Desenvolvimento de um modelo de implantação de serviço de correspondente bancário

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rodrigues, Maximiliano Camargo
Orientador(a): Echeveste, Marcia Elisa Soares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/118866
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é apresentar um modelo de implantação de serviços de correspondentes bancários em instituições financeiras, com foco na inclusão social e na rentabilidade. Partindo do levantamento de requisitos, baseado em levantamento bibliográfico e pesquisa junto a especialistas do sistema bancário, foi estabelecida uma sistemática para implantação desse serviço em uma instituição financeira. O trabalho é desmembrado em três artigos: O primeiro artigo apresenta um levantamento de experiências de serviços bancários para inclusão social por meio de uma revisão das publicações com o objetivo de entender as melhores estratégias e práticas utilizadas em experiências similares passiveis de aplicação no serviço de correspondentes bancários. Para essa pesquisa foi utilizado o método de revisão sistemática nas bases de Periódicos Capes, Plataforma Scielo e Google Acadêmico, com artigos publicados entre os anos de 1999 e 2013. O segundo artigo apresenta o levantamento e análise dos requisitos para o processo de implantação do serviço sob o ponto de vista dos correspondentes. Utiliza-se para a análise dos requisitos o método de QFD (Desdobramento da Função Qualidade). O terceiro artigo propõe a criação de um modelo para implantação de um novo serviço bancário. Nessa parte do trabalho foi utilizado como referência modelos para desenvolvimento de novos serviços. Como principais resultados destacam-se a identificação das estratégias utilizadas para correspondentes bancários, a economia financeira gerada na utilização deste canal de distribuição, a análise dos requisitos necessários para a implantação do modelo de negócios, os procedimentos necessários para a inclusão de novos serviços com a oportunidade de rentabilidade e atendendo questões de cunho social. Por fim, desenvolve-se um plano de implantação que pode servir de conhecimento para outras instituições bancárias que possuam os mesmos objetivos de lucratividade, bancarização e inclusão social.
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Para essa pesquisa foi utilizado o método de revisão sistemática nas bases de Periódicos Capes, Plataforma Scielo e Google Acadêmico, com artigos publicados entre os anos de 1999 e 2013. O segundo artigo apresenta o levantamento e análise dos requisitos para o processo de implantação do serviço sob o ponto de vista dos correspondentes. Utiliza-se para a análise dos requisitos o método de QFD (Desdobramento da Função Qualidade). O terceiro artigo propõe a criação de um modelo para implantação de um novo serviço bancário. Nessa parte do trabalho foi utilizado como referência modelos para desenvolvimento de novos serviços. Como principais resultados destacam-se a identificação das estratégias utilizadas para correspondentes bancários, a economia financeira gerada na utilização deste canal de distribuição, a análise dos requisitos necessários para a implantação do modelo de negócios, os procedimentos necessários para a inclusão de novos serviços com a oportunidade de rentabilidade e atendendo questões de cunho social. Por fim, desenvolve-se um plano de implantação que pode servir de conhecimento para outras instituições bancárias que possuam os mesmos objetivos de lucratividade, bancarização e inclusão social.The general objective of this paper is to present a model of deploying banking correspondents services in financial institutions, with a focus on social inclusion and profitability. Starting from the requirements survey based on literature and research with banking system experts, it was established a system for implementation of the service in a financial institution. The work is divided into three articles: the first article presents a gathering of experiences of banking services for social inclusion through a review of publications in order to understand the best strategies and practices used on similar experiences able to be used on banking correspondents services. For this research the method of systematic review was used in the foundations of Capes Periodicals, SciELO platform and Google Scholar, with articles published between the years of 1999 and 2013. The second article shows the gathering and analysis of the requirements for the service implementation process from the point of view of the correspondents. Is used for the requirements analysis the QFD (Quality Function Deployment) method. The third article proposes the creation of a model for implementation of a new banking service. As main results stands out the identification of the strategies used for banking correspondents, the financial economy in using this distribution channel, the analysis of the requirements needed for the business model, the procedures needed for the inclusion of new services with the opportunity of profitability and serving socially oriented issues. Finally, is developed a implementation plan that can serve as knowledge to other bank institutions that have the same goals of profitability, banking and social inclusion.application/pdfporServiços bancáriosInclusão socialSocial inclusionBanking correspondentService developmentDesenvolvimento de um modelo de implantação de serviço de correspondente bancárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000968076.pdf000968076.pdfTexto completoapplication/pdf2405974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118866/1/000968076.pdfc8e736910f1b2d71275b86d7d2f63d33MD51TEXT000968076.pdf.txt000968076.pdf.txtExtracted Texttext/plain174370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118866/2/000968076.pdf.txtf1dbdfd73e85fb275ddde52555c0e3bbMD52THUMBNAIL000968076.pdf.jpg000968076.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118866/3/000968076.pdf.jpgc4fe47977d4d7ad6991154445627c5d1MD5310183/1188662018-10-22 08:35:36.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118866Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:35:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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