Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Barcelos, Fernanda Gerhardt de
Orientador(a): Boll, Cíntia Inês
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/233562
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão com múltiplas plataformas em diferentes espaços e tempos, permitindo acesso a uma variedade de linguagens que se interconectam em um contexto de Cultura Digital. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativos e qualitativos, e cada recorte do estudo contou com uma abordagem metodológica específica. A dissertação é composta por dois artigos independentes, mas interdependentes. Inicialmente, no primeiro artigo expõe-se uma breve trajetória da educação a distância no ensino superior e na pós-graduação no Brasil. Na sequência, apresenta-se o relato de experiência em uma disciplina de pós-graduação intitulada “Seminário Avançado Cultura Digital e Mídias na Educação: por uma epistemologia ético-estética”, ofertada para a educação presencial e para a educação a distância. A disciplina permitiu evidenciar as possíveis reverberações no processo de formação do pesquisador na Pós-graduação. No segundo artigo, são apresentados dados de uma investigação realizada com licenciandos sobre o uso das mídias móveis durante sua formação, corroborando para a formação docente com novas possibilidades de espaços, tempos e oportunidades viabilizadas pelas mídias em ambientes presenciais ou não. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca das mídias móveis na construção de outros modos de transmitir, estocar e produzir informação, repercutindo em novos caminhos na produção e oferta de conhecimento em um contexto de cultura digital e ensino remoto.
id URGS_94edb770fc9ef95611c03e3298bdb0d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233562
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Fernanda Gerhardt deBoll, Cíntia Inês2022-01-04T04:34:34Z2021http://hdl.handle.net/10183/233562001135428A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão com múltiplas plataformas em diferentes espaços e tempos, permitindo acesso a uma variedade de linguagens que se interconectam em um contexto de Cultura Digital. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativos e qualitativos, e cada recorte do estudo contou com uma abordagem metodológica específica. A dissertação é composta por dois artigos independentes, mas interdependentes. Inicialmente, no primeiro artigo expõe-se uma breve trajetória da educação a distância no ensino superior e na pós-graduação no Brasil. Na sequência, apresenta-se o relato de experiência em uma disciplina de pós-graduação intitulada “Seminário Avançado Cultura Digital e Mídias na Educação: por uma epistemologia ético-estética”, ofertada para a educação presencial e para a educação a distância. A disciplina permitiu evidenciar as possíveis reverberações no processo de formação do pesquisador na Pós-graduação. No segundo artigo, são apresentados dados de uma investigação realizada com licenciandos sobre o uso das mídias móveis durante sua formação, corroborando para a formação docente com novas possibilidades de espaços, tempos e oportunidades viabilizadas pelas mídias em ambientes presenciais ou não. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca das mídias móveis na construção de outros modos de transmitir, estocar e produzir informação, repercutindo em novos caminhos na produção e oferta de conhecimento em um contexto de cultura digital e ensino remoto.The main objective of this research is to investigate how mobile media move graduate and undergraduates students of natural sciences, capturing and provisionally fixing knowledge construction processes in networks of convergences between analog and digital worldsIt Provides a reflection on the importance of investing in the process of training science professors, highlighting the contributions that mobile media make possible through the connection with multiple platforms in different spaces and times, allowing access to a variety of languages that interconnect in a Digital Culture context. The methodological approach is multiple in nature, combining quantitative and qualitative methods, and each section of the study had a specific methodological approach. The dissertation is composed of two independent articles, but interdependent on each other. Initially, the first article presents a brief trajectory of distance education in higher education and postgraduate studies in Brazil. In sequence an experience report is presented in a postgraduate course entitled: Advanced Seminar Digital Culture and Media in Education: for an ethical-aesthetic epistemology, offered both for face-to-face education and for distance education.That allowed to evidence the possible reverberations in the process of formation of the researcher in the Post-graduation.The second article presents data from an investigation carried out with graduate students regarding the use of mobile media during their education, corroborating with new possibilities of spaces, times and opportunities made possible by the media in face-to-face environments or not Finally, this study is a contribution to discussions about mobile media in the construction of other ways of transmitting, storing and producing information, reflecting in new ways in the production and supply of knowledge in a context of digital culture and remote learning.application/pdfporEnsino de ciênciasCultura digitalFormação de professoresTeacher trainingMobile mediaDigital cultureScience teachingFormação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135428.pdf.txt001135428.pdf.txtExtracted Texttext/plain161365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233562/2/001135428.pdf.txt281e65feb5f1786c81dd9b15cc344989MD52ORIGINAL001135428.pdfTexto completoapplication/pdf1424589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233562/1/001135428.pdfd774aa7ff272871813f6054fe5e16350MD5110183/2335622022-02-22 04:44:21.074834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:44:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
title Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
spellingShingle Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
Barcelos, Fernanda Gerhardt de
Ensino de ciências
Cultura digital
Formação de professores
Teacher training
Mobile media
Digital culture
Science teaching
title_short Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
title_full Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
title_fullStr Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
title_full_unstemmed Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
title_sort Formação de professores em tempos de cultura digital e mídias móveis : em busca da potencialidade dos olhares educadores no contexto da educação superior
author Barcelos, Fernanda Gerhardt de
author_facet Barcelos, Fernanda Gerhardt de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Fernanda Gerhardt de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Cultura digital
Formação de professores
topic Ensino de ciências
Cultura digital
Formação de professores
Teacher training
Mobile media
Digital culture
Science teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Mobile media
Digital culture
Science teaching
description A presente pesquisa tem como principal objetivo investigar como as mídias móveis movimentam professores graduandos e pós-graduandos das ciências da natureza, capturando e fixando provisoriamente processos de construção de conhecimento em redes de convergências entre mundos analógicos e digitais. Propicia-se uma reflexão a respeito da importância de investirmos no processo de formação de professores de Ciências e evidenciam-se as contribuições que as mídias móveis apresentam através da conexão com múltiplas plataformas em diferentes espaços e tempos, permitindo acesso a uma variedade de linguagens que se interconectam em um contexto de Cultura Digital. A abordagem metodológica é de caráter múltiplo, aliando métodos quantitativos e qualitativos, e cada recorte do estudo contou com uma abordagem metodológica específica. A dissertação é composta por dois artigos independentes, mas interdependentes. Inicialmente, no primeiro artigo expõe-se uma breve trajetória da educação a distância no ensino superior e na pós-graduação no Brasil. Na sequência, apresenta-se o relato de experiência em uma disciplina de pós-graduação intitulada “Seminário Avançado Cultura Digital e Mídias na Educação: por uma epistemologia ético-estética”, ofertada para a educação presencial e para a educação a distância. A disciplina permitiu evidenciar as possíveis reverberações no processo de formação do pesquisador na Pós-graduação. No segundo artigo, são apresentados dados de uma investigação realizada com licenciandos sobre o uso das mídias móveis durante sua formação, corroborando para a formação docente com novas possibilidades de espaços, tempos e oportunidades viabilizadas pelas mídias em ambientes presenciais ou não. Por fim, este estudo constitui-se como uma contribuição para discussões acerca das mídias móveis na construção de outros modos de transmitir, estocar e produzir informação, repercutindo em novos caminhos na produção e oferta de conhecimento em um contexto de cultura digital e ensino remoto.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-04T04:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/233562
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135428
url http://hdl.handle.net/10183/233562
identifier_str_mv 001135428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233562/2/001135428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233562/1/001135428.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 281e65feb5f1786c81dd9b15cc344989
d774aa7ff272871813f6054fe5e16350
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065178541457408