A busca da unidade em vivências com a natureza
Ano de defesa: | 2003 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/2506 |
Resumo: | Esta dissertação parte da unidade como categoria teórica. São utilizados para este estudo a filosofia da física (CAPRA, WILBER, HAWKING ); a teoria do imaginário (DURAND, BACHELARD ) e a biologia do conhecimento ( MATURANA ). O método de trabalho é fenomenológico hermenêutico e através do conceito de vivência ( DILTHEY apud AMARAL ) prioriza a experiência direta com o mundo. Na relação indissociável entre teoria e método assume-se o sentido de unidade com o meio onde estamos inseridos, num processo de interdependência. O trabalho proposto constitui-se de vivências na natureza, através de rituais da cultura indígena, desenvolvidos com alunos de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é que a criança tome consciência da unidade, como forma de “ser” humano ou de simplesmente ser, de maneira que a criança perceba a importância dos seus atos para o cosmos. Finalizo o trabalho com uma abertura para uma filosofia de vida que registra a importância de como educadores tentarmos resgatar valores que a cultura tecnológica e urbana enfraqueceram. |
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Cramer, Silvia RobertaSilva, Dinorá Fraga da2007-06-06T17:22:26Z2003http://hdl.handle.net/10183/2506000370813Esta dissertação parte da unidade como categoria teórica. São utilizados para este estudo a filosofia da física (CAPRA, WILBER, HAWKING ); a teoria do imaginário (DURAND, BACHELARD ) e a biologia do conhecimento ( MATURANA ). O método de trabalho é fenomenológico hermenêutico e através do conceito de vivência ( DILTHEY apud AMARAL ) prioriza a experiência direta com o mundo. Na relação indissociável entre teoria e método assume-se o sentido de unidade com o meio onde estamos inseridos, num processo de interdependência. O trabalho proposto constitui-se de vivências na natureza, através de rituais da cultura indígena, desenvolvidos com alunos de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é que a criança tome consciência da unidade, como forma de “ser” humano ou de simplesmente ser, de maneira que a criança perceba a importância dos seus atos para o cosmos. Finalizo o trabalho com uma abertura para uma filosofia de vida que registra a importância de como educadores tentarmos resgatar valores que a cultura tecnológica e urbana enfraqueceram.application/pdfporUnidadeFilosofiaBiologia do conhecimentoImaginárioAlunoEnsino fundamentalSéries iniciaisVivênciaNaturezaIntegraçãoA busca da unidade em vivências com a naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000370813.pdf000370813.pdfTexto completoapplication/pdf1108511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2506/1/000370813.pdf068d84d0eab85e98a4b8dfde2d1ab60fMD51TEXT000370813.pdf.txt000370813.pdf.txtExtracted Texttext/plain126510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2506/2/000370813.pdf.txt422fd9ea6ff5264b285a7650eb3238a9MD52THUMBNAIL000370813.pdf.jpg000370813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2506/3/000370813.pdf.jpgd8a4ff7e6728fe5420b01c09ee8da8d4MD5310183/25062023-03-15 03:22:15.860599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-15T06:22:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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