Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Caneppele, Augusto Cezar Gessi
Orientador(a): Silva, Dakir Larara Machado da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/211412
Resumo: Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global.
id URGS_9b8646d5eff8cb432e01bee1e05c8cf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211412
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Caneppele, Augusto Cezar GessiSilva, Dakir Larara Machado daDalt, Silvana da2020-07-04T03:51:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/211412001114333Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global.For this study some problems in the approach to environmental issues, such as the greenhouse effect and global warming, were verified in school and society. Therefore, this work aims to conceptualized the phenomenon of greenhouse effect, on the basis of some principles such as solar radiation, absorption and emission of radiation by molecules and differentiate it from global warming. For such purpose, a didactic sequence anchored in Ausubel’s Theory of Meaningful Learning was created. This didactic sequence consisted of 6 classes that started by contextualizing the study objects, showing different approaches to the greenhouse effect and global warming though videos and texts, addressing the physical phenomena that define the greenhouse effect, defining the greenhouse effect observing the interaction between light and molecules, defining global warming and differentiating it from the greenhouse effect. This sequence was applied to a second-year high school class of a school in the public system in the municipality of Esteio-RS. The classes were applied from July 1st to September 24th, 2019, in a total of fourteen hourly periods each. Among the obtained results, the students’ interest in the subjects covered stands out, as well as a conceptual evolution of the greenhouse effect and global warming phenomena.application/pdfporFísica : EnsinoEfeito estufaAquecimento globalAprendizagemPhysics educationGreenhouse effectGlobal warmingLearningUma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento globalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114333.pdf.txt001114333.pdf.txtExtracted Texttext/plain186462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/2/001114333.pdf.txt07eaf432b1b631de15bbf2a9145f968bMD52ORIGINAL001114333.pdfTexto completoapplication/pdf3017726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/1/001114333.pdf39765d75a752260599b55e45ba766721MD5110183/2114122020-07-05 03:36:24.937838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-05T06:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
title Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
spellingShingle Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
Caneppele, Augusto Cezar Gessi
Física : Ensino
Efeito estufa
Aquecimento global
Aprendizagem
Physics education
Greenhouse effect
Global warming
Learning
title_short Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
title_full Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
title_fullStr Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
title_full_unstemmed Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
title_sort Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
author Caneppele, Augusto Cezar Gessi
author_facet Caneppele, Augusto Cezar Gessi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caneppele, Augusto Cezar Gessi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Dakir Larara Machado da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dalt, Silvana da
contributor_str_mv Silva, Dakir Larara Machado da
Dalt, Silvana da
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Efeito estufa
Aquecimento global
Aprendizagem
topic Física : Ensino
Efeito estufa
Aquecimento global
Aprendizagem
Physics education
Greenhouse effect
Global warming
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics education
Greenhouse effect
Global warming
Learning
description Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-04T03:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114333
url http://hdl.handle.net/10183/211412
identifier_str_mv 001114333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/2/001114333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/1/001114333.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07eaf432b1b631de15bbf2a9145f968b
39765d75a752260599b55e45ba766721
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065150082056192