As contribuições das metodologias ativas no ensino superior em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Becker, Taila Poliana
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/250568
Resumo: As práticas pedagógicas utilizadas nos modelos tradicionais de Educação a Distância (EaD) tem enfrentado constantes transformações, sejam elas tecnológicas, ou no perfil dos docentes e estudantes. Diante disso, torna-se necessário utilizar metodologias que sejam capazes de apoiar a construção da autogestão do discente e a corresponsabilidade pelo seu próprio processo de formação. As Metodologias Ativas (MA) apresentam-se como uma das estratégias que promovem o aluno para o centro do processo de aprendizagem, propiciando a construção da autonomia, curiosidade, tomada de decisões individuais e coletivas. Partindo dessa perspectiva, esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo mapear as Metodologias Ativas e suas contribuições para a Educação Superior EaD. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, realizado por meio de um curso de extensão a distância, em 2020, tendo como público-alvo professores que atuam na modalidade EaD em instituições de Educação Superior públicas e/ou privadas. A coleta de dados ocorreu através de questionários, planos de aula, pilotos de validação do curso e fóruns do ambiente virtual de aprendizagem denominado Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA-UFRGS). Como resultados foram mapeadas treze MA e constatada a viabilidade da sua adoção na Educação Superior a Distância, sendo recomendado por docentes da EaD o uso das seguintes MA: (1) Aprendizagem Baseada em Projetos, (2) Jigsaw, (3) Aprendizagem Baseada em Jogos e (4) Design Thinking. Destaca-se a importância de programas de formação de professores para o uso adequado das MA no contexto da EaD, de modo que os docentes possam utilizá-las conforme o contexto. Além disso, identificou-se a necessidade de compreensão da aprendizagem ativa pelo docente, visto que, a perspectiva apresentada, vai muito além da coordenação de conteúdos, memorização, utilização de modelos ou técnicas. O processo de construção de planos de aula revelou ser produtivo com a promoção do repensar pedagógico. Portanto, a partir dos caminhos percorridos durante esta investigação, entende-se que o uso das MA na Educação Superior EaD pode contribuir substancialmente com a construção de saberes de maneira significativa. Além de ser uma prática amplia e aprofunda os conhecimentos dos docentes em relação à necessidade de vínculo, diálogo e superação de modelos tradicionais e transmissivos de conteúdo.
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spelling Becker, Taila PolianaBehar, Patrícia AlejandraSilva, Kétia Kellen Araújo da2022-10-28T04:48:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/250568001152255As práticas pedagógicas utilizadas nos modelos tradicionais de Educação a Distância (EaD) tem enfrentado constantes transformações, sejam elas tecnológicas, ou no perfil dos docentes e estudantes. Diante disso, torna-se necessário utilizar metodologias que sejam capazes de apoiar a construção da autogestão do discente e a corresponsabilidade pelo seu próprio processo de formação. As Metodologias Ativas (MA) apresentam-se como uma das estratégias que promovem o aluno para o centro do processo de aprendizagem, propiciando a construção da autonomia, curiosidade, tomada de decisões individuais e coletivas. Partindo dessa perspectiva, esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo mapear as Metodologias Ativas e suas contribuições para a Educação Superior EaD. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, realizado por meio de um curso de extensão a distância, em 2020, tendo como público-alvo professores que atuam na modalidade EaD em instituições de Educação Superior públicas e/ou privadas. A coleta de dados ocorreu através de questionários, planos de aula, pilotos de validação do curso e fóruns do ambiente virtual de aprendizagem denominado Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA-UFRGS). Como resultados foram mapeadas treze MA e constatada a viabilidade da sua adoção na Educação Superior a Distância, sendo recomendado por docentes da EaD o uso das seguintes MA: (1) Aprendizagem Baseada em Projetos, (2) Jigsaw, (3) Aprendizagem Baseada em Jogos e (4) Design Thinking. Destaca-se a importância de programas de formação de professores para o uso adequado das MA no contexto da EaD, de modo que os docentes possam utilizá-las conforme o contexto. Além disso, identificou-se a necessidade de compreensão da aprendizagem ativa pelo docente, visto que, a perspectiva apresentada, vai muito além da coordenação de conteúdos, memorização, utilização de modelos ou técnicas. O processo de construção de planos de aula revelou ser produtivo com a promoção do repensar pedagógico. Portanto, a partir dos caminhos percorridos durante esta investigação, entende-se que o uso das MA na Educação Superior EaD pode contribuir substancialmente com a construção de saberes de maneira significativa. Além de ser uma prática amplia e aprofunda os conhecimentos dos docentes em relação à necessidade de vínculo, diálogo e superação de modelos tradicionais e transmissivos de conteúdo.The pedagogical practices used in traditional methods in Distance Education have been facing constant changes, be them technological, or in teachers’ or students’ profiles. That said, it becomes necessary to use methodologies in which are capable to support the student’s selfmanagement building and the co-responsability by his own graduating process. The Active Methodologies (AM) presente themselves as one of the strategies that promote the student to the learning process center, providing autonomy construction, curiosity and colective and individual decision-making. Leading from this perspective, this master degree research has the objective to map the active methodologies and its contributions to the Distance Education University Graduate. The choosen methodology was the Case Study, performed by a distance extension course, in 2020, having as its target audience teachers that teach in the distance education modality at public and/or private college education institutions. The data collect happened through questionnaires, classes plans, course validation pilot and virtual learning environment forums named as Rede Cooperativa de Aprendizagem (ROODA – UFRGS). Has results were mapped thirteen AM and the feasibility of its adoption in distance higher education has been verified, being recommended by distance education teachers the usage of the followings: (1) Learning Based on Projects, (2) Jigsaw, (3) Learning Based in Games and (4) Design Thinking. Highlighting the importance of teachers graduating programs to the correct usage of the AM in the distance education context. Besides that, was identified the active learning compreenhension need by the teacher, since the presented perspective, goes far beyond the contente coordenation, memorization, technical and modeling utilization. The construction process of class plans, revealed itself has being productive promoting the pedagogical rethiking. However, during the ways traveled through this investigation, understand that the use of the AM in the distance university degree can substantially contribute with the knowledge building way significantly. In addition to being a practice it amplifies and deepens teachers knowledge about the necessity of bounding, dialogue and resilience of the traditionals and transmissives ways of content.application/pdfporEnsino superiorEnsino a distânciaActive methodologiesCollege educationDistance educationTeaching,Pedagogical strategiesAs contribuições das metodologias ativas no ensino superior em educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001152255.pdf.txt001152255.pdf.txtExtracted Texttext/plain505450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250568/2/001152255.pdf.txt6a51c857dd71269a67568e4b7d2ff783MD52ORIGINAL001152255.pdfTexto completoapplication/pdf6348269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250568/1/001152255.pdfa8121c05f7448a806a68651ed1ac1cd1MD5110183/2505682023-02-03 05:50:31.151214oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-03T07:50:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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