Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Viapiana, Ezequiel Carvalho
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/171276
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os indíícios do desenvolvimento profissional na atuaçaão de uma professora de muísica iniciante por meio dos gestos profissionais. Como objetivos especííficos, buscou: identificar e caracterizar os gestos profissionais na atuaçaão da professora de muísica iniciante; e compreender o processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício (sentidos) em gestos profissionais (elementos) singulares e contextuais na atuaçaão da professora de muísica iniciante. Para alcançar esses objetivos, foi adotado como referencial teoírico o conceito de funçaão e profissionalidade docente de Maria do Ceíu Roldaão, que defende a funçaão de ensinar como elemento fundante da profissionalidade, e o modelo de atuaçaão profissional de Anne Jorro, que apresenta os gestos do trabalho ou ofíício, como caracterizadores socialmente construíídos da profissaão docente, e os gestos profissionais, como um alargamento dos gestos do trabalho ou ofíício para uma perspectiva particular e contextual. Por meio desses conceitos, foi desenvolvido um estudo de caso instrumental, com observaçaão e gravaçaão audiovisual de sete aulas de Paloma, a professora escolhida para participar da pesquisa, e oito entrevistas de estimulaçaão de recordaçaão. Os dados coletados passaram por procedimentos de transcriçaão, codificaçaão, categorizaçaão e interpretaçaão, para, entaão, serem explicitados os indíícios de desenvolvimento profissional de Paloma. Como resultado, saão explicitadas as dimensoães (açoães) transformadoras da atuaçaão de Paloma, passando de um sentido para um elemento de atuaçaão, sendo os gestos profissionais expressos por meio dos gestos da linguagem, da encenaçaão do conhecimento, do ajuste na açaão e da eítica. O processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício em gestos profissionais se daí a partir da experieência adquirida pela professora no contexto de atuaçaão e eí impulsionado pela realizaçaão de treês açoães: flexibilizaçaão de pressupostos anteriores, viveência no ambiente de trabalho e reflexaão sobre a praítica. A conclusaão propoãe o entendimento do desenvolvimento profissional como o processo de aprender a ensinar com duas perspectivas em relaçaão aà atuaçaão docente em sala de aula: a perspectiva interna, que foi descrita como constataçaão desta pesquisa, e a perspectiva externa, que diz respeito a polííticas puíblicas educacionais e aàs condiçoães de trabalho a elas relacionadas.
id URGS_a244bb33d4dacc03f184b8bbed0805b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171276
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Viapiana, Ezequiel CarvalhoDel Ben, Luciana Marta2017-12-15T02:25:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/171276001054851Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os indíícios do desenvolvimento profissional na atuaçaão de uma professora de muísica iniciante por meio dos gestos profissionais. Como objetivos especííficos, buscou: identificar e caracterizar os gestos profissionais na atuaçaão da professora de muísica iniciante; e compreender o processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício (sentidos) em gestos profissionais (elementos) singulares e contextuais na atuaçaão da professora de muísica iniciante. Para alcançar esses objetivos, foi adotado como referencial teoírico o conceito de funçaão e profissionalidade docente de Maria do Ceíu Roldaão, que defende a funçaão de ensinar como elemento fundante da profissionalidade, e o modelo de atuaçaão profissional de Anne Jorro, que apresenta os gestos do trabalho ou ofíício, como caracterizadores socialmente construíídos da profissaão docente, e os gestos profissionais, como um alargamento dos gestos do trabalho ou ofíício para uma perspectiva particular e contextual. Por meio desses conceitos, foi desenvolvido um estudo de caso instrumental, com observaçaão e gravaçaão audiovisual de sete aulas de Paloma, a professora escolhida para participar da pesquisa, e oito entrevistas de estimulaçaão de recordaçaão. Os dados coletados passaram por procedimentos de transcriçaão, codificaçaão, categorizaçaão e interpretaçaão, para, entaão, serem explicitados os indíícios de desenvolvimento profissional de Paloma. Como resultado, saão explicitadas as dimensoães (açoães) transformadoras da atuaçaão de Paloma, passando de um sentido para um elemento de atuaçaão, sendo os gestos profissionais expressos por meio dos gestos da linguagem, da encenaçaão do conhecimento, do ajuste na açaão e da eítica. O processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício em gestos profissionais se daí a partir da experieência adquirida pela professora no contexto de atuaçaão e eí impulsionado pela realizaçaão de treês açoães: flexibilizaçaão de pressupostos anteriores, viveência no ambiente de trabalho e reflexaão sobre a praítica. A conclusaão propoãe o entendimento do desenvolvimento profissional como o processo de aprender a ensinar com duas perspectivas em relaçaão aà atuaçaão docente em sala de aula: a perspectiva interna, que foi descrita como constataçaão desta pesquisa, e a perspectiva externa, que diz respeito a polííticas puíblicas educacionais e aàs condiçoães de trabalho a elas relacionadas.This MA dissertation aimed at to investigate signs of the professional development in the performance of a beginning music teacher through her professional gestures. More specifically, it aimed at to identify and to characterize the professional gestures in the performance of the beginning music teacher; and to understand how the gestures of work or métier (senses) are transformed into singular and contextual professional gestures (elements) in the performance of the beginning music teacher. The theoretical framework was constituted by the concept of function and teaching professionality, by Maria do Ceíu Roldaão, who claims teaching function is a founding element of professionality, and by the model of professional performance, by Anne Jorro, who presents the gestures of the work or métier, as socially constructed characterizers of the teaching profession, and professional gestures, as an extension of work or métier gestures to a particular and contextual perspective. An instrumental case study was carried out, with data being collected through observation and audiovisual recording of seven classes of Paloma, the music teacher that engaged in the research, and eight recall