Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Kappke, Nathalie de Souza
Orientador(a): Maggio, Sandra Sirangelo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/248081
Resumo: O presente trabalho traz uma análise das obras Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott e A Amiga Genial (2015) e História do Novo Sobrenome (2016) – os romances iniciais da Série Napolitana de Elena Ferrante – enquanto Künstlerromane, ou seja, romances de artista. Para tanto, serão comparadas as trajetórias das personagens femininas Jo, em Mulherzinhas, e Lila e Lenù, nos dois primeiros livros da série, a partir de conceitualizações apresentadas por Lago (2017) – mais especificamente com respeito ao Künstlerroman Feminino – acrescidas de contribuições de Langston (2004), Muiño (2017) e Baerdemaeker (2011). O ponto de encontro entre as obras é o fato de as protagonistas da Série Napolitana, de Ferrante, se encantarem com o mundo das letras após a leitura de Mulherzinhas, de Alcott, quando passam a sonhar com o dia em que se tornarão escritoras. Explorando os caminhos de autodescoberta que as três personagens perpassam, na posição de jovens/meninas que desejam se tornar escritoras, examinaremos também questões referentes à escrita e autoria feminina. O objetivo da pesquisa é investigar a construção das obras escolhidas enquanto romances de artista femininos, atentando para os contextos históricos conflituosos nos quais se desenrolam as histórias: em Mulherzinhas, a Guerra Civil Americana; e nos livros de Ferrante, a Itália do Pós-guerra, nas décadas de 50 e 60. Enfim, este trabalho se destina a investigar a representação da mulher artista na literatura de Alcott e Ferrante, visando contribuir para os estudos do gênero Künstlerroman.
id URGS_a2f46adea03ae2884e20d4619d74bb0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248081
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Kappke, Nathalie de SouzaMaggio, Sandra Sirangelo2022-08-27T05:07:39Z2022http://hdl.handle.net/10183/248081001147670O presente trabalho traz uma análise das obras Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott e A Amiga Genial (2015) e História do Novo Sobrenome (2016) – os romances iniciais da Série Napolitana de Elena Ferrante – enquanto Künstlerromane, ou seja, romances de artista. Para tanto, serão comparadas as trajetórias das personagens femininas Jo, em Mulherzinhas, e Lila e Lenù, nos dois primeiros livros da série, a partir de conceitualizações apresentadas por Lago (2017) – mais especificamente com respeito ao Künstlerroman Feminino – acrescidas de contribuições de Langston (2004), Muiño (2017) e Baerdemaeker (2011). O ponto de encontro entre as obras é o fato de as protagonistas da Série Napolitana, de Ferrante, se encantarem com o mundo das letras após a leitura de Mulherzinhas, de Alcott, quando passam a sonhar com o dia em que se tornarão escritoras. Explorando os caminhos de autodescoberta que as três personagens perpassam, na posição de jovens/meninas que desejam se tornar escritoras, examinaremos também questões referentes à escrita e autoria feminina. O objetivo da pesquisa é investigar a construção das obras escolhidas enquanto romances de artista femininos, atentando para os contextos históricos conflituosos nos quais se desenrolam as histórias: em Mulherzinhas, a Guerra Civil Americana; e nos livros de Ferrante, a Itália do Pós-guerra, nas décadas de 50 e 60. Enfim, este trabalho se destina a investigar a representação da mulher artista na literatura de Alcott e Ferrante, visando contribuir para os estudos do gênero Künstlerroman.The present work purposes an analysis of Louisa May Alcott’s Little Women (1868) and My Brilliant Friend (2012) and The Story of a New Name (2013) – the first and second novels of the Neapolitan Series, by Elena Ferrante – as Künstlerromane, in other words, artist novels. In order to do so, the trajectories of the female characters will be contrasted (Jo, in Little Women, and Lila and Lenù, in the two first volumes of Neapolitan series) with the contributions of Lago (2019), concerning the concept of Künstlerroman, Muiño (2017) and Baerdemaeker’s (2011) regarding the Female Künstlerroman. There is an interesting link between the works: the protagonists of Ferrante’s Neapolitan series feel amused with the world of writing after they read Little Women, from then on they dream of the day they will become writers. Through exploring the characters’ path of self-discovery, as young girls who pursue the goal of becoming writers, questions related to writing and female authorship are also taken into account. This research aims to investigate the constitution of the chosen works, as novels which portray the women artists, also observing details such as the conflictual historical