Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Ruwer, Magaly
Orientador(a): Schlatter, Margarete
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
ESP
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/195961
Resumo: Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995).
id URGS_9f6e9fd1b704ba4a5c7c7d0e5c052550
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195961
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ruwer, MagalySchlatter, Margarete2019-06-20T02:35:09Z2001http://hdl.handle.net/10183/195961000400157Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995).This work focuses on the investigation of the reading strategies used by adult students with incipient English knowledge, in a context of English teaching as a foreign language (FL ), in English reading classes for Specific Purposes. It also investigates the students' development along the reading course. The reading process of the tive participants was studied with the use of qualitative methods. The data were collected through questionnaires and retrospective and simultaneous protocols. The results show that the use of previous knowledge and the recognition of cognates are the strategies most commonly used by the leamers to approach the text. The results show that the participants changed their procedures throughout the course revealing an increase in self-confidence acquired by their awareness of the reading process, base of their reading autonomy (Kleim~ 2000; Solé, 1998). This leads us to the importance of teaching reading strategies in class and the education of the teachers for this specific practice. The investigation also shows evidence on the participants' difficulties concerning vocabulary, which caused major comprehension problems. This result confirms the importance of the role of the lexicon in reading comprehension (Laufer, 1997) and the threshold levei hypothesis, which establishes that a beginning FL student should reach the minimum levei of linguistic skill to be able to read in the target language. (Scaramucci,1995).application/pdfporLíngua inglesa : LeituraLíngua inglesa : EnsinoLíngua inglesa (língua estrangeira) : EnsinoReading processESPFL teachingReading strategiesEstratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000400157.pdf.txt000400157.pdf.txtExtracted Texttext/plain268460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/2/000400157.pdf.txt775f33715ceb597ca8f8dd450d9c26fcMD52ORIGINAL000400157.pdfTexto completoapplication/pdf6705399http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/1/000400157.pdf2ce36b33c9767ef37274200889b2ce55MD5110183/1959612019-06-21 02:34:11.150856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-21T05:34:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
title Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
spellingShingle Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
Ruwer, Magaly
Língua inglesa : Leitura
Língua inglesa : Ensino
Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino
Reading process
ESP
FL teaching
Reading strategies
title_short Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
title_full Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
title_fullStr Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
title_full_unstemmed Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
title_sort Estratégias usadas por aprendizes iniciantes para desencadear o processo de leitura em inglês para fins específicos
author Ruwer, Magaly
author_facet Ruwer, Magaly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruwer, Magaly
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa : Leitura
Língua inglesa : Ensino
Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino
topic Língua inglesa : Leitura
Língua inglesa : Ensino
Língua inglesa (língua estrangeira) : Ensino
Reading process
ESP
FL teaching
Reading strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading process
ESP
FL teaching
Reading strategies
description Este trabalho visa investigar as estratégias de leitura usadas por alunos adultos, com conhecimento incipiente de Lingua Inglesa, num contexto de ensino de Inglês como Lingua Estrangeira (LE), em aulas de leitura de inglês para fins especificos, e verificar o progresso dos aprendizes ao longo do curso. Para compreender o processo de leitura dos cinco participantes, foi utilizada uma metodologia qualitativa, e os dados foram coletados atravs de questionrios e protocolos de retrospec9ao e simultneo. Após a realização do experimento, os dados apontaram o uso do conhecimento prévio e do reconhecimento de cognatos como as estratgias mais usadas para desencadear o processo de leitura na LE. Os dados também apontaram para urna tendência de mudança nos procedimentos dos participantes, com o aumento da sua confiança, conquistado pela consciencia de seu processo de leitura, base de sua autonomia leitora (Kleiman, 2000; Sol, 1998), o que remete a importância do ensino das estratégias em sala de aula e do preparo do professor para essa prática. A mostra evidenciou, também, as dificuldades dos participantes, relacionadas ao vocabulário, impedindo uma compreensão maior dos textos, confirmando a importncia do léxico para o processo de leitura (Laufer,1997) e a hipótese do nivel limiar, que prevê que o aprendiz em LE deve atingir o minimo de habilidade linguistica para ler na lingua alvo (Scaramucci,1995).
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-20T02:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195961
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000400157
url http://hdl.handle.net/10183/195961
identifier_str_mv 000400157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/2/000400157.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195961/1/000400157.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 775f33715ceb597ca8f8dd450d9c26fc
2ce36b33c9767ef37274200889b2ce55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065126170329088