Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
Ano de defesa: | 2001 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/195961 |
Resumo: | Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995). |
id |
URGS_9f6e9fd1b704ba4a5c7c7d0e5c052550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195961 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ruwer, MagalySchlatter, Margarete2019-06-20T02:35:09Z2001http://hdl.handle.net/10183/195961000400157Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995).This work focuses on the investigation of the reading strategies used by adult students with incipient English knowledge, in a context of English teaching as a foreign language (FL ), in English reading classes for Specific Purposes. It also investigates the students' development along the reading course. The reading process of the tive participants was studied with the use of qualitative methods. The data were collected through questionnaires and retrospective and simultaneous protocols. The results show that the use of previous knowledge and the recognition of cognates are the strategies most commonly used by the leamers to approach the text. The results show that the participants changed their procedures throughout the course revealing an increase in self-confidence acquired by their awareness of the reading process, base of their reading autonomy (Kleim~ 2000; Solé, 1998). This leads us to the importance of teaching reading strategies in class and the education of the teachers for this specific practice. The investigation also shows evidence on the participants' difficulties concerning vocabulary, which caused major comprehension problems. This result confirms the importance of the role of the lexicon in reading comprehension (Laufer, 1997) and the threshold levei hypothesis, which establishes that a beginning FL student should reach the minimum levei of linguistic skill to be able to read in the target language. (Scaramucci,1995).application/pdfporLíngua inglesa : LeituraLíngua inglesa : EnsinoLíngua inglesa (língua estrangeira) : EnsinoReading processESPFL teachingReading strategiesEstratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000400157.pdf.txt000400157.pdf.txtExtracted Texttext/plain268460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/2/000400157.pdf.txt775f33715ceb597ca8f8dd450d9c26fcMD52ORIGINAL000400157.pdfTexto completoapplication/pdf6705399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/1/000400157.pdf2ce36b33c9767ef37274200889b2ce55MD5110183/1959612019-06-21 02:34:11.150856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-21T05:34:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
title |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
spellingShingle |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos Ruwer, Magaly Língua inglesa : Leitura Língua inglesa : Ensino Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino Reading process ESP FL teaching Reading strategies |
title_short |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
title_full |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
title_fullStr |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
title_full_unstemmed |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
title_sort |
Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos |
author |
Ruwer, Magaly |
author_facet |
Ruwer, Magaly |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruwer, Magaly |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa : Leitura Língua inglesa : Ensino Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino |
topic |
Língua inglesa : Leitura Língua inglesa : Ensino Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino Reading process ESP FL teaching Reading strategies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading process ESP FL teaching Reading strategies |
description |
Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995). |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-20T02:35:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195961 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000400157 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195961 |
identifier_str_mv |
000400157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/2/000400157.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/1/000400157.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
775f33715ceb597ca8f8dd450d9c26fc 2ce36b33c9767ef37274200889b2ce55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065126170329088 |