Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Marin Díaz, Dora Lilia
Orientador(a): Souza, Nádia Geisa Silveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/15851
Resumo: A infância, como preocupação central da sociedade contemporânea, foi o assunto que motivou a pesquisa desta dissertação, onde se realiza uma análise em perspectiva arqueo-genealógica da constituição da infância como alvo do saber e do poder. Inicialmente, são revisados alguns discursos sobre a infância para conhecer os elementos a partir dos quais ela é discutida, nas últimas décadas do século XX, como construção cultural e histórica, passando a ocupar, assim, um lugar central nas políticas e práticas escolares e conformando o que é nomeado "campo discursivo da infância". Neste ponto, questiona-se a ideia da morte ou desaparição da infância moderna, argumentando-se a emergência de, pelo menos, duas figuras dela constituídas entre os séculos XVI e XVIII, figuras que seriam os alicerces das compreensões atuais sobre a condição infantil. Como parte da análise dessas duas figuras da infância (denominadas "infância clássica" e "infância liberal"), são estudadas as formas como aparecem, nos discursos naturalistas e liberais, as noções de liberdade, interesse, desenvolvimento, disposições naturais, regulação, governo, instrução, educação e formação, as quais passaram a integrar as análises e as práticas educativas. Fazendo-se uso dos desenvolvimentos de Michel Foucault, nos seus cursos ministrados no Collège de France entre 1978 e 1979, a constituição da figura infantil moderna no discurso pedagógico entre os séculos XVIII e XX é lida a partir da"grade" da governamentalidade liberal, isto é, como parte dos discursos e práticas constituídos em função do governo da população.
id URGS_9036adc880d5bf6750e9674e60b03b4c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15851
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Marin Díaz, Dora LiliaSouza, Nádia Geisa Silveira de2009-05-19T04:12:42Z2009http://hdl.handle.net/10183/15851000692861A infância, como preocupação central da sociedade contemporânea, foi o assunto que motivou a pesquisa desta dissertação, onde se realiza uma análise em perspectiva arqueo-genealógica da constituição da infância como alvo do saber e do poder. Inicialmente, são revisados alguns discursos sobre a infância para conhecer os elementos a partir dos quais ela é discutida, nas últimas décadas do século XX, como construção cultural e histórica, passando a ocupar, assim, um lugar central nas políticas e práticas escolares e conformando o que é nomeado "campo discursivo da infância". Neste ponto, questiona-se a ideia da morte ou desaparição da infância moderna, argumentando-se a emergência de, pelo menos, duas figuras dela constituídas entre os séculos XVI e XVIII, figuras que seriam os alicerces das compreensões atuais sobre a condição infantil. Como parte da análise dessas duas figuras da infância (denominadas "infância clássica" e "infância liberal"), são estudadas as formas como aparecem, nos discursos naturalistas e liberais, as noções de liberdade, interesse, desenvolvimento, disposições naturais, regulação, governo, instrução, educação e formação, as quais passaram a integrar as análises e as práticas educativas. Fazendo-se uso dos desenvolvimentos de Michel Foucault, nos seus cursos ministrados no Collège de France entre 1978 e 1979, a constituição da figura infantil moderna no discurso pedagógico entre os séculos XVIII e XX é lida a partir da"grade" da governamentalidade liberal, isto é, como parte dos discursos e práticas constituídos em função do governo da população.Childhood, a critical concern in the contemporary society, is the subject that motivated this research, which analyzes from an archeological and genealogical perspective, the constitution of childhood as a target for knowledge and power. Initially, some discourses on childhood are revised to identify the elements used to consider it as a cultural and historical structure in the last decades of the twentieth century, occupying an important place in politics and the educational practice, and constituting the so called "discursive field of childhood". At this point, the idea of the death or disappearance of modern childhood has been subject to debate, by arguing that at least two forms of childhood emerged between centuries XVI and XVIII, known as "classic childhood" and "liberal childhood", which would be the basis for the current understanding of the infantile condition. As part of the analysis of these two figures, notions such as freedom, interest, development, natural dispositions, regulation, government, instruction, education and formation, were studied to understand how they appear in the naturalistic and liberal discourses that became part of educational analyses and practices. Making use of Michel Foucault's developments in their courses supplied in Collège of France between 1978 and 1979, the