdf000642160.pdfTexto completoapplication/pdf488375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/1/000642160.pdf2b2ae7c379f0e5e9faf0676df2add576MD51TEXT000642160.pdf.txt000642160.pdf.txtExtracted Texttext/plain164460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/2/000642160.pdf.txt26a2cab4ffc3bac089651c67b08b9c86MD52THUMBNAIL000642160.pdf.jpg000642160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/3/000642160.pdf.jpgafdefeb9064ebc9eee1aeec8cc46bb4fMD5310183/132642018-10-18 07:14:55.195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:14:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
title Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
spellingShingle Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
Tomedi, Jaqueline
Psicanálise
Inclusão escolar
Aprendizagem
Education
Inclusion
Subject
Direction of psychoanalytical treatment
Transitability
title_short Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
title_full Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
title_fullStr Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
title_full_unstemmed Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
title_sort Psicanálise e educação : inclusão, os caminhos do sujeito na perspectiva da diferença
author Tomedi, Jaqueline
author_facet Tomedi, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomedi, Jaqueline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
contributor_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Inclusão escolar
Aprendizagem
topic Psicanálise
Inclusão escolar
Aprendizagem
Education
Inclusion
Subject
Direction of psychoanalytical treatment
Transitability
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Inclusion
Subject
Direction of psychoanalytical treatment
Transitability
description A proposta investigativa dessa dissertação é fruto de uma série de inquietações advindas da minha experiência clínica com crianças e jovens que, em algum momento, tiveram suas histórias de sua vida marcadas pela necessidade de enfrentar a difícil travessia que constitui o processo de inclusão. A partir da escuta de três jovens, essa pesquisa objetiva apresentar o trabalho desenvolvido na APAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Sapiranga, no que diz respeito aos procedimentos adotados para a efetiva inclusão de alunos no sistema educacional. Dentre as questões investigadas, ressalta-se as relações entre psicanálise, educação e inclusão. Considerando que os caminhos possíveis ao sujeito - na travessia da inclusão escolar - são marcados pelos impasses que perpassam sua história de vida, tornam-se fundamentais as construções dos casos clínicos e do trabalho inter/transdisciplinar, para que seja possível formular hipóteses acerca do que realmente foi oportunizado aos jovens para que conseguissem ressignificar as situações traumáticas que os remetiam aos insucessos quando ocorriam as tentativas de inclusão escolar. Essa investigação baseia-se no método de pesquisa psicanalítica. Para a análise das questões propostas serão utilizados, enquanto corpus de pesquisa, os atendimentos clínicos, entrevista com os pais e escutas aos profissionais da escola. Para tanto, adotou-se a construção de caso como modelo metodológico aplicável à pesquisa psicanalítica. O objetivo desse trabalho é construir algumas interrogações acerca das formas de inclusão de jovens que apresentam problemas de aprendizagem e que estejam em processo de inclusão escolar. Pretende problematizar as múltiplas possibilidades que direcionam o tratamento psicanalítico e a intersecção entre psicanálise e educação.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000642160
url http://hdl.handle.net/10183/13264
identifier_str_mv 000642160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/1/000642160.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/2/000642160.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13264/3/000642160.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b2ae7c379f0e5e9faf0676df2add576
26a2cab4ffc3bac089651c67b08b9c86
afdefeb9064ebc9eee1aeec8cc46bb4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064911985049600