Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/211412 |
Resumo: | Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global. |
id |
URGS_9b8646d5eff8cb432e01bee1e05c8cf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211412 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Caneppele, Augusto Cezar GessiSilva, Dakir Larara Machado daDalt, Silvana da2020-07-04T03:51:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/211412001114333Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global.For this study some problems in the approach to environmental issues, such as the greenhouse effect and global warming, were verified in school and society. Therefore, this work aims to conceptualized the phenomenon of greenhouse effect, on the basis of some principles such as solar radiation, absorption and emission of radiation by molecules and differentiate it from global warming. For such purpose, a didactic sequence anchored in Ausubel’s Theory of Meaningful Learning was created. This didactic sequence consisted of 6 classes that started by contextualizing the study objects, showing different approaches to the greenhouse effect and global warming though videos and texts, addressing the physical phenomena that define the greenhouse effect, defining the greenhouse effect observing the interaction between light and molecules, defining global warming and differentiating it from the greenhouse effect. This sequence was applied to a second-year high school class of a school in the public system in the municipality of Esteio-RS. The classes were applied from July 1st to September 24th, 2019, in a total of fourteen hourly periods each. Among the obtained results, the students’ interest in the subjects covered stands out, as well as a conceptual evolution of the greenhouse effect and global warming phenomena.application/pdfporFísica : EnsinoEfeito estufaAquecimento globalAprendizagemPhysics educationGreenhouse effectGlobal warmingLearningUma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento globalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114333.pdf.txt001114333.pdf.txtExtracted Texttext/plain186462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/2/001114333.pdf.txt07eaf432b1b631de15bbf2a9145f968bMD52ORIGINAL001114333.pdfTexto completoapplication/pdf3017726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/1/001114333.pdf39765d75a752260599b55e45ba766721MD5110183/2114122020-07-05 03:36:24.937838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-05T06:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
title |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
spellingShingle |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global Caneppele, Augusto Cezar Gessi Física : Ensino Efeito estufa Aquecimento global Aprendizagem Physics education Greenhouse effect Global warming Learning |
title_short |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
title_full |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
title_fullStr |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
title_sort |
Uma sequência didática facilitadora da aprendizagem significativa no estudo do efeito estufa e do aquecimento global |
author |
Caneppele, Augusto Cezar Gessi |
author_facet |
Caneppele, Augusto Cezar Gessi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caneppele, Augusto Cezar Gessi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Dakir Larara Machado da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Dalt, Silvana da |
contributor_str_mv |
Silva, Dakir Larara Machado da Dalt, Silvana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física : Ensino Efeito estufa Aquecimento global Aprendizagem |
topic |
Física : Ensino Efeito estufa Aquecimento global Aprendizagem Physics education Greenhouse effect Global warming Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics education Greenhouse effect Global warming Learning |
description |
Para este trabalho foram verificados alguns problemas na abordagem de questões ambientais como o efeito estufa e o aquecimento global na sociedade. Assim, esta dissertação tem como objetivo definir o fenômeno do efeito estufa a partir de alguns conceitos físicos como radiação solar, absorção e emissão de radiação pelas moléculas, bem como diferenciá-lo do aquecimento global. Para tal, foi criada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A sequência foi constituída por seis aulas que começam por contextualizar os objetos de estudo, mostrando diferentes abordagens do efeito estufa e do aquecimento global por vídeos e textos; aborda fenômenos físicos que definem o efeito estufa; define o efeito estufa observando interação entre luz e moléculas; define o aquecimento global diferenciando-o do efeito estufa. Essa sequência foi aplicada em uma turma do segundo ano do ensino médio de um colégio da rede pública situado no município de Esteio–RS. As aulas foram aplicadas no período de 01 de julho à 24 de setembro de 2019, em um total de catorze períodos de uma hora cada. Dentre os resultados obtidos destaca-se o interesse dos alunos nos assuntos abordados, bem como uma evolução conceitual dos fenômenos efeito estufa e aquecimento global. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-04T03:51:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211412 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001114333 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211412 |
identifier_str_mv |
001114333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/2/001114333.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211412/1/001114333.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07eaf432b1b631de15bbf2a9145f968b 39765d75a752260599b55e45ba766721 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065150082056192 |