Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Bins, Gabriela Nobre
Orientador(a): Molina Neto, Vicente
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/126454
Resumo: Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais.
id URGS_b16d8f372ae39f4949989877491c7677
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126454
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Bins, Gabriela NobreMolina Neto, Vicente2015-09-11T02:31:56Z2014http://hdl.handle.net/10183/126454000972592Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais.This study analyzes how Porto Alegre municipal schools deal with ethnic/ racial issues in physical education. Through an initial questionnaire answered by the physical education teachers of the municipal schools and an ethnographic case study, the study seeks to identify the possibilities and limits to tackle ethnic and racial issues in physical education in the Porto Alegre municipal schools. The research aimed at identifying and understanding how physical education teachers of the schools in Porto Alegre address the ethnic and racial issues in their classes and what municipal, state and/or federal political-pedagogical devices interfere with their work. First it presents an overview of approaches to ethnic/racial issues in physical education classes in Porto Alegre municipal schools by establishing a profile of the teachers and their familiarity with the subject. Then the ethnographic case study describes the practice of a teacher who uses a teaching methodology based on African Brazilian civilizing values as an opportunity to work with ethnic/racial issues.application/pdfporEducação física escolarEtnografiaPrática pedagógicaPhysical educationEthnic/racial issuesSchoolAfrican brazilian civilizing valuesMojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972592.pdf000972592.pdfTexto completoapplication/pdf3563470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/1/000972592.pdf4b867fa073a56f1212cf36188a4f6b01MD51TEXT000972592.pdf.txt000972592.pdf.txtExtracted Texttext/plain370717http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/2/000972592.pdf.txtdebb80951ee9a16fcf55113ebe0af1d4MD52THUMBNAIL000972592.pdf.jpg000972592.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/3/000972592.pdf.jpg364eaf5a2cb84c157cab2fb643263581MD5310183/1264542018-10-22 09:23:54.505oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:23:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
spellingShingle Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
Bins, Gabriela Nobre
Educação física escolar
Etnografia
Prática pedagógica
Physical education
Ethnic/racial issues
School
African brazilian civilizing values
title_short Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_fullStr Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_full_unstemmed Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
title_sort Mojuodara : a educação física e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino de Porto Alegre
author Bins, Gabriela Nobre
author_facet Bins, Gabriela Nobre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bins, Gabriela Nobre
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Etnografia
Prática pedagógica
topic Educação física escolar
Etnografia
Prática pedagógica
Physical education
Ethnic/racial issues
School
African brazilian civilizing values
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Ethnic/racial issues
School
African brazilian civilizing values
description Esta dissertação analisa o trato com as questões étnico-raciais na Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Através de um questionário inicial com os professores de Educação Física da rede e de um estudo de caso etnográfico, a pesquisa procura identificar as possibilidades e os limites para o desenvolvimento do trabalho com as questões étnico-raciais na Educação Física da RME de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos identificar e compreender como os professores de Educação Física das escolas municipais de Porto Alegre abordam as questões étnico-raciais em suas aulas e quais dispositivos político-pedagógicos municipais, estaduais e federais interferem nessa abordagem. Primeiramente, apresenta um panorama do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física da rede, traçando um perfil dos professores e sua familiaridade com o assunto. Em seguida, no estudo de caso etnográfico, descreve a prática de um professor que usa os valores civilizatórios afro-brasileiros como metodologia de trabalho pedagógico como uma possibilidade de trabalho com as questões étnico-raciais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-09-11T02:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/126454
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972592
url http://hdl.handle.net/10183/126454
identifier_str_mv 000972592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/1/000972592.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/2/000972592.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126454/3/000972592.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b867fa073a56f1212cf36188a4f6b01
debb80951ee9a16fcf55113ebe0af1d4
364eaf5a2cb84c157cab2fb643263581
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065036969017344