context, in which the stories occur: American Civil War in Little Women and Post-War Italy in Ferrante’s books (especially the 50’s and 60’s). Finally, this work targets at discussing the representation of the woman artist in the literature made by Alcott and Ferrante, aiming at contributing for studies of Künstlerroman as a genre.application/pdfengAlcott, Louisa May, 1832-1888Ferrante, ElenaLiteratura norte-americanaLiteratura italianaRomanceMulheres na literaturaAutoriaLiteraturaAmerican LiteratureItalian LiteratureFemale AuthorshipArtist NovelLittle women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan seriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147670.pdf.txt001147670.pdf.txtExtracted Texttext/plain172114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248081/2/001147670.pdf.txt94fd62d3673e867f3e303d2a8f7cec98MD52ORIGINAL001147670.pdfTexto completo (inglês)application/pdf548063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248081/1/001147670.pdf04a37d904a495f474e576b667b123ec0MD5110183/2480812022-08-28 04:46:15.657304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-28T07:46:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
title Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
spellingShingle Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
Kappke, Nathalie de Souza
Alcott, Louisa May, 1832-1888
Ferrante, Elena
Literatura norte-americana
Literatura italiana
Romance
Mulheres na literatura
Autoria
Literatura
American Literature
Italian Literature
Female Authorship
Artist Novel
title_short Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
title_full Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
title_fullStr Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
title_full_unstemmed Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
title_sort Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series
author Kappke, Nathalie de Souza
author_facet Kappke, Nathalie de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kappke, Nathalie de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
contributor_str_mv Maggio, Sandra Sirangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Alcott, Louisa May, 1832-1888
Ferrante, Elena
Literatura norte-americana
Literatura italiana
Romance
Mulheres na literatura
Autoria
Literatura
topic Alcott, Louisa May, 1832-1888
Ferrante, Elena
Literatura norte-americana
Literatura italiana
Romance
Mulheres na literatura
Autoria
Literatura
American Literature
Italian Literature
Female Authorship
Artist Novel
dc.subject.eng.fl_str_mv American Literature
Italian Literature
Female Authorship
Artist Novel
description O presente trabalho traz uma análise das obras Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott e A Amiga Genial (2015) e História do Novo Sobrenome (2016) – os romances iniciais da Série Napolitana de Elena Ferrante – enquanto Künstlerromane, ou seja, romances de artista. Para tanto, serão comparadas as trajetórias das personagens femininas Jo, em Mulherzinhas, e Lila e Lenù, nos dois primeiros livros da série, a partir de conceitualizações apresentadas por Lago (2017) – mais especificamente com respeito ao Künstlerroman Feminino – acrescidas de contribuições de Langston (2004), Muiño (2017) e Baerdemaeker (2011). O ponto de encontro entre as obras é o fato de as protagonistas da Série Napolitana, de Ferrante, se encantarem com o mundo das letras após a leitura de Mulherzinhas, de Alcott, quando passam a sonhar com o dia em que se tornarão escritoras. Explorando os caminhos de autodescoberta que as três personagens perpassam, na posição de jovens/meninas que desejam se tornar escritoras, examinaremos também questões referentes à escrita e autoria feminina. O objetivo da pesquisa é investigar a construção das obras escolhidas enquanto romances de artista femininos, atentando para os contextos históricos conflituosos nos quais se desenrolam as histórias: em Mulherzinhas, a Guerra Civil Americana; e nos livros de Ferrante, a Itália do Pós-guerra, nas décadas de 50 e 60. Enfim, este trabalho se destina a investigar a representação da mulher artista na literatura de Alcott e Ferrante, visando contribuir para os estudos do gênero Künstlerroman.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-27T05:07:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248081
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147670
url http://hdl.handle.net/10183/248081
identifier_str_mv 001147670
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248081/2/001147670.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248081/1/001147670.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94fd62d3673e867f3e303d2a8f7cec98
04a37d904a495f474e576b667b123ec0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065191771340800