stimulation interviews. Data collected underwent procedures of transcription, codification, categorization and interpretation, so that the signs of professional development of Paloma could be explained. Results make explicit the transformative dimensions (actions) of Paloma's performance, moving from a meaning to a performance element, being the professional gestures expressed through the gestures of language, the gestures of staging the knowledge, the gestures of adjustment in action and the gestures of ethics. The process of transforming gestures of work or métier into professional gestures is based on the experience acquired by the teacher in the context of her work and is driven by three actions: flexibilization of previous assumptions, living in the work environment and reflection on her practice. The conclusion proposes the understanding of the professional development as the process of learning to teach with two perspectives related to the teaching performance in the classroom: the internal perspective, which was described through the findings of this research, and the external perspective, which concerns educational policies and teachers´ working conditions related to these policies.application/pdfporEducação musicalDesenvolvimento profissionalFormação de professores : MúsicaProfessor de músicaTeachers´ professional developmentMusic teachers´ educationLearning to teach musicIndícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054851.pdf001054851.pdfTexto completoapplication/pdf1311683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/1/001054851.pdfa20ac99a2fe8d70826398d7c4d5e04c2MD51TEXT001054851.pdf.txt001054851.pdf.txtExtracted Texttext/plain264008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/2/001054851.pdf.txt9728049727594814db496985436eab52MD52THUMBNAIL001054851.pdf.jpg001054851.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/3/001054851.pdf.jpga95aa95339d6a578e153965ab7072cdcMD5310183/1712762018-10-09 09:14:44.218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:14:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
title Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
spellingShingle Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
Viapiana, Ezequiel Carvalho
Educação musical
Desenvolvimento profissional
Formação de professores : Música
Professor de música
Teachers´ professional development
Music teachers´ education
Learning to teach music
title_short Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
title_full Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
title_fullStr Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
title_full_unstemmed Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
title_sort Indícios do desenvolvimento profissional de uma professora de música iniciante : um estudo sobre os gestos profissionais
author Viapiana, Ezequiel Carvalho
author_facet Viapiana, Ezequiel Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viapiana, Ezequiel Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Desenvolvimento profissional
Formação de professores : Música
Professor de música
topic Educação musical
Desenvolvimento profissional
Formação de professores : Música
Professor de música
Teachers´ professional development
Music teachers´ education
Learning to teach music
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers´ professional development
Music teachers´ education
Learning to teach music
description Esta dissertação teve como objetivo geral investigar os indíícios do desenvolvimento profissional na atuaçaão de uma professora de muísica iniciante por meio dos gestos profissionais. Como objetivos especííficos, buscou: identificar e caracterizar os gestos profissionais na atuaçaão da professora de muísica iniciante; e compreender o processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício (sentidos) em gestos profissionais (elementos) singulares e contextuais na atuaçaão da professora de muísica iniciante. Para alcançar esses objetivos, foi adotado como referencial teoírico o conceito de funçaão e profissionalidade docente de Maria do Ceíu Roldaão, que defende a funçaão de ensinar como elemento fundante da profissionalidade, e o modelo de atuaçaão profissional de Anne Jorro, que apresenta os gestos do trabalho ou ofíício, como caracterizadores socialmente construíídos da profissaão docente, e os gestos profissionais, como um alargamento dos gestos do trabalho ou ofíício para uma perspectiva particular e contextual. Por meio desses conceitos, foi desenvolvido um estudo de caso instrumental, com observaçaão e gravaçaão audiovisual de sete aulas de Paloma, a professora escolhida para participar da pesquisa, e oito entrevistas de estimulaçaão de recordaçaão. Os dados coletados passaram por procedimentos de transcriçaão, codificaçaão, categorizaçaão e interpretaçaão, para, entaão, serem explicitados os indíícios de desenvolvimento profissional de Paloma. Como resultado, saão explicitadas as dimensoães (açoães) transformadoras da atuaçaão de Paloma, passando de um sentido para um elemento de atuaçaão, sendo os gestos profissionais expressos por meio dos gestos da linguagem, da encenaçaão do conhecimento, do ajuste na açaão e da eítica. O processo de transformaçaão dos gestos do trabalho ou ofíício em gestos profissionais se daí a partir da experieência adquirida pela professora no contexto de atuaçaão e eí impulsionado pela realizaçaão de treês açoães: flexibilizaçaão de pressupostos anteriores, viveência no ambiente de trabalho e reflexaão sobre a praítica. A conclusaão propoãe o entendimento do desenvolvimento profissional como o processo de aprender a ensinar com duas perspectivas em relaçaão aà atuaçaão docente em sala de aula: a perspectiva interna, que foi descrita como constataçaão desta pesquisa, e a perspectiva externa, que diz respeito a polííticas puíblicas educacionais e aàs condiçoães de trabalho a elas relacionadas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-15T02:25:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171276
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054851
url http://hdl.handle.net/10183/171276
identifier_str_mv 001054851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/1/001054851.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/2/001054851.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171276/3/001054851.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a20ac99a2fe8d70826398d7c4d5e04c2
9728049727594814db496985436eab52
a95aa95339d6a578e153965ab7072cdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065092547739648