Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/126454 |
Resumo: | Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais. |
id |
URGS_b16d8f372ae39f4949989877491c7677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126454 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bins, Gabriela NobreMolina Neto, Vicente2015-09-11T02:31:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/126454000972592Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais.This study analyzes how Porto Alegre municipal schools deal with ethnic/ racial issues in physical education. Through an initial questionnaire answered by the physical education teachers of the municipal schools and an ethnographic case study, the study seeks to identify the possibilities and limits to tackle ethnic and racial issues in physical education in the Porto Alegre municipal schools. The research aimed at identifying and understanding how physical education teachers of the schools in Porto Alegre address the ethnic and racial issues in their classes and what municipal, state and/or federal political-pedagogical devices interfere with their work. First it presents an overview of approaches to ethnic/racial issues in physical education classes in Porto Alegre municipal schools by establishing a profile of the teachers and their familiarity with the subject. Then the ethnographic case study describes the practice of a teacher who uses a teaching methodology based on African Brazilian civilizing values as an opportunity to work with ethnic/racial issues.application/pdfporEducação física escolarEtnografiaPrática pedagógicaPhysical educationEthnic/racial issuesSchoolAfrican brazilian civilizing valuesMojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972592.pdf000972592.pdfTexto completoapplication/pdf3563470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/1/000972592.pdf4b867fa073a56f1212cf36188a4f6b01MD51TEXT000972592.pdf.txt000972592.pdf.txtExtracted Texttext/plain370717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/2/000972592.pdf.txtdebb80951ee9a16fcf55113ebe0af1d4MD52THUMBNAIL000972592.pdf.jpg000972592.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/3/000972592.pdf.jpg364eaf5a2cb84c157cab2fb643263581MD5310183/1264542018-10-22 09:23:54.505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
spellingShingle |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre Bins, Gabriela Nobre Educação física escolar Etnografia Prática pedagógica Physical education Ethnic/racial issues School African brazilian civilizing values |
title_short |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_full |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_fullStr |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
title_sort |
Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre |
author |
Bins, Gabriela Nobre |
author_facet |
Bins, Gabriela Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bins, Gabriela Nobre |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Etnografia Prática pedagógica |
topic |
Educação física escolar Etnografia Prática pedagógica Physical education Ethnic/racial issues School African brazilian civilizing values |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Ethnic/racial issues School African brazilian civilizing values |
description |
Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-09-11T02:31:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/126454 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972592 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/126454 |
identifier_str_mv |
000972592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/1/000972592.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/2/000972592.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/3/000972592.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4b867fa073a56f1212cf36188a4f6b01 debb80951ee9a16fcf55113ebe0af1d4 364eaf5a2cb84c157cab2fb643263581 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065036969017344 |