Fatores humanos envolvidos na saúde e segurança do motorista de ônibus intermunicipal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Pereira, Giuliana de Moura
Orientador(a): Amaral, Fernando Goncalves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Bus
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/197321
Resumo: A implementação de melhorias no transporte regular rodoviário de passageiros mostra-se cada vez mais necessária, com o intuito de aumentar a eficiência dos serviços prestados à sociedade e diminuir os riscos de acidentes. Neste cenário a identificação e o aprimoramento de aspectos relacionados à saúde e segurança e à qualidade de vida no trabalho dos motoristas de ônibus intermunicipais são considerados de suma importância devido a relevância deste profissional nesta modalidade de transporte. A prevalência de doenças nestes indivíduos pode ser mitigada através da identificação e análise dos fatores estressores associados à função motorista de ônibus. A partir da caracterização destes fatores, podem então ser implementadas melhorias focadas tanto no posto de trabalho quanto de caráter organizacionais com o objetivo de aumentar a performance laboral destes profissionais e a eficiência deste tipo de transporte. O objetivo geral desta dissertação foi identificar e analisar os fatores estressores relacionados ao trabalho do motorista de ônibus e seus impactos sobre a saúde e segurança do trabalho. Os objetivos específicos estão relacionados com os três artigos que compõem esta dissertação e com o quinto capítulo deste estudo. O primeiro artigo buscou realizar uma revisão sistemática da literatura, para levantar e identificar os fatores estressores que incidem sobre a saúde dos motoristas. Já o segundo artigo foi baseado em um estudo de caso para avaliar o perfil da população de motoristas de uma empresa e mensurar o índice de capacidade de trabalho destes profissionais. O terceiro artigo, por sua vez, foi elaborado a partir do mesmo estudo de caso e do perfil dos motoristas caracterizado pelo segundo artigo, e seu objetivo foi identificar a ocorrência de distúrbios psíquicos comuns nestes profissionais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como estudo de caso com abordagem qualiquantitativa do problema. Os resultados identificados na literatura apontaram 23 fatores estressores associados a 24 diferentes patologias relacionadas ao desempenho laboral dos motoristas. O estudo contou com 225 motoristas de ônibus, sendo identificado que a maioria dos sujeitos apresentou sobrepeso, trabalhava ao volante de 4 horas e 1 minuto até 5 horas por dia, não possuía o hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, assim como não praticava atividades físicas regulares. A capacidade funcional para o trabalho dos participantes foi identificada como ótima, contudo parte da amostra analisada possuía capacidades para o trabalho identificadas como boa ou moderada e que poderiam ainda ser melhoradas. Somente 1% dos motoristas foi identificado como possíveis portadores de distúrbios psíquicos comuns. O absenteísmo foi observado como fator capaz de influenciar o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), enquanto que o consumo de bebida alcoólica e o tipo de linha de trabalho foram os fatores identificados como capazes de influenciar a ocorrência de distúrbios psíquicos comuns nestes profissionais. Estes resultados evidenciam que implementações de melhorias na empresa são necessárias com o intuito elevar a qualidade de vida destes profissionais, aumentar a eficiência do transporte e reduzir os riscos de acidentes.