constitution of the modern infantile figure in the pedagogical discourse between the XVIII and XX centuries, is interpreted through the "lens" of liberal governmentality, i.e., as part of the discourses and practices established for governing the population.application/pdfporInfânciaHistóriaConhecimentoGovernamentalidadeModernidadeAprendizagemDiscurso pedagógicoFoucault, Michel 1926-1984.ChildrenHistoryKnowledgeGovernmentalityModernityLearningPedagogical discourseInfância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000692861.pdf000692861.pdfTexto completoapplication/pdf1359378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/1/000692861.pdfb70cf2dd4c7eaf5dc9770793edf342f1MD51TEXT000692861.pdf.txt000692861.pdf.txtExtracted Texttext/plain564347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/2/000692861.pdf.txt13360b23b92836ef2c5ad1f42a0d2e82MD52THUMBNAIL000692861.pdf.jpg000692861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/3/000692861.pdf.jpg404d23324686c2ad373ae2530a627f03MD5310183/158512018-10-11 08:47:11.671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15851Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:47:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
title Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
spellingShingle Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
Marin Díaz, Dora Lilia
Infância
História
Conhecimento
Governamentalidade
Modernidade
Aprendizagem
Discurso pedagógico
Foucault, Michel 1926-1984.
Children
History
Knowledge
Governmentality
Modernity
Learning
Pedagogical discourse
title_short Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
title_full Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
title_fullStr Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
title_full_unstemmed Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
title_sort Infância : discussões contemporâneas, saber pedagógico e governamentalidade
author Marin Díaz, Dora Lilia
author_facet Marin Díaz, Dora Lilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marin Díaz, Dora Lilia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Nádia Geisa Silveira de
contributor_str_mv Souza, Nádia Geisa Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
História
Conhecimento
Governamentalidade
Modernidade
Aprendizagem
Discurso pedagógico
Foucault, Michel 1926-1984.
topic Infância
História
Conhecimento
Governamentalidade
Modernidade
Aprendizagem
Discurso pedagógico
Foucault, Michel 1926-1984.
Children
History
Knowledge
Governmentality
Modernity
Learning
Pedagogical discourse
dc.subject.eng.fl_str_mv Children
History
Knowledge
Governmentality
Modernity
Learning
Pedagogical discourse
description A infância, como preocupação central da sociedade contemporânea, foi o assunto que motivou a pesquisa desta dissertação, onde se realiza uma análise em perspectiva arqueo-genealógica da constituição da infância como alvo do saber e do poder. Inicialmente, são revisados alguns discursos sobre a infância para conhecer os elementos a partir dos quais ela é discutida, nas últimas décadas do século XX, como construção cultural e histórica, passando a ocupar, assim, um lugar central nas políticas e práticas escolares e conformando o que é nomeado "campo discursivo da infância". Neste ponto, questiona-se a ideia da morte ou desaparição da infância moderna, argumentando-se a emergência de, pelo menos, duas figuras dela constituídas entre os séculos XVI e XVIII, figuras que seriam os alicerces das compreensões atuais sobre a condição infantil. Como parte da análise dessas duas figuras da infância (denominadas "infância clássica" e "infância liberal"), são estudadas as formas como aparecem, nos discursos naturalistas e liberais, as noções de liberdade, interesse, desenvolvimento, disposições naturais, regulação, governo, instrução, educação e formação, as quais passaram a integrar as análises e as práticas educativas. Fazendo-se uso dos desenvolvimentos de Michel Foucault, nos seus cursos ministrados no Collège de France entre 1978 e 1979, a constituição da figura infantil moderna no discurso pedagógico entre os séculos XVIII e XX é lida a partir da"grade" da governamentalidade liberal, isto é, como parte dos discursos e práticas constituídos em função do governo da população.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-05-19T04:12:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15851
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000692861
url http://hdl.handle.net/10183/15851
identifier_str_mv 000692861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/1/000692861.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/2/000692861.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15851/3/000692861.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b70cf2dd4c7eaf5dc9770793edf342f1
13360b23b92836ef2c5ad1f42a0d2e82
404d23324686c2ad373ae2530a627f03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064925414162432