A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nodari, Lala Catarina Lenzi
Orientador(a): Schäffer, Margareth
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/12179
Resumo: O conceito de desenvolvimento a partir da ótica da Epistemologia Genética de Jean Piaget é o tema central deste trabalho. Iniciamos o estudo pelo processo de constituição da pesquisa até chegar à definição do tema. O assunto é abordado ao longo de quatro capítulos, os quais constituem um conjunto de questões teóricas que objetivam responder às indagações relativas ao processo de evolução do conceito e suas possíveis modificações e implicações na área da educação. Nesse sentido, em primeiro lugar trabalhamos a concepção em estudo a partir de uma perspectiva cronológica, buscando remontar a história do processo de construção do conceito. No segundo capítulo a análise ocorre numa visão lógica, referindo-se a um tipo de organização em períodos, levada a efeito por diferentes autores, sobre a obra de Jean Piaget. A questão da lógica corresponde àquela adotada pelo pesquisador. No terceiro capítulo fazemos uma leitura articuladora entre as visões cronológica e lógica na busca de suas intersecções. No quarto capítulo, por fim, discutimos as questões relativas ao construtivismo, a partir do entendimento de diferentes autores, seus efeitos e implicações na educação. Concluímos que é necessário continuar investigando as relações entre construtivismo e Epistemologia Genética, na medida em que a compreensão sobre o processo de aprender articulase com a concepção de desenvolvimento. Para constituir novas bases pedagógicas precisamos de espírito de abertura para novas possibilidades de indagação.
id URGS_a0dae300ffa5e97a05c179532d114d44
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12179
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Nodari, Lala Catarina LenziSchäffer, Margareth2008-03-18T04:11:30Z2007http://hdl.handle.net/10183/12179000610452O conceito de desenvolvimento a partir da ótica da Epistemologia Genética de Jean Piaget é o tema central deste trabalho. Iniciamos o estudo pelo processo de constituição da pesquisa até chegar à definição do tema. O assunto é abordado ao longo de quatro capítulos, os quais constituem um conjunto de questões teóricas que objetivam responder às indagações relativas ao processo de evolução do conceito e suas possíveis modificações e implicações na área da educação. Nesse sentido, em primeiro lugar trabalhamos a concepção em estudo a partir de uma perspectiva cronológica, buscando remontar a história do processo de construção do conceito. No segundo capítulo a análise ocorre numa visão lógica, referindo-se a um tipo de organização em períodos, levada a efeito por diferentes autores, sobre a obra de Jean Piaget. A questão da lógica corresponde àquela adotada pelo pesquisador. No terceiro capítulo fazemos uma leitura articuladora entre as visões cronológica e lógica na busca de suas intersecções. No quarto capítulo, por fim, discutimos as questões relativas ao construtivismo, a partir do entendimento de diferentes autores, seus efeitos e implicações na educação. Concluímos que é necessário continuar investigando as relações entre construtivismo e Epistemologia Genética, na medida em que a compreensão sobre o processo de aprender articulase com a concepção de desenvolvimento. Para constituir novas bases pedagógicas precisamos de espírito de abertura para novas possibilidades de indagação.The concept of development in Jean Piaget’s Genetic Epistemology point of view is the main idea of this work. This study begins by the process of constitution of the research until the definition of the theme. The subject is approached across four chapters, the ones which constitute an assemble of theoretical queries that objectify to answer questions related to the process of evolution of the concept and possible modifications and implications in education. Therein, first the concept in question is worked from a chronological view, trying to go back in the history of the process of constitution of the concept. In the second chapter, the analysis occur in a logical view, by referring to a kind of periodical organization, accomplished by different authors, about Jean Piaget’s work. The logic issue corresponds to the one used by the researcher. In the third chapter, logical and chronological visions are articulated in search of their intersections. In the fourth chapter, at last, questions related to constructivism are discussed from the understanding of distinct authors, its effects and implications in Education. Is concluded that is necessary to keep searching the connection between constructivism and Genetic Epistemology, in step that comprehension about the learning process link up with the concept of knowledge. To establish new pedagogical foundations an open spirit is needed in order to investigate new possibilities.application/pdfporEpistemologia genéticaDesenvolvimento cognitivoConstrução do conhecimentoConstrutivismoPsicologia do desenvolvimentoGenetic epistemologyConcept of developmentConstructivismEducationA concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000610452.pdf000610452.pdfTexto completoapplication/pdf935847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/1/000610452.pdf3823af2bb8b6f12834c87ea2defcfa7cMD51TEXT000610452.pdf.txt000610452.pdf.txtExtracted Texttext/plain398043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/2/000610452.pdf.txt47c8430d3cc36bd3a0fa5609934b2c03MD52THUMBNAIL000610452.pdf.jpg000610452.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/3/000610452.pdf.jpg004e9afb4e68438fff4ead4a37f92ff4MD5310183/121792018-10-17 09:36:12.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:36:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
title A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
spellingShingle A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
Nodari, Lala Catarina Lenzi
Epistemologia genética
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
Construtivismo
Psicologia do desenvolvimento
Genetic epistemology
Concept of development
Constructivism
Education
title_short A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
title_full A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
title_fullStr A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
title_full_unstemmed A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
title_sort A concepção de desenvolvimento na epistemologia genética: processo de constituição e possibilidades na educação
author Nodari, Lala Catarina Lenzi
author_facet Nodari, Lala Catarina Lenzi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nodari, Lala Catarina Lenzi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schäffer, Margareth
contributor_str_mv Schäffer, Margareth
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
Construtivismo
Psicologia do desenvolvimento
topic Epistemologia genética
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
Construtivismo
Psicologia do desenvolvimento
Genetic epistemology
Concept of development
Constructivism
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Genetic epistemology
Concept of development
Constructivism
Education
description O conceito de desenvolvimento a partir da ótica da Epistemologia Genética de Jean Piaget é o tema central deste trabalho. Iniciamos o estudo pelo processo de constituição da pesquisa até chegar à definição do tema. O assunto é abordado ao longo de quatro capítulos, os quais constituem um conjunto de questões teóricas que objetivam responder às indagações relativas ao processo de evolução do conceito e suas possíveis modificações e implicações na área da educação. Nesse sentido, em primeiro lugar trabalhamos a concepção em estudo a partir de uma perspectiva cronológica, buscando remontar a história do processo de construção do conceito. No segundo capítulo a análise ocorre numa visão lógica, referindo-se a um tipo de organização em períodos, levada a efeito por diferentes autores, sobre a obra de Jean Piaget. A questão da lógica corresponde àquela adotada pelo pesquisador. No terceiro capítulo fazemos uma leitura articuladora entre as visões cronológica e lógica na busca de suas intersecções. No quarto capítulo, por fim, discutimos as questões relativas ao construtivismo, a partir do entendimento de diferentes autores, seus efeitos e implicações na educação. Concluímos que é necessário continuar investigando as relações entre construtivismo e Epistemologia Genética, na medida em que a compreensão sobre o processo de aprender articulase com a concepção de desenvolvimento. Para constituir novas bases pedagógicas precisamos de espírito de abertura para novas possibilidades de indagação.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-18T04:11:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12179
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000610452
url http://hdl.handle.net/10183/12179
identifier_str_mv 000610452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/1/000610452.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/2/000610452.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12179/3/000610452.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3823af2bb8b6f12834c87ea2defcfa7c
47c8430d3cc36bd3a0fa5609934b2c03
004e9afb4e68438fff4ead4a37f92ff4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064906585931776