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A partir da caracterização destes fatores, podem então ser implementadas melhorias focadas tanto no posto de trabalho quanto de caráter organizacionais com o objetivo de aumentar a performance laboral destes profissionais e a eficiência deste tipo de transporte. O objetivo geral desta dissertação foi identificar e analisar os fatores estressores relacionados ao trabalho do motorista de ônibus e seus impactos sobre a saúde e segurança do trabalho. Os objetivos específicos estão relacionados com os três artigos que compõem esta dissertação e com o quinto capítulo deste estudo. O primeiro artigo buscou realizar uma revisão sistemática da literatura, para levantar e identificar os fatores estressores que incidem sobre a saúde dos motoristas. Já o segundo artigo foi baseado em um estudo de caso para avaliar o perfil da população de motoristas de uma empresa e mensurar o índice de capacidade de trabalho destes profissionais. O terceiro artigo, por sua vez, foi elaborado a partir do mesmo estudo de caso e do perfil dos motoristas caracterizado pelo segundo artigo, e seu objetivo foi identificar a ocorrência de distúrbios psíquicos comuns nestes profissionais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como estudo de caso com abordagem qualiquantitativa do problema. Os resultados identificados na literatura apontaram 23 fatores estressores associados a 24 diferentes patologias relacionadas ao desempenho laboral dos motoristas. O estudo contou com 225 motoristas de ônibus, sendo identificado que a maioria dos sujeitos apresentou sobrepeso, trabalhava ao volante de 4 horas e 1 minuto até 5 horas por dia, não possuía o hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, assim como não praticava atividades físicas regulares. A capacidade funcional para o trabalho dos participantes foi identificada como ótima, contudo parte da amostra analisada possuía capacidades para o trabalho identificadas como boa ou moderada e que poderiam ainda ser melhoradas. Somente 1% dos motoristas foi identificado como possíveis portadores de distúrbios psíquicos comuns. O absenteísmo foi observado como fator capaz de influenciar o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT), enquanto que o consumo de bebida alcoólica e o tipo de linha de trabalho foram os fatores identificados como capazes de influenciar a ocorrência de distúrbios psíquicos comuns nestes profissionais. Estes resultados evidenciam que implementações de melhorias na empresa são necessárias com o intuito elevar a qualidade de vida destes profissionais, aumentar a eficiência do transporte e reduzir os riscos de acidentes.Improvement in the road passenger transport is needed, seeking to increase the efficiency of services for society and reduce the risk of accidents. In this context, identify and upgrade aspects related to occupational health and security of bus drivers of inter-municipal lines is considered a priority due to the centrality of this professional. Prevalent diseases among this category of workers can be reduced through the identification and analysis of stressors associated with the bus driver work. By knowing these stressors, it will be possible to implement improvements in workstations as well as improvements of organizational character, refining the performance of these professionals and the efficiency of transport. The general objective of this dissertation was to identify and analyze stressors related to the bus driver work and its impacts on occupational health and safety. The specific objectives are related to the three articles that compose this dissertation and with the fifth chapter. The first article consists of a systematic literature review, identifying stressors to which drivers are subdued. The second article was based on a case study in a company, where the profile of bus drivers was identified and their index of work capacity was measured. In the third article, the results obtained in the previous one were used to identify the occurrence of common psychic disturbs in these professionals. The study had a mixed methods approach. It was identified in the literature 23 stressors associated to 24 different pathologies, connected to the work performance of drivers. This study has a sample of 225 bus drivers and the majority has overweight, works 5 hours per day driving, doesn’t smoke or drink alcohol, and don’t practice physical activities regularly. The work capacity of participants was evaluated as great, although part of the sample has work capacity equal to good or moderate, requiring improvement. Only 1% of the drivers might have common psychic disturbs. The absenteeism was observed as a factor capable of influence the Work Capacity Index, while alcohol consumption and type of travel line were the factors that can influence the occurrence of common psychic disturbs in these professionals. The results show that is necessary to implement improvements in this company seeking to improve the life quality of these workers, increasing bus transport efficiency and reducing the risk of accidents.application/pdfporTransporte de passageiroTransporte intermunicipalMotoristasQualidade de vida no trabalhoStressorsBusInter-municipal driverSafetyHealthFatores humanos envolvidos na saúde e segurança do motorista de ônibus intermunicipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090299.pdf.txt001090299.pdf.txtExtracted Texttext/plain250326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197321/2/001090299.pdf.txtcdffe3df484c6426ee996272a314772fMD52ORIGINAL001090299.pdfTexto completoapplication/pdf1501754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197321/1/001090299.pdfc8622bba26aec05a6f5eb85961cfacc0MD5110183/1973212019-09-04 02:34:51.498208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-04T05:34:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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